Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Introdução ao Livro de I Samuel
Por que estudar esse livro?
O livro de I Samuel narra o ministério do Profeta Samuel, que "restaurou a lei e a ordem e a adoração religiosa regular na terra", depois que os israelitas se esqueceram do Senhor e adoraram ídolos em muitas ocasiões ao longo do reinado dos juízes. Um dos temas principais de I Samuel é a importância de honrarmos ao Senhor. Em I Samuel 2:30, lemos: "Aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados" (ver também I Samuel 2:9). Em outras palavras, o Senhor abençoará aqueles que O honram e guardam Seus mandamentos, e aqueles que não o fazem não receberão Suas bênçãos.
Vários relatos contidos em I Samuel ilustram esse tema. Ana honrou o Senhor e pediu um filho, e o Senhor abençoou Ana com um filho. Samuel, o filho de Ana, também foi abençoado por dar ouvidos ao Espírito e obedecer ao Senhor. Saul não continuou a honrar o Senhor, por isso o Senhor nomeou Davi para substituí-lo como rei. Quando jovem, Davi exerceu fé no Senhor, que o abençoou para que conseguisse matar Golias. À medida que os alunos estudarem o livro de I Samuel, eles podem aumentar sua fé sabendo que serão abençoados se honrarem o Senhor e obedecerem a Ele.
Quem escreveu esse livro?
"Não se sabe ao certo quem foi o autor e quando foi escrito [o livro de I Samuel]. Para compilar essa narrativa, sem dúvida ele deve ter usado vários escritos já existentes que encontrou, inclusive as crônicas estatais [entre as quais estavam os escritos de Samuel, Natã e Gade (ver) I Samuel 10:25; I Crônicas. 29:29]".
Quando e onde foi escrito?
Não se sabe ao certo quando e onde foram escritos os livros de Samuel. "Originalmente, I e II Samuel eram um único livro na Bíblia hebraica. A divisão em dois livros separados provavelmente ocorreu quando o livro de Samuel foi traduzido para o grego, quando foi necessário que o livro fosse dividido em dois rolos de pergaminho em vez de um único rolo".
Quais são algumas características marcantes desse livro?
O livro de I Samuel pode ser dividido em três seções principais, cada qual se concentrando numa pessoa diferente. Os capítulos 1–7 relatam as ações de Samuel, o sacerdote, profeta e juiz justo. Os capítulos 8–15 se concentram em Saul, o primeiro rei de Israel. Os capítulos 16–31 descrevem a ascensão de Davi.
A primeira seção começa com a história da mãe de Samuel, Ana. Sua dedicação a Deus ajudou a preparar seu filho para cumprir seu papel como um vigoroso profeta para um povo apóstata. Essa história é uma das poucas significativas nas escrituras que retratam uma mulher de extraordinária fé no Senhor e destacam o influente papel das mulheres no cumprimento de Seus propósitos (ver I Samuel 1–2).
Outra característica marcante do livro é seu relato da transição de uma forma de governo para outra. Após passar muitos anos como uma confederação tribal governada de modo esporádico e irregular por juízes, os filhos de Israel desejarem ter um rei "como o têm todas as nações" (I Samuel 8:5). Sob a direção do Senhor, Samuel ungiu Saul para ser o primeiro rei de Israel. Contudo, Samuel advertiu aos israelitas sobre o que lhes adviria se decidissem ser governados por um rei (ver I Samuel 8:11–22).
❤🙏amém 🙏❤
🙏Amém 🙏
Amém