SOFONIAS – Bíblia Narrada por Cid Moreira – #cidmoreira #fé #bíblia #cid #salmos #sofonias



A Bíblia Narrada – Esdras – Por Cid Moreira Introdução ao Livro de Sofonias Por que estudar esse livro? Sofonias profetizou …

Mensagem Divina

All Comments

  • Introdução ao Livro de Sofonias

    Por que estudar esse livro?

    Sofonias profetizou sobre o "dia do Senhor" (Sofonias 1:7, 8, 14, 18; 2:2, 3), ou seja, o juízo iminente do Senhor sobre Judá e outras nações. Sofonias explicou que nesse dia Deus castigaria os orgulhosos e poderosos e recompensaria os justos. Ele suplicou: "Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, (…); buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor" (Sofonias 2:3). Ao estudar o livro de Sofonias, os alunos vão aprender que não precisam seguir os costumes errados da sociedade em que vivem e que podem buscar ao Senhor a despeito do que outros a sua volta escolham fazer.

    O estudo do livro de Sofonias pode também ajudar os alunos a se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, que também é chamada de "o dia do Senhor". Os alunos vão aprender que, se eles se prepararem para a Segunda Vinda, arrependendo-se de seus pecados e voltando-se para Jesus Cristo, vão ter paz nesta vida e poderão esperar com alegria a Segunda Vinda.

    Quem escreveu esse livro?

    O livro é atribuído a um profeta chamado Sofonias, que profetizou em Judá no século sétimo a.C. Sofonias talvez tenha sido contemporâneo de outros profetas do Velho Testamento, tais como Jeremias e Naum. O nome Sofonias significa "o Senhor esconde".

    Quando e onde foi escrito?

    Sofonias ministrou em Judá durante o reinado do rei Josias, que durou de 639 a 608 a.C. No entanto, não sabemos quando e onde as profecias foram registradas.

    Quais são algumas características marcantes desse livro?

    Assim como várias profecias antigas, as palavras de Sofonias se aplicam tanto à sua época quanto ao futuro. Na época em que Sofonias estava profetizando, um exército estrangeiro ameaçava destruir Judá. Essa destruição iminente pode ser comparada à destruição dos iníquos que ocorrerá antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Além disso, as bênçãos do Senhor prometidas aos habitantes justos de Jerusalém prefiguram as bênçãos que os justos receberão na Segunda Vinda (ver Sofonias 3:12–20).

    @intellisenseaction 7 de setembro de 2024 00:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.