Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Glória a Deus! Que lição maravilhosa, conteúdo lindo!
A paz do senhor Jesus
Em que eu serei edificado por saber quantas vezes a palavra aparece na Bíblia? E sobre as classificações de hebraico e grego em que sou edificado com isso? Lição muito redundante, e pouco espiritual…
ponto 1: o céu como alvo.
Ponto 3: o céu como destino final:
alvo e destino final não é a mesma coisa?
A forma pela qual o adjetivo grego “kainós” para “novo” foi abordado pelo comentarista, corresponde “necessariamente” ao seu real sentido no original, mas não “exatamente”. Segundo o Pr.Osiel, kainós traz a ideia de novo com respeito à forma, ou seja, algo “fresco, recente e não usado”. O Pastor continua, “nesse sentido” ou seja, o sentido atribuído por kainós no original o novo céu é um lugar “sem precedente, incomum e desconhecido”. Contudo, o uso de kainós em suas diferentes formas gramaticais no original, não corresponde exatamente, mas necessariamente a ideia atribuída pelo comentarista.
De fato, o grego usa duas palavras para "novo" kainós e néos, enquanto que a primeira se refere a novo no formato e qualidade, a segunda está mais relacionada a ideia de novo no tempo.
1 – Em MT 27.60 vemos “καινῷ μνημείῳ” para o “novo túmulo” de Jesus, indicando a ideia de que era algo novo no sentido de não usado, mas, não que fosse feito “recentemente”. Em Lc 5.37 vemos o termo “οἶνον νέον”( néon, segunda palavra pra novo em grego) “vinho novo” para algo novo no sentido de feito “recente”.
2 – Em Mc 16.17 vemos “ γλώσσαις καιναῖς” para as “novas línguas”, ou línguas desconhecidas por seus falantes, mas, em At 2.4-8, vemos que apesar de serem línguas novas para os discípulos, essas línguas eram “conhecidas” por aqueles que os ouviam.
3 – Em Ef 2.15 vemos “καινὸν ἄνθρωπον”, onde kainon ( como usado em Ap 21.1 “οὐρανὸν καινὸν καὶ γῆν καινήν” para novo céu e nova terra), no contexto bíblico em Efésios, é usado para a criação do “novo homem” ( ou “a igreja” como visto no v.14) em Cristo feito a partir do velho homem ( velha aliança). Em 2Co 5.17, onde “ καινὴ κτίσις” kainé ktisis é usado para a nova criação em Cristo que é criado a partir do despir do velho homem e “revestir” do novo ( Ef 4.22-24). Tanto em Efésios quanto em Corintios vemos uma “nova criação” a partir de algo já existente, e não absolutamente novo ou seja “sem um precedente”. Um dos sinônimos da palavra precedente é “anterior”. Em Hb 8.8 vemos a “διαθήκην καινήν” “nova aliança” que é, em certo aspecto, recriada a partir da velha aliança ( Mt 5.17; 2Pe 3.16). Afirmar que a “nova aliança” está totalmente destituída da “velha aliança” seria o mesmo que usar apenas o Novo Testamento sem o Antigo Testamento.
4 – Enfim, resta-nos apenas uma questão: “Quando as Escrituras falam que Deus fará ‘novos céus’ e nova terra” por céus Deus se refere a sua própria morada, o terceiro céu, ou apenas o universo, o céu atmosférico e a terra que foram afetados pelo pecado?!? Infelizmente, esse conceito não ficou bem definido na lição.Segundo Stanley Horton ( Apocalipse, CPAD, 2001) essa “Nova Jerusalém” ela já existe, ou seja, não será criada por ocasião do fim do juízo final ou algo assim. Se o terceiro céu ao qual o apóstolo Paulo se refere em 2Co 12.2 e a Jerusalém a qual se refere em Gl 4.26 são sinônimos de um mesmo lugar, então a ideia de que seja um lugar que ainda será criado não se encaixa bem no texto bíblico. Se em Jo 14. 1-3 “morada de meu Pai” diz respeito ao terceiro céu onde Deus habita e se e esta morada é a nova Jerusalém de Ap 21.2, 3, como ela ainda será criada se em João a ideia do preparo deste lugar está relacionado a morte e ressurreição de Jesus( D.A Carson, O Comentário de João,2007), ou seja, Jesus estava dizendo que por meio de sua morte e ressurreição este lugar estava preparado para os discípulos ( no v.4 Ele enfatiza “Vós sabeis para onde vou”).
