SAUL CONVERSOU COM O ESPÍRITO DE SAMUEL? – AUGUSTUS NICODEMUS

All Comments

  • A bíblia não conta mentiras, ela foi toda inspirada e aprovada por Deus. Se não fosse Samuel a bíblia mencionaria em algum trecho, assim como esclarece, por exemplo, a questão da serpente influenciar a Eva. Deus sempre esteve no comando tanto do bem quanto do mal e, sim, ELE usa qualquer um e em qualquer tempo para cumprir com seu propósito.

    Ariane Nogueira 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Mas quando Saul foi falar com a médium, ele pediu que ela mandasse um espírito subir a Samuel. O espírito foi, levou a mensagem, e na realidade ele não conversou com Samuel. No calor do momento ele achou (entendeu) que falara com Samuel. Qual a verdadeira identidade do espírito familiar? Essa é questão.

    Igor Merbach 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Acredito que assim como ele disse no vídeo que era um ato proibido, Deus permitiu que Samuel novamente adivertice e reforça que até mesmo o espírito caso aparecer estaria sendo incomodado e deixou claro que era ele mesmo mas que não deveria ter feito isso até porque se Deus não te ouviu porque quer tirar a resposta a força? Foi uma sequência de atitudes equivocadas

    Luiz Henrique Pereira 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • A Bíblia relata que a mulher falou com uma serperte. A Bíblia fala que Jó fala do sofrimento que sofreu como se fosse Deus o causador. A Bíblia fala que Saul falou com falecido Samuel… Mas lendo a Bíblia e conhecendo Deus e seus princípios tudo se revela.

    Luiz Forte 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Primeiro: Todos os justos que morreram antes do CORDEIRO ser glorificado não foram ao céu!
    Eles foram ao Seio de Abraão, ( cativeiro, porem em descanso e o Seio de Abraão ficava ao lado do inferno, a separaço entre esses dois lugares era um abismo)..obs: a medium viu um ser divino que SUBIA DA TERRA..( confirmaçao do seio de Abraão que ainda não estava no céu..quando Cristo foi glorificado Ele LEVA CATIVO O CATIVEIRO)

    Segundo: Samuel realmente SUBIU, e se SUBIU confirma que o Seio de Abraão estava so lado do inferno: Porque me perturbas, fazendo me SUBIR?( pois estava em repouso) ..

    Terceiro: Saul revela que Deus se tornou inimigo de Saul por causa da desobediência!

    Quarto ponto: Samuel diz que Deus te fez como havia revelado por MEU INTERMEDIO..ratificando MESMO SAMUEL QUE HAVIA SUBIDO

    Quinto ponto: Samuel diz que " Amanhã tu e teus filhos ESTAREIS comigo ( NAO ESTARÃO…ESTAREIS COMIGO) significa que Saul e seus filhos estariam no inferno e ppderiam ver Samuel!

    Pastor Rodolfo 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Outro detalhe: porque o espírito subiu da terra e não desceu do céu, já que de fato era o falecido profeta?

    Ana Júlia Prudente 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • meu amigo REVERENDO, EU ACREDITO QUE NÃO FOI SANTANAS ACREDITO QUE REALMENTE FOI SAMUEL. EXISITE MUITA COISA NO MUNDO ESPERITUAL QUE NEM TEMOS DIMENSÕES;

    TUDO QUE É PROIBIDO, TEM ALGUM SENTIDO.

    SE É PROIBIDO EXISTE SIM POSSIBILIDADE DE COMUNICAR COM OS MORTOS.

    É ESTRANHO.

    MAS EXISTE ESSA POSSIBILIDADE.

    SOU CRISTÃO, TENHO 51 ANOS.

    MINHA VÓ MORREU FAZ MAIS DE 35 ANOS.

    DE VEZ EM QUANDO SONHO COM ELA EM OUTRA DIMENSÃO.

    É DIFICIL ATÉ PARA EXPLICAR.

