Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Cérebro 👌💥
Grande Marilena 👏👏👏 é muito gratificante escutar uma fonte de sabedoria falando de uma forma brilhante, tão segura. Uma temática tão pertinente que nos precede de forma vela a ser referida nos nossos dias atuais. Gratidão.
Excelente observação: nossa geração tem em suas mãos (ou está nas mãos) de um poder que todas as gerações passadas atribuía aos deuses. Isto é, a capacidade de uma não completa sujeição ao tempo e ao espaço. E o que diríamos em tempos de IA? Um passo largo rumo ao nosso desejo de alcançar a oniciência. Superpoderosos, porém cada vez mais imaturos.
vendo depois de tantos anos. ela é uma fonte absurda. que pena que do que eu tenho aqui pra ouvir o som está gravado baixo, ao que me parece.
Interessante levar em conta a explicação do tempo, dos idealismos e como na matemática a explicação da parte real e imaginária dos números complexos
amo as reflexões da autora Chauí, entretanto ela poderia ficar a vontade para falar e não somente ler os textos, nunca vi ela falar por si, mas guiada por um texto produzido anteriormente
Boa noite a todas, todes e todos gosto de zelar pela identidade onde o ambiente eletrônico vêm libertando o sujeito negro em um processo contínuo de expropriação ou "Marginalização". A marginalização é construção da identidade a partir da idade que no modelo atual da educação conteudista, Monopólizada, de linha de montagem com o viés de inclusão que apenas cria a espectativa porém não haje para formar na intermediário formativo dando ou melhor promovendo o conforto doméstico pois já temos a televisão e todos os consumos que são combatidos através da desvalorização do trabalho e do próprio aprimorando. Falamos de pessoas que apenas trabalham e não têm qualidade de vida para valorizar a percepção que "estudar é trabalho". Pesquisar é modificar a grade e atribuindo "a ciência social", realidade do cotidiano da qual a literatura Afrofeminina é capaz de fazer projetando economicamente o social não só econômico e social mais como "massa marginal, exército Industrial de reserva analfabetos constituídos e privados de assistência (José Nun, 1978 citado em Lélia Gonzáles, 1979). Os retrocessos econômicos, sociais e assistenciais são construtores da violência do Estado na figura de seus entes: Município, Estado e Governos Federal onde o congresso absorver após o impeachment da Dilma Rousseff, o constrangimento geral da nação com a volta da escravidão por meio do trabalho "intermitente" segundo Michel temer e não como uma abundância de sentidos do qual Lélia González, vocifera no 8°Encontro Internacional de Estudantes. A formação social para a democracia precisa de investimento na valorização da concepção em virtude da luz em cada especificidade. O virtual ganha proporções de tempo e espaço pois o Estado sempre expropriou as pessoas gerando a violência do violado.
A educação passando pela uberização.
X
👏👏👏👏😍
Teremos um neosujeito e essa nova sociedade terá que se reinventar.
Mas Professora, Obama conduziu mais golpes de estado e mais genocídios até do que Bush Jr., sem falar no Patriot Act. Mandela sim, mas Obama não!!!
❤
E o ódio desta fiosofa pela classe media,,,,?
Pensar…que beleza…e ação vem depois de desvelar..❤
Tecnologia uma "faca"hoje de dois gumes bem e mal.
Filosofia na educação serve para formar militantes esquerdistas/comunistas. Deixar os países pobres a comer ratos. Os ditadores engordam e comem e vivem do melhor que há , a custo do suor e sangue dos escravizados. Isto aprendi com a professora Maria Helena Chauí. Estudei para os concursos , para responder as questões da prova. Na vida jamais caí neste conto do vigário. Eu era classe média, quem trabalha e sustenta os de baixo e os ditadores. Com este comunismo já sou classe pobre. Eu detesto a senhora.
É surpreendente notar que o dito em 2017 se encaixa perfeitamente com o cenário atual (2023). O "pensar" está se tornando cada vez mais extinto e chega até a ser um diferencial.
