React: JOÃO CARVALHO NÃO SABE O QUE É FASCISMO [REVOLUSHOW] – João Eigen

All Comments

  • Cometi um erro ao final do vídeo cuja retificação está na descrição. Whoops.

    Gostou do vídeo? Deixe seu comentário e sugestões e me siga nas redes sociais, ou me contate no e-mail:

    Email para contato: joao.c.eigen@gmail.com

    Instagram: @joaocefd

    Twitter: @joaocefd1

    Cosmopolítica - João Eigen 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Eu acho tão bonitinho o jeito que ele finge "lembrar nomes e datas" de cabeça, dando uma disfarçadinha pra conferir o rascunho… Notem, sempre que ele vai citar um nome e uma data ou um conceito, ele da uma viradinha de cabeça Kkkkkkkk

    Outra coisa interessante, quando vc tenta "guiar" o que as pessoas devem entender dos conceitos. E pow, cara, não se faça de bobinho, fase imperialista do capital eu aprendi no ensino médio… Pow Eigin, menas

    docleandro82 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Vídeo excelente!
    nipah~☆!

    DiadeTedio Tedio 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Sinto que eu vou virar fóssil, antes que o Carvalhinho faça um vídeo resposta.

    Akila Adestramentos e hospedagem 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Gostei demais desse canal, único do youtube br que fala amparado em fontes descentes a respeito do assunto

    gigagigagiga 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Reduziu o coitado a pó de estrelas…

    Fogo da Alma 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • 👇

    Ronny H.F. 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Legal fazer video react e pa, assim evoluimos o dialogo. Mas bem bosta suas thumbnail/titulo clickbait.

    raggadubsound 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Parabéns mano. Boa reação. Sou marxista e vou assistir suas aulas, sou professor de história e acho importante o debate. Agora, recomendo que quando for refutar os termos utilizados pelo João como "idealismo" (e outros) voltar-se ao entendimento hegeliano e marxista desses termos, pra compreender o método de investigação. E outro toque; colonialismo na África não é "relativamente" racista, é muito racista. Tem um autor africano Aime Cesaire, "Discurso sobre o colonialismo" que elucidads como podemos compreender um movimento político não pelas ideias (idealismo no sentido marxista) que o compõe, mas pela construção material e história que deu sustento a essas ideias (material) e o momento oportuno (histórico) para sua materialização (por assim dizer) – e que além disso – podemos analisar certos movimentos por observadores distantes, mas relacionados com a questão, como Aime Cesaire, que podem elucidar muito sobre determinado movimento. Vou deixar um trecho aqui da visão dele, como observador externo, entendendo um certo evento por ilum olhar estrangeiro com relações distantes com esses acontecimentos; Antes de serem vítimas [do nazismo], [os europeus] foram seus cúmplices; o toleraram antes de o sofrer, absolveram-no, fecharam-lhe os olhos, legitimaram-no (…) [Devemos] revelar ao burguês muito distinto, muito humanista, muito cristão do século XX que [ele] traz em si um Hitler que se ignora, que vive nele (…) O que no fundo não se perdoa a Hitler não é o crime em si, o crime contra o homem, não é a humilhação do homem em si, [mas] é o crime contra o homem branco, a humilhação do homem branco e o ter aplicado à Europa processos colonialistas a que até então só os árabes da Argélia, os coolies da Índia e os negros de África estavam subordinados (CÉSAIRE, 2006: 15 – tradução livre dos autores).

    A internet é um ambiente hostil, por gentileza, não encare meu comentário dessa forma. Continue seu trabalho.

    Na Maré da História 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • "o movimento nacional-socialista se financiou na raça" kkkkkkk

    Kitsune 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Ja quero esses livros traduzidos para o Português. Vcs são necessários!!!

    Carolina B 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • João Carvalho João Carvalho… olha que tu está sando desonesto João Carvalho. 😅😂😂

    Carolina B 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Ótimo vídeo, parabéns !

    Lael433 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Arrasa muitoo! Bora pra cimaaa😊

    Carolina B 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • É engraçado que todos baseiam suas definições de fascismo com base a pensadores liberais, marxistas, etc, mas nunca leram as próprias obras de fascistas.

    É lógico que liberais e marxistas vão retratar o fascismo sob uma ótica ruim e vão jogar o fascismo igual uma "bolinha de ping pong" pra um lado e pra outro.

    Hauptsturmführer-ϟϟ Nicolas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Essa sua fala do Estado concentrar riqueza vai de acordo com o que os comunistas falam. Por isso o comunismo prega o fim do Estado q é o ideal a ser alcançado. Tenho a impressão q vc está julgando algo q conhece pouco. E eu esperava q vc explicasse o q realmente é o facismo.

    Ryzv 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Muito bom

    Losdtu 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Muito bom!

    Vyctor 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • MEUS PARABÉNS PELO ESFORÇO E DEDICAÇÃO SOU SEU FÃ !!!
    É MARAVILHOSO COLOCAR UMA PÁ DE CAL EM CIMA DOS ESQUERDISTAS QUE SÓ ENXERGAM EXTREMA DIREITA EM TUDO !!!

