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Muito esclarecedor
Zacarias 14:9 E o Senhor será rei sobre toda a terra: naquele dia, um será o Senhor, e um será o seu nome.
Parabéns pelo debate não agressivo e sim bíblico.
Quando a mensagem certa chega para a audiência certa e no tempo certo, o Pai da glória, nos dá, em seu conhecimento o Espírito de sabedoria e de revelação; iluminando os olhos de todo entendimento. (Efésios 1:18)
Quem tem ouvidos, ouça: se essa pregação fez diferença na sua vida, a mentoria Saber e Crer tem o estudo certo para você.
Uau! Que ensinamento edificante, saio daqui renovado e com uma nova visão!
Não consegui entender "os escolhidos de Deus" estarem com Ele desde a fundação do mundo quanto a passagem de Isaías que o Pr. Alexandre comentou. Isso é pensamento particular sem base.
Em primeira João 5:20, nos deixa claro que Jesus é Deus em Efésios 4 :6 ao 10 também nos prova isso parabéns pastor Júlio que Deus continue abençoando sempre sua vida em nome de Jesus Cristo este é o verdadeiro Deus e a vida eterna
Dt.6.04 a bíblica toda é monoteísta.
Muito bom!!!!!! Benção!!
Gn 1:1 "Façamos"
Talmude, Sanchedrin 38b
A Torá foi escrita no Paleo-Hebraico, ou Escrita protossinaítica em que não havia o termo e conceito de "plural majestático" – argumento rabínico.
O Talmude relata que os discípulos de Yeshua pegavam os textos da Torá no plural para atestar que o Eterno é UM, mas não é uma unidade "simples" e sim uma unidade composta (echad). Significando que o Eterno pode se manifestar de forma plural. Assim como se manifestou em forma de fogo, trovão, na sarça ardente, como Anjo de Adonai, como coluna de nuvem e fogo guiando o povo de Israel. O Eterno é uma unidade composta (echad) porque pode se manifestar de forma plural. Yeshua é uma das manifestações do Eterno.
Outro argumento usado – de forma equivocada – é que em Gn 1 o Eterno estaria falando com os anjos na criação.
Porém, a Torá não relata os anjos como seres criadores, nem do homem nem do universo. Criador é só o Eterno.
Rabino Shlomo ben Meir, disse:
A primeira palavra da Torá – (בְּרֵאשִׁית) Bereshit – releva a tríplice manifestação do Eterno nas primeiras letras:
"Bet”a primeira letra: Ben/Filho ב
"Resh" a segunda letra: Ruach HaKodesh ר
"Alef" a terceira letra: Aba/pai א
Gn 1:1
Elohim é uma palavra no plural, mas o verbo hebraico bara (ברא) ("criou" ou "criação") aparece no singular. Temos então em Gn 1:1, o sujeito no plural e o verbo no singular.
O verbo (bara) nos revela que o Eterno é UM (yachid) como criador, e Elohim no plural revela que o Eterno é uma unidade composta (echad) em manifestações, que se relava e se manifesta de forma plural.
E não em uma pluralidade de pessoas distintas.
A B'rit Hadashá usa K'numê e o Zohar usa Gaunin, ambos significam naturezas, essências, manifestações (do Eterno).
O texto de Mt 28:19 não foi adulterado no Concílio de Niceia (325 DC), sob influência da obra trinitária de Tertuliano (terceiro século), visto que existem diversas citações anteriores sobre a imersão em nome do Pai, do Filho e da Ruach HaKodesh (Didaquê 7:1, metade do primeiro século; Diatessaron de Taciano, meados do segundo século; Justino Mártir, segundo século; Irineu de Lyon, segundo século).
Existem diversos outros textos bíblicos que mencionam simultaneamente o Pai, o Filho e a Ruach HaKodesh (Lc 3:21-22; 2 Co 13:14; 1 Pe 1:2; Ef 1:3 e 13; Jo 14:16, 17 e 26; Hb 9:14), e a validade de tais versos não é impugnada.
Mt 28:19 não sustenta a Doutrina da Trindade, mas versa sobre os três gaunin/k’numê de YHWH. Os três gaunin têm por fundamento as próprias Escrituras: a) o Pai – Gn 1:1; Is 63:16 e 64:7 (Peshitta) ou na versão cristã, Is 64:8; Ml 1:6; b) o Filho Sl 2; Pv 30:4: Is 9:5-6 ou na versão cristã, Is 9:6-7; Jo 1:1; Fl 2:11 e c) a Ruach Gn 1:2; Is 63:1-11; Sl 51:1-11; 2 Co 3:16-18.
Parabéns ao Neto pela condução do debate.
Parabéns ao pastor Julio e ao pastor Alexandre pela conversa educada, respeitosa e produtiva. Excelente tema abordado.
Eita Glória Jesus Cristo é o Único Deus. Benção pastor Julio