Sim Marilena, vivemos uma transição antropológica
Prezados,
Passando pra solicitar os dados técnicos da exibição original deste programa para fins de pesquisa acadêmica. É importante para usuários da plataforma além dos dados de postagem os dados de exibição no canal da TV cultura. Grato.
Sempre brilhante ❤
O que dizer???
O que nadifica o nada!!!
Hoje sou professor e constato o desespero da tentativa de ensinar o pensar e vivo buscando as tais de brechas que ela tão bem citou…
" O tempo existe porque nós existimos". Penso exatamente o mesmo. Se nós, seres vivos, não existíssemos, não faria diferença o tempo, não havendo quem pudesse perceber sua passagem.
Nossa! Descobri Marilena a pouco tempo, e me encantei por pelo trabalho que ela faz, tudo com tanta leveza e fácil de ser compreendo. Aqui me aproprio de uma das suas fala para dizer que já és imortal e que já tens o seu lugar no tempo e no espaço.
32:37
14:40
PENSA EM UMA PESSOA COM UMA BRILHANTE DR MARILENA CHAUÍ
Você vai pagar e é dobrado, fernando.
Isso é fantástico na tecnologia, Marilena. Milhões ainda vão te ouvir.
Parabéns Marilena. Fantástica a exposição, e atualíssima ainda hoje, 12/03/2023
"No ciberespaço nós nos tornamos puras almas angélicas, sem corpo enquanto do lado da ciência, nós nos tornamos puro corpos, sem alma."
Mas a Internet não ensina a pensar…ela dá respostas abruptas, mas o racíocinio é por conta do estudante…
Muito bom.
Me espanta o conhecimento e a capacidade de Marilena Chaui
O trabalho dignifica o homem, isso é bíblico! O estado não produz nada, quando ele dá um benefício aos pobres, esses benefício não os permitem crescer e assim dar trabalho a outros, prova disso são os países socialistas, que de socialista mesmo e comum a maioria são a fome e a doença, e na classe "elite" é que se tem riquezas provindas dos mais pobre que se matam de trabalhar e no fim do mês o dinheiro só dá p comprar 1 kl de frango. Exs então na net, só procurar. Se o ESTADO facilitam a vida dos empresários c relação aos impostos, crescem os empresários e a vida e a renda dos trabalhadores melhoram em todos os sentidos. Tbm o governo não pode ser corrupto isso sim, faz toda diferença!
Nossa mente é algo abstrato mas é REAL afinal, tudo que existe, existe primeiro na mente, pensamento, imaginação. Nada deve substituir nossa imaginação, devemos saber usar tudo q tem tecnologia mas não querer que ela nos substitua.
Essa Marilena Chauí ainda não morreu???
Horrível a oratória dessa senhora
Parabéns
Parabéns nobre professora Marilena Chauí, gosto muito de suas aulas
Chauí é sempre precisa nas ideias e lucida em desvendar o embaralhado de relações dispares.
Tem certo tipo de picareta chupim, sem vergonha, que nós temos que colocar na balança custo-benefício, pois essas criaturas não produzem nada, ganham fortunas, opinam em tudo e no fim das contas só dão prejuízos para a sociedade. Sexologas e outros tipinhos que trabalham para o diabo.
Tem certo tipo de picareta chupim, sem vergonha, que nós temos que colocar na balança custo-benefício, pois essas criaturas não produzem nada, ganham fortunas, opinam em tudo e no fim das contas só dão prejuízos para a sociedade. Sexologas e outros tipinhos que trabalham para o diabo.
Assistindo em 2022 e percebendo o quão é atual. A filosofia é, e sempre será atemporal. 💛
Sensacional !!!
O nosso mundo não é real, mas isso não significa, que seja como no filme Matrix, onde o corpo é uma bateria e a mente vive na realidade virtual.
Seria mais como o holodeck em Star Trek. Somos programas que está sendo rodando em algum computar, não existe um corpo físico.
O que não sabemos é quem criou o programa e por que?
Interessante…
A Marilena Chauí é meu Crush intelectual. Gente, essa mulher causa tesão pelo conhecimento. Um fenômeno.