    ENFIM. TODA VEZ QUE SONHO COM ELA. ELA FALA COMIGO.

    E SEMPRE ACONTECE TUDO QUE ELA FALA.

    DETALHE MINHA VÓ SEMPRE FOI CRISTÃ.

    QUANDO ELA MORREU SE DEESPEDIU DE MIM, COMO UM VENTO FORTE.

    EU SABIA QUE ERA ELA.

    SE DESPENDINDO DE MIM.

    ACREDITO QUE EXISTE ALGO MAIS PROFUNDO ENTRE A MORTE E A COMUNICAÇÃO;

    Edy 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • A bíblia não diz que era Samuel. a bíblia diz que Saul entendeu que aquele espírito era de Samuel.
    A luz de todo contexto bíblico, é possível afirmar com toda certeza que não era Samuel naquele ato.
    Se Deus não havia falado com Saul pelos profetas,nem pelo Urim nem Tumim,ele iria falar em uma seção mediúnica que ja havia reprovado?
    Certamente que não.

    Aparecido Ferreira 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Se era Samuel, exclui-se o ciclo reencarntatório. Se não era, o diabo se transfigura até em anjo de luz.

    Bruno P. Lessa Vicente 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Se era Samuel, exclui-se o ciclo reencarnatorio. Se não era, o diabo se transfigura até em anjo de luz.

    Bruno P. Lessa Vicente 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Parabéns por fazer prevalecer o que diz o texto bíblico, ao invés de tentar torcer para adequá-lo à doutrina particular como muitos fazem.

    Khwey 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Para entender sobre este assunto, tem que saber o que a necromancia. A necromancia é a arte de invocar os espíritos 👻 dos mortos. No caso de Saul, a consulta foi feita por uma médium de En-Dor.
    Para quem não 👎 acredita, acha que a mulher 💁‍♀️ 🙋‍♀️ é uma enganadora, foi o próprio Deus que afirma isso na Bíblia: Deuteronomio 18:10-11;Levítico 19:31; Isaías 8:19.

    Jlp - 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Satanás conhece também as escrituras. Ali foi o inimigo e não o profeta do Senhor.

    Francisco Santos da Silva 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Engraçado e estranho, um pastor prega e crer conforme o espiritismo.

    Francisco Santos da Silva 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Que pastor é esse que crer conforme o espiritismo prega e ainda prega contra a doutrina espírita.

    Francisco Santos da Silva 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Reverendo você crer no espiritismo ou no evangelho? O senhor é cristão ou espírita? Por acaso o senhor não leu que satanás se transforma em anjo de luz? Então para ele não é difícil se passar por alguém que já morreu, acabou, não existe mais em lugar nenhum a não ser na memória de Deus. Sou batista más não creio que Deus apoiaria isso.

    Francisco Santos da Silva 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Moisés

    Nélio Ribeiro 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Testamento

    Nélio Ribeiro 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Tem outra passagem que si refere dos mortos ter voltado no novo tratamento no monte .Jesus elias e Abrão

    Nélio Ribeiro 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Concordo com o SENHOR

    Nélio Ribeiro 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • A bíblia não é a favor da imortalidade da alma, então, digo com certeza, que Saul teve uma resposta de um demônio. Vamos compreender sob a luz bíblica a morte.

    Quando alguém interage com uma entidade, ele estará falando com um demônio, que se apresenta para confirmar a teoria da imortalidade da alma.
    "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não deveria surpreender que os seus próprios ministros se disfarcem em ministros de justiça. O fim deles será conforme as suas obras" (2Coríntios 11:14‭-‬15).

    Agora, de acordo com as escrituras, vamos entender se a alma é imortal!

    “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7).

    A aritmética bíblica da criação do homem está descrita no verso acima. Pó da Terra + Fôlego de Vida = Alma ou ser vivente. Observe que o homem passou a “ser uma alma vivente” e não “ter” uma alma vivente. Essa compreensão faz toda a diferença. Em outras palavras, o homem é uma alma vivente (ou ser vivente), e não possui uma alma, pois ele é “alma vivente” (Gênesis 2:7).

