Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Nos manuscritos mais confiáveis e antigos do Evangelho de João, como o Papiro 66 e o Papiro 75, os versículos João 5:3b-4 (que mencionam o anjo e a cura no tanque) não aparecem. Esses versículos só surgem em manuscritos posteriores, como o Texto Bizantino, indicando que foram inseridos por escribas, possivelmente para explicar uma tradição oral ou cultural. Embora não haja "provas definitivas" que rotulem a crença sobre o tanque como mera superstição, o conjunto de evidências textuais, culturais e arqueológicas indica que era uma crença popular. O texto bíblico parece usar essa crença como pano de fundo para ressaltar o poder de Jesus, que vai além de práticas ou expectativas humanas.
Que triste a posição dos pastores que negam a veracidade destas histórias bíblicas. Isso só evidenciam que não eles não têm fé de verdade.
Sabe o que não fecha , um Deus grego em lugar e em um tempo desfavorável. Como ele disse possível tenque de Asclépio ou esculápio.Nao fechar a conta outro um Deus merocratico, como assim o Anjo descia Agitava água o primeiro que tiversse oportunidade de descer sarava não o problema em intender . As escritura responde a escritura.pastor JESUS subiu a Jerusalém e. Foi ao tanque ok . Quantas vidas ele curou ? O texto diz que tinha uma multidão de coxos, cegos, maços, aleijado. Mas quantos Jesus curou ? ( UM)
Jesus queria cura primeiro sua Alma, a enfermidade era espiritual e depois o físico
DEUS tem suas formas de agir dentro da Sua multiforme e graça.( Dentro da sua Teofania)
Pr deito venceu o debate não adianta ir contra a bibria
Isso era uma crença mentirosa
Esse anjo nunca existiu
Outra coisa que me chama a atenção ali. Que festa dos judeus era aquela? Os judeus valorizavam suas festas. Mas João da o destaque total à cura que Jesus faz. E ainda mais, diz que haviam ali multidões ESPERANDO que a água fosse agitada.
Mas as multidões que João especifica são de cegos, mancos e paralíticos; próximos à porta das ovelhas, que ficava próximo ao templo.
Se ali fosse um lugar constante de milagres, Seguramente seria destacado.
João 9.32-33 declara que "desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer."
E ali no tanque de Betesda (Jo 5) diz que haviam CEGOS, mancos e paralíticos. A pergunta é: durante 38 anos um cego nunca foi curado ali?
Deixando um adendo aqui, de que também não há como eu afirmar 100% que não era um anjo do Senhor que agitava as águas. Mas tenho mais argumentos para acreditar que não.
Não há como afirmar que as pessoas eram curadas ali, pois a Bíblia não confirma isso. Mostre na palavra de Deus uma pessoa que foi curada ali. A única cura naquele local foi feita por Jesus.
Pelo jeito que esse pastor está falando João estava enganado em escrever isso kkkkkkk
Isto abre precedentes para descrer em fatos que só João relatou, como a transformação da água em vinho, a ressurreição de Lázaro, a mulher cananeia e por ai vai…
Lembrando que João era o discípulo amado e conhecia coisas que os outros perguntavam para ele sobre verdades que só ele sabia.
Jesus não ia coadunar com um mito pagão sem negar que milagres poderiam acontecer. Além do mais, Jesus o curou por ser o paralítico incapaz de ir a tempo para ser curado, e não pelo motivo de o doente não seria curado, mas por não poder ir na hora do anjo. Creio que este milagre acontecia para anunciar vinda do messias, mas estavam sob a lei que exigia esforço físico como Naamã foi curado no Rio Jordão. Desta forma , antes da vinda do a.c. haverá também manifestações sobrenatural feita por eles e seu anjos caidos. Grato!
Ora, se não havia anjo, não faz sentido uma multidão ficar ali. E o próprio paralítico confessou que outro ia rm seu lugar, logo entendemos que aquele que fosse primeiro era curado, conforme foi dito por João, e não por outro.
Jesus mandou lavar se em outro tanque, jesus foi o Santo verdadeiro que curou, ali era um ponto de mitologia daquela época…
Eu não ficaria um segundo a mais em uma igreja que um pastor negasse oq está na biblia por conhecimento dele humano. To fora fico com a bíblia deixo o homem de lado . misericórdia.
O trabalho do diabo é negar as escrituras diante do homem e vejo isso esse homem dizendo q o anjo não existiu ??? Misericórdia negar oq está escrito na bíblia é o fim do mundo . Que Deus tenha misericórdia dele.
Essa coisa de ler a bíblia fazer exegese , hermenêutica, etc me pergunto se JESUS lia as sagradas escrituras e falava abertamente ao povo. Ficar procurando pelo em ovo é um erro muito grave se está escrito , está escrito e ponto final. Negar isso é blasfêmia na minha opinião.
2Reis 5:10 ARC
[10] Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.
O profeta não falou em nome de Deus! O leproso foi convencido pelos seus servos a entrar no Rio Jordão, e foi curado! Foi fé, simpatia ou oque mesmo? Na visão desse cara aí!
Rodrigo Silva, é só mais um sem noção. Em pleno século 21 atribuir a um herético autoridade para falar sobre as Escrituras? Aí é pra acabar mesmo…
Debate muito fraco. Rodrigo Silva não é evangélico e não é a maior autoridade na área. Os debatedores não citam nada acadêmico concreto. Um fica eu creio, eu creio. Muito ruim.
Por quê não se vê ninguém que fora curado pelas águas do tanque?
É cada pergunta?colocando a palavra de Deus em dúvida?
porque não busque descubri os foram curados antes do paralítico?
Boa Tarde…poderia me indica um seminário .
Preciso fazer teologia. Sou aqui. De São Paulo capital …
Bom obgdo
Houve alguma cura nesse tanque de betesda antes do paralítico a qual possa realmente testificar que o anjo movimentavs as águas e alguém foi curado ?
É a tradução do novo mundo é a mas correta
Não sabe nada não respeita alei da gramati
as aguas agitava uma vez no ano, si fosse as ovelhas todos os as aguas agitava