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A leitura começa em 8:45 – Siga-nos no Instagram @vainabiblia
Bom dia povo de Deus 🙏
Eu maratono tudo, desde Mateus . A jornada. Tudo. É benção !
Senhor…obrigada por este canal tão abençoado 🙏
#vainabiblia
Que Deus continue te usando grandemente! Hoje foi benção pura! A sabedoria de Deus é maravilhosa!
DEUS ABENÇOE A SUA FAMÍLIA PODEROSAMENTE!
Assistindo hoje… Só para te dizer que ainda tá ajudando muita gente… Não sei quando foi publicado, mas hoje para mim tá sendo muito importante! Obrigado! Muito obrigado! Continue sempre…
No versículo 18, eu entendi como se todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Cristo. Deus usa um ímpio para resgatar o justo e o infiel para ajudar o justo.
Conheci o #vainaBiblia e agora estou acompanhando o #6h07club… estou em 21/31. Esse mês de Março/23, estou em um propósito de leitura do livro de Provérbios e estou sendo muito edificada!!
Já me programei pros próximos livros, baseado no que já vi que tem e vou dar continuidade com Atos, Marcos, Hebreus, Romanos… creio que vou conseguir manter esse propósito de ler e meditar em um capitulo por dia.
Bom dia família 6h07
Sobre relacionamentos indico o canal da pastora Sara Sheeva ela ensina como se relacionar a luz da palavra é benção
Bom dia irmãos
Revendo a gravação 21/01/23
😀
Bom dia irmãos
Revendo a gravação 21/12/22
21.27 Quando o ímpio faz um sacrifício sem intenção de parar com sua iniquidade, é uma abominação (hb. to’eba). Esta abominação existe aos olhos de Yahweh (como em Pv 20.10), embora Ele não seja mencionado nesta sentença. Entretanto, pior do que apresentar um sacrifício com o coração sujo é trazer esse sacrifício com más intenções.
21.26 Este provérbio pode ser pareado com o versículo 25 como descrição do desejo insaciável da pessoa preguiçosa. Em contraposição, o justo não cessa de ser generoso. O preguiçoso espera, enquanto o justo dá; o preguiçoso não tem nada, e o justo tem muito.
21.24 Este provérbio aplica quatro diferentes palavras hebraicas com sentido de “arrogância ao zombador” (v. 11). As duas primeiras palavras, “soberbo” e “presumido”, significam “profundamente arrogante” (v. 4). As duas últimas, “indignação” e “soberba”, significam “arrogância ilimitada”.
21.23 Este provérbio faz um jogo de palavras com “guardar”. Se a pessoa guarda ou conserva sua boca, ela guarda ou conserva sua alma. O complemento disto está nos diversos problemas que a pessoa enfrenta ao falar sem cuidado.
21.20 Este provérbio contrasta a prosperidade do sábio com a pobreza do tolo (Pv 20.15). A questão central é a forma como lidam com seus bens. Os tolos abusam ou negligenciam o que é de sua propriedade
21.19 Este versículo pode ter um outro lado: que privilégio e viver ao lado de um cônjuge (marido ou esposa) amoroso! Leia de novo a apresentação positiva de Provérbio 19.4. Tomar isoladamente versículos sobre mas esposas e difamar as mulheres como um todo, coisa que não se pode dizer que estes versículos façam.
21.18 Este versículo fala em termos de juízo final. Em ultima análise, o justo prevalecera, e os ímpios, não. Finalmente, o bem vencera.
21.26 Este provérbio pode ser pareado com o versículo 25 como descrição do desejo insaciável da pessoa preguiçosa. Em contraposição, o justo não cessa de ser generoso. O preguiçoso espera, enquanto o justo dá; o preguiçoso não tem nada, e o justo tem muito.
21.27 Quando o ímpio faz um sacrifício sem intenção de parar com sua iniquidade, é uma abominação (hb. to’eba). Esta abominação existe aos olhos de Yahweh (como em Pv 20.10), embora Ele não seja mencionado nesta sentença. Entretanto, pior do que apresentar um sacrifício com o coração sujo é trazer esse sacrifício com más intenções.