A paz do Senhor🙏
Pr. Osiel é benção!
Céu pra mim e uma morada eterna e pura sem sofrimento lugar de paz e não um novo sistema
Desculpe a minha ignorância, mas o termo "SÃO PAULO" não é coisa de católico?
Aula muito boa lição maravilhosa esse trimestre e pra fazer cristão pensar no céu
Um dos melhores!!!!!!!!!!!!
Deus abençoe
A paz do Senhor!
A Jerusalém que desce do alto na visão dos irmãos é uma cidade literal ou uma figura que simboliza da igreja, os salvos em Cristo que João vê descendo para habitar na nova terra?
A paz do Senhor Jesus. Grato pastor Osiel.
A paz do senhor Jesus povo abençoado. ❤
Lindaaa essa lição, falando sobre o nosso lugar de repouso eterno! Glória a Deus.
Boa noite a paz do Senhor!
Essa lição é maravilhosa
Pastor Osiel dar uma verdadeira aula. Se comparado aos demais outros escritores de lições, vemos um panorama de pouquíssimos minutos. Que mancada dona cpad
Só preciso decidir se é bíblica a expressão " são". ..ex: São Paulo, são Pedro ou são Mateus /// é um linguajar da Igreja Romana ? Se houvesse uma discípula/ apóstola esta seria chamada " santa"….
Sim ou não ???
Glória a Deus
Muita benção pastor, que aula maravilhosa, Deus continue lhe abençoando grandemente.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
IGREJA BRASILEIRA, em Óbidos no estado do Pará neste ANO de 2024 ,ja estaremos completando um CENTENÁRIO para a Glória de DEUS ❤
Quanto mas os criticos , aqueles que torcem pelo fracasso da igreja de Deus, JESUS que a comprou com seu precioso sangue contínua cuidando do seu rebanho , levantando homens e mulheres para realizar a sua obra com muita responsabilidade, compromisso, fé e AMOR❤❤❤❤❤
Gosto muito de ouvir o Pr: Osiel, aula muito boa.
O Céu é o destino do Cristão.
Muito bom esses vídeos pré-aula
Gratidão pelo vídeo ❤
Tamos aprendendo bastanti
A paz do Senhor irmão eu sou do cabo de Santo Agostinho assembleia de Deus matrix cabo
Muito boa essa lição Bíblia!!!
Apóstolo Paulo e não São Paulo
O senhor está equivocado quando eu falo a respeito do novo céu e da Nova Terra pois o próprio João estava em espírito lá aonde Deus está habitaremos sim por mil anos mas eternamente não João Viu descer e ele estava em espírito no céu na Bíblia diz que antes da fundação do mundo Deus já tinha preparado
Benção Benção 🔥🔝📚🙏
Glória a Deus e aleluia
Amém!
Amém! Aula de excelência. Deus abençoe sua vida pastor Osiel Gomes.🙌
Louvo por sua vida e oro por todos vocês que vivem em uma dedicação no ministério do ensino para que o Espírito Santo guiando e nos ajudo aparecer mas com Cristo.❤❤
Muito boa a Aula parabens
Amém
boa tarde e a paz do senhor para todos ❤
A paz do senhor Jesus, Elizete,boa tarde
Na nova Jerusalém nossa mente não será apagada, mas a alegria será tal que não seremos afetados por lembranças, não haverá mais dor. Conf.Sl 45.10,Is 43.18;65.17.18
Apocalipse 21.2 compara a cidade santa com uma noiva adornada,essa cidade é o tabernáculo e habitação de Deus e seu povo v.3.
E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.
Levítico 26.11,22
Essa será que é a lição de agora de domingo dia 21 ??? Alguém pode me responder pfv
Bom dia a paz do Senhor irmãos
Que benção esses ensinos maravilhoso