    A ideia de que existe uma entidade independente do corpo, chamada de alma, que sobrevive à morte do corpo, provém do paganismo e do platonismo. Ao contrário disso a Bíblia apresenta o conceito de que o ser humano é um todo indivisível (corpo, alma, espírito). Portanto, na morte ocorre o processo inverso da vida. Após perder o fôlego de vida (espírito), o coração deixa de bater e ocorre a morte cerebral. Não há uma entidade independente do corpo que resiste à morte. O ser como um todo deixa de viver, pois morreu.

    Note que a Bíblia diz que o homem foi feito do pó da terra (Gênesis 2:7) e para lá ele volta quanto morre (Gênesis 3:19). O corpo é matéria que é composto de vários elementos químicos que encontramos na terra. O espírito não é outra coisa senão o fôlego de vida que volta para Deus que o deu (Eclesiastes 12:7). Quando morremos o fôlego volta para Deus que é o doador da vida e na ressurreição ele nos dará de volta igual da primeira vez quando nos criou. Não se deve confundir esse fôlego como uma entidade espiritual e imaterial que volta para Deus. É tão somente o poder vital que Deus possui e usa para nos conceder vida.

    Em nenhum lugar a Bíblia se refere à alma como uma entidade imortal, capaz de viver independentemente de nosso corpo. Nem fala do espírito como uma entidade que possa existir à parte de nossa natureza física. Não fomos criados com partes independentes temporariamente interligadas, mas com um corpo, alma e espírito em um todo indivisível.

    No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruach aparece 377 vezes e é traduzida como “vento”, fôlego” ou “espírito” (Gênesis 8:1), “princípio vital” (Gênesis 6:17; 7:22), “coragem” (Josué 2:11), “vitalidade’ ou ‘força’ (Juízes 15:19), ‘disposição” (Isaías 54:6) e ‘caráter moral’ (Ezequiel 11:19).

    O ‘espírito’ ou ‘fôlego’ de uma pessoa é o mesmo que o ‘espírito’ ou fôlego’ dos animais (Eclesiastes 3:19 e 20). Esse fôlego volta para Deus por ocasião da morte, e o corpo retorna ao pó, de onde veio (Jó 34:14; Eclesiastes 12:7). No Novo Testamento a palavra grega pneuma é igualmente traduzida como ‘espírito’ ou ‘respiração’.

    Nem no Antigo nem no Novo Testamento ruach ou pneuma referem-se a alguma entidade inteligente capaz de existir independentemente do corpo. Na Bíblia, a palavra alma significa literalmente o “ser” por inteiro, como quando Adão passou a viver, ou quando Jesus disse que Sua alma ou Ser por inteiro estava triste.

    Portanto é importante ressaltar que no estado de morte não existe mais consciência de nada, nem recordação de Deus, conforme nos ensina a Bíblia (veja Eclesiastes 9:5, 6, 10; Salmos 6:5). Contrário à ideia de que ao morrer alma vai para Deus, Jesus ensina explicitamente que a alma é mortal e que a recompensa para os mortos só ocorrerá quando Ele voltar e ressuscitá-los: “…a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.” (Lucas 14:14). Dessa forma, temos em Cristo e em Sua segunda vinda a nossa grande esperança de vida eterna.

    Lorena de Moura Melo 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Dificuldade de que? Está bem grande que o " Profeta" de sair da terra? O profeta está na Glória! NINGUÉM volta dos mortos! E isso é Reverendo de Igreja vai vendo o nível de cabeça ocas da igreja. E o demônio mentiu! Saul demorou mais três capítulos para morrer, não foi no outro dia!

    RobertRogerViana 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Rapaz, se você colocar em cheque que foi interpretação do autor, que o autor que acreditou nisso, então vc coloca toda a Bíblia em questionamento.