21.28 Grande número de provérbios trata da testemunha mentirosa (Pv 19.28). O problema da falsa testemunha é que suas mentiras pervertem a justiça para os outros. Mesmo que seja uma única mentira, a mentira pode ser replicada por outras pessoas.
21.29 Há um belo jogo de palavras entre os vocábulos traduzidos como endurece o seu rosto e considera o seu caminho. O ímpio está preocupado com a expressão facial; o justo só se preocupa com o rumo de sua vida (Pv 11.5).
21.30 Geralmente, os provérbios empregam a palavra sabedoria com sentido positivo. Neste versículo, porém, a palavra está pareada com truques de conspiradores. Estes truques não tem poder sobre Deus, como Balaão, o profeta pagão, descobriu ao encontrar o Senhor nas planícies de Moabe (Nm 22—24). A verdadeira sabedoria só se encontra em Deus. Logo, de forma alguma, a sabedoria, a inteligência e o conselho podem prevalecer em qualquer coisa contra o Senhor.
21.31 Um soldado pode fazer tudo o que está a seu alcance para se preparar para a batalha (Pv 20.18), mas, no fim das contas, nenhuma preparação pode superar o poder de Deus. A vitória está nas mãos de Deus.
21.21 É possível que vida, justiça e honra se juntem no sentido de uma vida mais abundante, A busca da justiça é sua própria recompensa. No entanto, há recompensas extras, como viver a vida em plenitude e receber honrarias. Tudo isso é dadiva do Senhor (Pv 15.9).
21.22 A sabedoria tem mais potência do que a força bruta; é mais formidável do que uma fortaleza. Assim, é melhor buscar a sabedoria em vez de grandes músculos.
21.23 Este provérbio faz um jogo de palavras com “guardar”. Se a pessoa guarda ou conserva sua boca, ela guarda ou conserva sua alma. O complemento disto está nos diversos problemas que a pessoa enfrenta ao falar sem cuidado.
21.24 Este provérbio aplica quatro diferentes palavras hebraicas com sentido de “arrogância ao zombador” (v. 11). As duas primeiras palavras, “soberbo” e “presumido”, significam “profundamente arrogante” (v. 4). As duas últimas, “indignação” e “soberba”, significam “arrogância ilimitada”.
21.25 O anseio do preguiçoso o mata; ele é devorado por suas próprias paixões porque não quer gastar energia em cumpri-las. O versículo 26 continua a descrição da ambição insaciável do preguiçoso contrastando-a com a generosidade do honrado.
21.16 O termo “mortos” é assustador; significa “sombras” (Pv 9.18). Nestes versículos, “monos” pode ter o sentido de morte física, e não de espiritual (como e o caso de Tg 1).
21.17 O objetivo deste versículo não é proibir o consumo de vinho ou azeite, mas alertar aqueles que dedicam muito tempo aos prazeres. Naquela época, um dos maiores prazeres dos hedonistas era o banquete, regado de iguarias, vinho e azeite. O problema aqui, que leva a condenação do ímpio, é o excesso; o equilíbrio é a meta que anima os justos.
21.18 Este versículo fala em termos de juízo final. Em ultima análise, o justo prevalecera, e os ímpios, não. Finalmente, o bem vencera.
21.19 Este versículo pode ter um outro lado: que privilégio e viver ao lado de um cônjuge (marido ou esposa) amoroso! Leia de novo a apresentação positiva de Provérbio 19.4. Tomar isoladamente versículos sobre mas esposas e difamar as mulheres como um todo, coisa que não se pode dizer que estes versículos façam.
21.20 Este provérbio contrasta a prosperidade do sábio com a pobreza do tolo (Pv 20.15). A questão central é a forma como lidam com seus bens. Os tolos abusam ou negligenciam o que é de sua propriedade
21.10 Aqui está uma pessoa cuja paixão é fazer o mal; portanto, não sente compaixão por ninguém. O ímpio nunca pensa no próximo, a não ser nele mesmo.
21.11 O tolo descrito neste texto é da pior espécie: o escarnecedor (Pv 19.25). A pessoa simples tem sensatez bastante para aprender vendo o escarnecedor ser castigado. O sábio sempre aprende; o simples, às vezes, adquire conhecimento; mas o escarnecedor é um caso perdido.
