Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Muito bom ,gostei muito
Achei maravilhosa a aula, tenho uma pergunta : em relação a escolha daquelas pessoas que estavam na mesma situação em ajudar no campo de concentração nazista as outras pessoas não seriam porque aquelas pessoas estariam sobre a cultura e religião judaica?
Se fizessem uma experiência dessas numa casa de detenção no Brasil onde os presos são acostumados a violência de matar, roubar estuprar…
Será que a escolha seria essa? De ajudar o próximo?
Ou eles iriam se matarem para sobreviver?
Sem uma cultura internalizada de amor, justiça e misericórdia o homem não funciona para bem.
Um abraço, me tire essa dúvida por favor.
Certamente, um bom título seria: Teologia e Psicanálise: Freud e a Fé.
Ótima explanação. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que palestra edificante! Que Deus continue abençoando sua vida grandemente, em nome de Jesus!
👏👏
Magnífico…Prof Luis Sayao possui mente e espirito brilhante.
Que aula!
Que palavra!
Que Graça!
Louvado seja o nome do Senhor
Subconsciente? Eita 😖🤔
Lí uma matéria, que defendia a tese de que Freud era ateu pelo fato de não ter tido uma boa relação com o seu pai.
👏🏼👏🏼👏🏼‼️✝️👀🙌🏼‼️🫵🏼📖🛐.
Excelente vídeo …muito conhecimento
Professor Luiz Sayao sabe do que fala e expressa de forma leve, por sinal jocosa. Apenas um adendo, Freud abandonou a hipnose porque percebeu que o problema depois voltava. Por isso que a psicanalise trabalha muito o que chamamos de associação livre, ou seja, o paciente fala de forma aleatoria o que quiser, de alguma forma isto esta conectado ao inconsciente. Mas claro isso é apenas uma observação muito simples, Freud na realidade tem muita profundidade.
Achei o vídeo um pouco grande. Estou assistindo há 8 horas. Hahaha que aula!
Freud foi um ateu “praticante”😉
Estou como Psicanalista há 11 anos, e ensino muito bom de Sayão. Somente um equívoco acerca da "interpretação dos sonhos".
Maravilhosa palestra! Obrigada 🙏 Deus abençoe sua vida, professor!
Boa tarde!!! Professor Sayão, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por sua disposição de apresentar Sigmund Freud em um ambiente de fé cristã. No entanto, em sua palestra ao falar de Freud sobre o religioso e suas pesquisas o senhor cometeu alguns equivocos quanto a Teoria Psicanalítica, o Olhar freudiano para a religiosidade, Ateismo ou não em Freud, Jung e a não inclusão de Pfister que era um pastor e psicanalista naquela época. Trocou cartas com Freud por 30 anos e recomendo que o senhor lesse o livro da Ultimato da autora e professora Karin Wondracker Cartas de Freud à Pfister. Fora essa questão eu ministro no Curso de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica aplicada, entre algumas materias Psicanálise e Religião. Psicanálise ao contrário do seu comentário, não é uma cadeira dentro da Psicologia, ao contrário, são paralelas. E mergulhando um pouco mais na pesquisa o senhor irá perceber que a psicanálise foi a responsável de estruturar a clinica na psicologia. Existem em sua palestra vários pontos que seriam necessários uma esquisa mais profunda sobre o tema psicanálise e Sigmund Freud, mais não acho justo juga-lo, pois o senhor teria que ser professor de psicanálise, portanto psicanalísta e participar de grupos de Estudo Permanente para saber vários detalhes que são ocultados da sociedade por outros que tem interesses escusos para denegrir a imagem e a obra freudiana… Isso é um outro assunto para outro momento… Boa tarde1
Que palestra legal!
Eu fico com a Fê.
Freud era maconheiro.
😂😂😂😂😂
O método catártico foi criado por Breuer
Amém! Muito obrigada! Deus te abençoe!
Não sabia da formação em psicologia do médico francês Jean Martin Charcot.
Conclusão sábia, coerente e poderosa! Porém, infelizmente, e o que muito me surpreende, sua abordagem sobre Freud e a psicanálise é tênue, sem o aprofundamento necessário para conceituar seu pensamento e obra; em alguns momentos chega a ser pueril, longe de uma leitura básica … confunde em seu discurso o que é a psicanálise e a psicologia, abordagens para muitos e respeitados mestres diametralmente opostas; lançou mão de sarcasmo e cinismo…triste…neste aspecto, foi decepcionante, pois admiro e respeito profundamente o professor Saião.
Resumiu tudo em poucos segundos. Parabéns rav !!
Sou Psicanalista e amei essa aula do Sayão, óbvio que tenho algumas ressalvas, por algumas informações equivocadas sobre a trajetória de Freud, mas no geral, excelente aula!
Freud era um pervertido, que por raiva de seu pai se dedicou a destruir a fé cristã, isso está em sua biografia.
A fé Cristã e a psicologia não podem andar juntas, porque a psicologia tanto freudiana quanto a junguiana eliminam Deus da equação e são desenvolvidas para descreditar a bíblia e a fé.
Ninguém melhor para lidar com a nossa mente do que aquele que a criou, a bíblia ensina a lidar com a tristeza, ensina a lidar com a ansiedade, ensina a lidar com a preguiça entre diversas outras coisas, e nos mostra que essas coisas que a psicólogia vai chamar de doença, são na verdade pecados, que quando você assume como se fossem doenças e vai tratar como se fossem, não vai tratar o seu pecado, como Deus ensina, mas vai viver escravizado por ele, agora então anestesiando a sua dor com drogas e tratamentos paleativos.
Parabéns pela palestra…
Muito bem embasada, clara, com confirmadissimo dominio do assunto tratado.
Meu conceito sobre Freud, é que foi e sempre será indiscutivelmente um ícone, referencia nas questões psíquicas…
Porém, no meu vêr, levando em conta a evolução do conhecimento sobre a psiqué, conhecimentos mais evoluidos já existem, há muito… Só que não são ainda, reconhecidos no mundo acadêmico.
Por exemplo: a CATARSE, método desenvolvido por Freud, mais cria e agiganta os problemas já existentes, do que os elimina, e "purifica" a personalidade, zerando tudo…
Este, e outros paradigmas criados por Freud, chegaram á um limiar de estudos…
Nos métodos desenvolvidos por dr. Augusto Cury, prevê que a naturza, a formação de pensamentos, passa pela possivel gestão dos mesmos…
Á partir de diversos conhecimentos, desenvolvidos por ele.. Já reconhecidos em vários países do mundo…significa que deu certo, após longas datas de controversias, experimentos e comprovação de td que ele aplica.
Infelizmente, seus conhecimentos não são transmitidos ao nível de Freud, para formação acadêmica…
Mas tudo indica, que em algum tempo, isto, se tornará realidade, devido a sua extrema relevância…
Meu modo de perceber os fatos e as questões que os envolvem…
Abraço professor…
Grande conhecedor de assuntos históricos e contenporâneos complexos…☺🔤🔢