PALESTRA MONGE GOKUL CHANDRA DAS NA TVPAX – MARÇO2015

All Comments

  • O novo testamento tem menos de 2000 anos. Mas a bíblia é composta por antigo e novo testamento;

    @TONIALVES2716 14 de dezembro de 2024 12:44 Responder
  • Hare Krsna Carlos
    A sua dúvida é muito comum e vem sendo colocada diante de mim por várias pessoas, por onde palestro. A divisão da sociedade em castas não pode ser confundida com a deturpação política causada por um sistema político corrompido.
    Os Vedas são uma literatura revelada pelo Senhor Supremo Krsna e portanto, não pode conter erros. Erros são para os seres humanos e animais. Deus está sempre livre de erros. Portanto, o que Deus explica e recomenda, nem sempre é compreendido adequadamente pelos seres humanos. Desigualdade social e opressão, não correspondem aos planos Divinos e nem mesmo são considerados naturais. No entanto, a questão cármica existe também. Cada um tem aquilo que merece. Isso é uma lei justa comum a todos, mas não significa que a divisão de castas descrita nos Vedas, seja a causa de toda a injustiça. As castas são apenas uma definição social baseada na qualificação de cada pessoa. Mesmo que sem utilizar-se dos mesmos nomes, todas as outras culturas e sociedades também manifestam os mesmos tipos de pessoas e qualificações, e nem por isso tem menos problemas do que a sociedade Indiana. Aqui, faço então uma distinção entre sociedade Védica e sociedade Indiana.
    India é um país nesse mundo material e tem defeitos como qualquer outro. Hoje em dia, o que resta da cultura védica aplicada é muito pouco.
    A fome e a pobreza na India não são consequência das castas védicas, mas sim da exploração britânica e muçulmana que destruiu a economia e colocou o povo na miséria.
    Anteriormente, na época do império védico, esse quadro de miséria não existia.
    O sistema de castas, na verdade, tende a proteger a sociedade, fazendo com que as pessoas sejam colocadas em diferentes funções na sociedade, de acordo com a qualificação real delas e não apenas por um favorecimento político, como acontece no resto do mundo. Criticar o sistema de castas védico é propagar a campanha inglesa de difamação e tentativa de destruição da belíssima sociedade védica, que tanto contribuiu e contribui para o avanço espiritual e tecnologico da humanidade. Porém, hoje o que vemos no mundo, e na india também, são pessoas desqualificadas tentando exercer funções além de suas capacidades espirituais e práticas. Exemplo: os presidentes das nações e alguns sacerdotes católicos. Vendo o comportamento corrupto deles, comprovamos facilmente que não deveríam ocupar tais cargos.
    Mas se o sistema de castas védico fosse cumprido na sua integridade, isso jamais aconteceria. No império védico, só se tornava um rei ou sacerdote quem tinha o caráter impecável. Você, assim como muitas pessoas, criticam o sistema de castas, contextualizando-o na modernidade, mas se observarem o passado glorioso em que ele funcionava, perceberão que é um excelente sistema de harmonia social. Não posso escrever muito aqui nesse momento, mas caso queira saber mais, escreva para meu e-mail premadhana108@gmail.com, e terei imensa boa vontade de te explicar isso e muito mais.
    Saudações Hare Krsna!

    @swamimahavir4479 14 de dezembro de 2024 12:44 Responder
  • Ola, gostaria de perguntar algo, se os Vedas são uma escritura tão sagrada e elevada por que permite a divisão da sociedade hindu em castas? onde justamente os sacerdotes e mestres religiosos ocupam lugar de destaque, e por outro lado os dalit os "intocáveis"  são tratados como sub-humanos. 300 milhões de pessoas são privadas de seus direitos básicos, pela simples justificativa que esse é seu karma e "desejo de deus".

    @JOTACARLOS30 14 de dezembro de 2024 12:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.