21.12 Este é um versículo de tradução extremamente difícil. Algumas versões entendem que a palavra justo se refere ao homem ou a mulher justo que aprende observando a sina dos ímpios. Outros entendem que o termo “justo” aqui se refere a Deus, que determina o destino dos ímpios. É provável que este versículo fale do Senhor como o justo, e a expressão incomum da segunda parte esteja falando de Seu juízo como uma ruína para os ímpios.
21.13 Aquele que é indiferente as necessidades dos aflitos não encontrará alguém para ajudá-lo quando clamar por socorro.
21.14 Provérbio 18.16 e 19.6 anteveem as ideias deste versículo sobre o emprego de presentes para abrir caminho a alguém, em especial a pessoa de posição humilde que deseja ser recebida pela de posição elevada. O presente fala por si! E o presente dado em segredo discorre agradavelmente contra a ira, ajudando a apaziguar ressentimentos.
21.15 A justiça não é uma obrigação trabalhosa nem um peso para a pessoa. Para o justo, exercer a justiça é pura alegria. Já para o ímpio, a justiça é tão triste quanto o fim dele (Pv 10.29).
21.9 Os antigos telhados israelitas eram planos e podiam ser usados como terraço. Às vezes, as pessoas construíam um abrigo provisório sobre a parte do telhado. E este versículo ressalta que o marido prefere viver num telhado do que morar dentro de casa com uma mulher briguenta.
21:5 Pressa
“Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.”
Já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Quem não planeja acaba por fracassar. O que a Palavra está reprovando aqui é a pressa excessiva, o descuido e a falta de reflexão e planejamento. Atitudes muito perigosas e que podem levar a ruína.
Já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Quem não planeja acaba por fracassar. O que a Palavra está reprovando aqui é a pressa excessiva, o descuido e a falta de reflexão e planejamento. Atitudes muito perigosas e que podem levar a ruína.
O Senhor conhece as motivações de cada um, as pessoas podem ver as obras, mas Deus vê o interior de cada um. Ele não vê somente as nossas obras, mas também sonda as nossas motivações. Antes de Deus receber uma oferta ele precisa aceitar o ofertante. A Bíblia é clara ao nos ensinar que Deus se agrada mais da obediência do que dos sacrifícios.
21:27 Culto que Deus não aceita
“O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!”
O culto que agrada a Deus tem duas marcas distintas: é verdadeiro e sincero. Devemos oferecer a Deus um culto em espírito e verdade, fazendo isso de todo o coração.
21:28 Testemunha falsa
“A falsa testemunha perecerá, porém o homem que dá ouvidos falará sempre.”
Uma pessoa mentirosa que vende sua consciência por favores imediatos, será considerada maldita pelas pessoas e reprovada por Deus. A menos que a testemunha falsa se arrependa, seu fim será receber em si mesma a merecida punição do seu erro.
21:29 O rosto fala
“O homem ímpio endurece o seu rosto; mas o reto considera o seu caminho.”
Nosso rosto fala sobre o que carregamos no coração, muitos anunciam em seu rosto benignidade, ouros mostram rancor e raiva. O que sua expressão fácil está dizendo? O que você vem carregando no coração?
21: 30-31 Humildade
“Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor. Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.”
Salomão apresenta aqui mais um convite a humildade, diante da providência do Senhor. A vitória que esperamos não vem da terra, mas do céu, não procede de mãos humanas, mas de Deus.
21:21 Colhendo honra
“O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra.”
A vida é feita de escolhas, quem escolhe o caminho da justiça colherá honra, já que escolhe o caminho da iniquidade colhera o que plantou. Quem anda na verdade e pratica o amor, será coberto com as vestes brancas da justiça de Cristo.
21:22 Conquistas
“O sábio escala a cidade do poderoso e derruba a força da sua confiança.”
O sábio é mais forte do que o valente, a força da inteligência é mais poderosa que a dos músculos. A sabedoria é mais conquistadora do que um exército com armas, é mais preferível um sábio do que um batalhão sem sabedoria.
21:23-24 Boca
“O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba.”
O silencio é preferível às palavras tolas, falar na hora errada, com as pessoas erradas ou com a motivação errada é uma fagulho capaz de colocar incêndio em uma floresta. Quem é soberbo nunca escuta, somente se vangloria dos seus feitos, sua língua e conduta o levarão para a humilhação.