    Lucas Bomfim 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Difícil ser Samuel por que no capítulo 25 fala que Samuel ja estava morto, ou seja se era Samuel a bíblia ea se contradizer. Mais a bíblia não se contradiz.

    Benis Torres 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Meu amado jamais foi Samuel porque Deus condena esse tipo de consulta

    Arceni Maria 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • (Jó 7-9)
    Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.

    (Lucas 16-19…31)
    Parábola do rico e Lázaro deixa claro que quem morre não volta pra falar com ninguém..

    PR. ALEXANDRE AUGUSTO ALVES 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Penso que era realmente Samuel ali, pois se fosse um demônio, então eles sabem o futuro, mas não, só Deus conhece o futuro.

    Siltor Heloylla 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Eu acredito que era Samuel.

    E.B idéias brilhantes. Idéias Brilhantes. 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Você Pergunta: Em 1 Samuel 28 vemos narrado o encontro do rei Saul com o espírito do já morto, Samuel, através de uma médium em En-Dor. Você não acha que essa passagem apoia o espiritismo, que crê na comunicação dos vivos com os mortos? Foi um encontro real esse ou foi algo forjado por essa médium?
    Caro leitor, realmente muitos usam esse texto como base para dizer que a Bíblia aponta que a comunicação das almas dos mortos com os vivos é algo possível.

    Mas será que é isso mesmo que o texto aponta? Será que uma análise aprofundada desse texto ainda faz dele um apoio a doutrina espírita? Vejamos algumas considerações sobre esse texto antes de tirarmos qualquer conclusão:
    receu ao rei Saul em En-dor?
    (1) Já de início vemos o rei Saul descumprindo uma lei que Deus havia dado em “…nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…” (Deuteronômio 18:11-12).

    Pessoas que faziam esse tipo de “comunicação” com mortos eram consideradas uma abominação a Deus e consultá-las era afrontar a Deus. Isso por um simples fato: Não há possibilidade desse tipo de comunicação. A comunicação que dizem que fazem com as almas dos que já morreram é, na verdade, feita com demônios enganadores. Por isso era proibida por Deus.

    Isso mostra o quão longe de Deus o rei Saul estava. E por causa dessa distância da vontade de Deus, vemos que Deus não mais lhe respondia. “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” (1 Samuel 28:6).

    (2) Saul, totalmente distante da vontade de Deus, resolve, por conta própria, fazer aquilo que não agradava a Deus: Consultar médiuns. Até aqui talvez você ainda não esteja convencido se Saul conversou ou não com o espírito do profeta Samuel. Vejamos se esse encontro realmente aconteceu ou se foi uma farsa demoníaca:

    (3) No final do referido texto (1 Samuel 28) vemos que Saul foi procurar a médium totalmente sensibilizado fisicamente e emocionalmente e, por isso, foi presa ainda mais fácil da enganação.

    Observe que ele estava em um jejum prolongado e totalmente mexido emocionalmente: “De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.” (1 Samuel 28:20)

    (4) A tal médium já recebe de Saul a dica de com “quem” ele queria falar, facilitando a enganação demoníaca. “Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.” (1 Samuel 28:11).

    (5) A médium diz espantada a Saul que estava vendo a Samuel. Mas, na verdade, fica mesmo muito assustada com a presença do rei Saul ali, pois ele havia eliminado de Israel vários médiuns pouco tempo antes e estava disfarçado (1Sm 28. 3).

    “Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.” (1 Samuel 28:12)

    (6) A médium diz que viu Samuel, mas Saul não viu nada, ficando totalmente à mercê de qualquer enganação, seja da médium, seja de demônios. “Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês?” (1 Samuel 28:13).

    (7) A médium faz uma descrição óbvia da figura de Samuel (um ancião de capa); e Saul “entende” que é Samuel. Mais uma vez friso: Saul não via nada, apenas era conduzido pela médium, sendo presa fácil:

    “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.” (1 Samuel 28:14).