    Carlos Novaes 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Caraca o irmão do João Carvalho

    Liz 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Não conhecia João Carvalho. Esse cara é muito bom. Passei a seguir João Carvalho. Assim disse João Carvalho.

    Mil Ton 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Em 44:24 vocẽ falou em que "revolucionário" e "reacionário" não são critérios "intersubjetivamente relevantes" para uma análise "sociológica"…então quais critérios ou terminologias seriam NEUTRAS IDEOLOGICAMENTE? Pois o João Carvalho não se pretende, e nenhum comunista, ser neutro ideologicamente, já que sempre que estamos inseridos num contexto político há a defesa de um posicionamento em relação ao outro. Mas vejo que os seus estudos sobre fascismo, e como já o disse neste vídeo, e falando da sua "revolução" ou "caráter revolucionário" podem "aparentar" de que lado da ferradura o ferreiro que malha essa liga se encontra…

    Filosofia em Pílulas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • nenhum marxista tentou ver o futuro como vc disse no inicio, nenhum marxista “errou tentando prever o futuro”

    Andreas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Boa noite, Deus Abençoe. Excelente vídeo

    João Cavalari Aires Campos 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • poderia fazer um vídeo de quando os eua quase viraram uma ditadura fascista? Quando os grandes burgueses americanos quiseram dar um golpe no Roosevelt

    Cinedia 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Em 25:25 vocẽ contraria as mais básicas fontes sobre o fenõmeno fascista auxiliar, SIM, a grande burguesia nacional. Graças ao fascismo de Mussolini e Hitler que algumas das grandes empresas de aço, de indústria pesada, geralmente para produzirem armamento, irão crescer exponencialmente. Não adianta falar em "relatos" dos que não conseguiram influenciar as políticas macro, mas quero fatos estatísticos ou econométricos que comprovem que NÃO auxiliaram a burguesia.

    Filosofia em Pílulas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Em 25:20 dá para compreender a ideologia que está por detrás da tua argumentação, pois é evidente que a tua compreensão sobre o fenômeno de socialização dos meios de produção é um equivalente a um "feudalismo 2.0" que escraviza a população e a torna dependente do estado. Mas é só ver o resultado do liberalismo nas ondas largas antes de 1890, onde não havia regulamentação do Estado sobre o que era BEM PÚBLICO, ou seja, uma população refém dos serviços e alijada de uma proteção social, na qual os Estados Nacionais europeus se viram forçados a pensar em educação, em saúde, em bem estar social minimamente implantados para frear a sanha de acumulação de capital em detrimento de seus cidadãos. Voltando a URSS, o fato da socialização dos meios de produção, para quem diz ter conhecimento histórico, ser negligenciado como fato histórico, onde o acesso a emprego e renda foi amplificado, a fome mitigada (a exceção da NEP e da guerra civil ou guerra patriótica), cuja implementação das políticas econômicas eram feitas desde a base das fábricas até os altos níveis do governo nos planos quinquenais. Simplesmente charlatanismo histórico!

    Filosofia em Pílulas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Em 24:01 há uma incompreensão do método materialista dialético completo. Não há tal coisa como: vamos mandar os pensadores pensarem a sua sociedade como QUEREMOS que eles pensem, a ideologia não é algo mecânico! Essa já é uma falha enorme num raciocínio que presume conhecimento das ciências humanas mais básico. A superestrutura ideológica pressupõe, para Marx, uma infraestrutura material que a produz. Se havia interesses de parte de grupos políticos ditos "extrema direira" ou como queira para pensar e implementar ações, as ideias mais condizentes com aquela ideologia política e situação econômica se beneficiavam da possibilidade de concretude, como foi na ciência médica a FRENOLOGIA. As ideias não nascem do ar nem são coagidas, elas possuem condições de efetividade histórica determinada pela sua capacidade de mobilizar socialmente.

    Filosofia em Pílulas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Parabens João! Como um critico das falas do xará se saiu um perfeito passa pano do fascismo. Êeeelaiá! Logo mais vai ganhar um job na Jovem Pan.

    Mauricio Terada 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Quanto chorume

    Leonardo Zortea 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Em 16:07 há uma descaracterização da ditadura do Pinochet como fenômeno fascista… então me diz como se deveria denominar a linha política (e não econômica) do Pinochet? Ele acaso era de extrema-direita ou qualquer nome que você consiga dar para determinar ideologias políticas?

    Filosofia em Pílulas 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Mt bom o canal! Que tal passar os programas para o Spotfy? Iria facilitar muito para quem escuta enquanto desenha ou arruma a casa. Kkk Abraços.

    Bruno Mcloud 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Muito importante você expor Ian neves e gaiofato

    John Erick 5 de maio de 2023 10:16 Responder
  • Voa João

    Gustavo Alessandro Dapper 5 de maio de 2023 10:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.