21:25-26 Preguiçoso
“O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar. O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém.”
Esses dois ditados estão relacionados com o preguiçoso, ele está sempre perdido e nunca consegue por as mãos no trabalho, até mesmo nos momentos de urgência ele não tem forças para realizar, morre de tanto desejar.
21:27 Culto que Deus não aceita
“O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!”
21:16 O anseio de passear moralmente
“O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará.”
Cada palavra da segunda linha desse versículo está carregada de ironia. O rebelde, que quer se desviar da vontade, somente apressa a hora de perder sua capacidade de movimento, sua independência e sua vida.
21:17 O preço da busca por prazeres
“O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.”
O justo procura agir de modo honesto, e acha alegria neste modo de agir, o que ama os prazeres vai em busca da própria alegria, porém em vez dela alcança pobreza.
21:18 O injusto pelo justo
“O resgate do justo é o ímpio; o do honrado é o perverso.”
Existem sofrimentos que o justo enfrenta como fruto do seu compromisso com Deus. Esses sofrimentos não devem nunca ser vistos como castigo, mas como um privilégio. Ninguém precisa, ou deve, retribuir o mal com o mal, o que precisamos fazer é confiar nossa causa a Deus, pois ele retribuirá cada um segundo as suas obras.
21:19 Melhor só do que mal acompanhado
“É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.”
O casamento foi instruído por Deus para ser uma fonte de felicidade, mas pode converter-se em um cenário cinzento de muitas angústias. Viver sozinho, sem se casar, é melhor do que viver mal acompanhado.
21:20 Tesouros materiais
“Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota.”
O sábio não gasta tudo o que ganha, ele é prevenido, faz reservas e por isso há riqueza em sua casa e comida com fartura em sua mesa. O esbanjador terá os bolsos vazios e o estomago com fome.
21:6-15 Lei e ordem
“Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. As rapinas dos ímpios os destruirão, porquanto se recusam a fazer justiça. O caminho do homem é todo perverso e estranho, porém a obra do homem puro é reta. É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta. A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos. Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e o sábio quando é instruído recebe o conhecimento. O justo considera com prudência a casa do ímpio; mas Deus destrói os ímpios por causa dos seus males. O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. O presente dado em segredo aplaca a ira, e a dádiva no regaço põe fim à maior indignação. O fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição para os que praticam a iniqüidade.”
Esses versículos apresentam observações acerca da lei e da ordem nos mais diversos aspectos da vida. Os avisos vão desde a falta de benefícios duradouros do suborno até a maneira em que a violência é destruidora.
21:5 Pressa
“Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.”
Já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Quem não planeja acaba por fracassar. O que a Palavra está reprovando aqui é a pressa excessiva, o descuido e a falta de reflexão e planejamento. Atitudes muito perigosas e que podem levar a ruína.
21:3-4 Deus tudo vê
“Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício. Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado.”
O Senhor conhece as motivações de cada um, as pessoas podem ver as obras, mas Deus vê o interior de cada um. Ele não vê somente as nossas obras, mas também sonda as nossas motivações. Antes de Deus receber uma oferta ele precisa aceitar o ofertante. A Bíblia é clara ao nos ensinar que Deus se agrada mais da obediência do que dos sacrifícios.
21:1-2 Deus está no controle e vê o coração de todos
“Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.”
A vontade de Deus é soberana, e ninguém pode frustrar os seus desígnios. O mesmo Deus que dá um leito a cada rio também inclina o coração do Rei segundo o seu querer.
Deus Jesus 🙏🏻🙌🏻
Obrigado senhor Deus senhor Jesus que o senhor continue guardando vocês estudo da palavra muito bom🙏🏻🙌🏻
Bom dia irmãos
Revendo a gravação 21/11/22
Eu adoro te escutar, porém uma dica, quando falar da “mulher briguenta” tb mencionar os homens. Não é apenas as mulheres que são briguentas, tem exemplo em casa do meu pai, um homem extremamente briguento e agressivo. Então acho injusto vc apenas mencionar a esposa, a mulher. Senti que deveria falar isso pq não foi a primeira vez que ouvi isso, e foi algo que me incomodou por eu ser mulher. Apenas uma opinião e obrigada por nos ajudar a entender a palavra