    Observe quão desequilibrado estava Saul, pois, apenas “entendendo” que era Samuel já se prostrou com o rosto em terra.

    (8) A coisa piora a partir de agora. Esse falso Samuel quem falava pela médium agia à parte de Deus, pois Deus havia desaprovado a conduta de Saul e não lhe respondia “por profetas” como vimos em 1 Samuel 28:6, mas esse falso Samuel respondia

    O verdadeiro profeta Samuel sempre falava da parte de Deus e agora depois de morto não falaria mais da parte de Deus? Teria Samuel resolvido por si próprio falar a Saul sem o consentimento de Deus? O mundo espiritual estaria uma bagunça que fugia do controle de Deus?

    (9) O tal “Samuel” faz profecias erradas, mostrando claramente que não vinha da parte de Deus e que, na verdade, era um demônio (limitado na presciência e enganador)

    Ele revela que Saul e seus filhos morreriam no dia seguinte, entregues nas mãos dos filisteus (v. 19). Isso não acontece. Muitos dias se passam e Saul e [alguns] de seus filhos morrem em batalha [diferente do que o tal “Samuel” tinha dito em 1 Samuel 28:19]

    “Entretanto, os filisteus pelejaram contra Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram feridos no monte Gilboa. Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul.” (1 Samuel 31:1-2)

    Em 2 Samuel 2:8 vemos que Isbosete, filho de Saul, não morreu na batalha, sobreviveu a ela. “Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim” (2 Samuel 2:8). Assim, a palavra do tal “Samuel” que a médium consultava estava errada

    (10) Profecias que não se cumprem de forma exata apontam para falsos profetas. “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:22)

    Samuel, em vida, era profeta verdadeiro de Deus. Após a sua morte viraria um falso profeta? Não! Esse tal “Samuel” que a médium entrevistava não era Samuel! Era um demônio disfarçado ou fruto de invenção dela!

    (11) A morte de Saul foi também consequência da consulta que fez a uma médium, demonstrando a desaprovação de Deus. Se Deus realmente falasse por intermédio da alma do já morto Samuel, por que Saul teria pecado em consultá-lo?

    Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1 Crônicas 10:13-14)

    Washington Dias 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Olha pra mim não era Samuel , primeiro que a bíblia diz que acreditando que era Samuel … Nenhum momento a bíblia confirma que era Samuel falando com Saul … Apenas diz : acreditando Saul que era Samuel.. primeiro Deus se afastou de Saul e Saul de Deus.. segundo Deus já não mais falava com Saul por meio de nada
    .. segundo a palavra de Deus nunca mudou e nunca mudará.. a palavra diz que não deve ser consultar os mortos pois abominação olhos de Deus e…. Segundo com Saul falou pra feiticeira subir Samuel … Ela.logo disse que ele subia junto com deuses(demônios qual quer um sabe que deuses com d minúsculo na bíblia significa demônios) pq Samuel subiria com esses deuses?
    Logo após esse suposto Samuel disse para Saul amanhã mesmo estará cmg… Logo em seguida Saul tira sua vida em batalha … Quem tira sua vida não ha perdão … Pq só Deus tira e da a vida… Saul não tinha comunhão mas com o senhor Deus… Ainda invés de se ajoelhar e orar.. ele foi buscar uma feiticeira sendo que isso e abominável ao olho do senhor

    Se Deus não falou com ele por meio santo
    Falaria Deus por meio de coisa abominável ?

    Washington Dias 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Prefiro não entender, Deus sabe se foi Samuel mesmo ou um demônio.

    Salete Ribeiro 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Eu tbm fico confusa.

    Juli 10 de março de 2023 18:31 Responder
  • Acredito que seja demônio, por que ele errou na profecia, nem todos so filhos de Saul morreram naquele dia.

    Israel Moura 10 de março de 2023 18:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.