Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Aonde está escrito que era cerca de 100 soldados que guardavam o túmulo de Jesus?
Obrigado amigos pela companhia nestes treze sábados.
Bora agora juntos estudar o livro de João.Deus os abençoe!
Feliz sábado povo de Deus, campos do Jordão seguindo
Bom dia😅
Feliz sábado!@ se Jesus Cristo não ressuscitou É A MAIOR FKNS de tds os séculos e universo. Inclusive até mesmo maior que a que a FKNS dita pela serpente no jd Éder…Portanto, a maior esperança da ressurreição é que o inimigo perdeuuu e a promessa divina É CERTO!!!
Amém Deus seja louvado obrigado por essa maravilhosa lição
Distrito Marco 2 Belém do Pará
Feliz Sábado irmaos
Joaquim Mendes
America do North
Sou o irmão João Carlos da igreja central de Barcarena-Pará
Peço oração pela minha familia
Granito PE
Feliz Sábado irmãos, quero agradecer aos pastores e convidados no comentário da lição, porque eu aprendo muito com vocês, inclusive eu compartilho no nosso grupo oficial da nossa igreja, e também em nossa classe da Escola Sabatina, eu sou adventista aqui na cidade de Seabra ( Chapada diamantina) eu me chamo Hélio e sou professor da escola sabatina em minha classe, gostaria que vocês mandassem um abraço para a igreja Adventista de Seabra
Quero agradecer a todos pelos 13 estudos sobre o Evangelho de Marcos, foi muito bom aprender mais com vcs….que Deus os abençoe sempre 🙏🙏🙏
José Pereira de vila nova de Gaia Portugal bem haja meus queridos irmãos
Bom dia meus queridos irmãos, tenham todos um dia abençoado 🙏🙌🥰
Bom dia a todos. Que estudo e explicações maravilhosas. Estaremos juntos no próximo trimestre.. Eu sou Idalina de Barcarena -Pa
Boa tarde irmãos ! Sou de Joinville
Deus Abençoe a todos amem maranata
Esse trimestre foi muito especial
Pastor é bom te encontrar neste canal com seus amigos uma excelentes explicações sou Marinelia de Itamaraju estaremos juntos nesta caminhada.
Porto Belo SC
4. RESSURREIÇÃO em Cristo é:
4.1. A MUDANÇA CRIACIONAL ETERNA E A PROGRESSÃO NESTA TERRA PARA A ETERNIDADE COM CRISTO: A oportunidade constante e Felicidade de novas vidas e criações em Cristo. Não há vidas perdidas mas oportunidades que se perdem. Nunca é ouvir dizer: se tivesse de voltar atrás fazia doutra maneira. Na ressurreição, todos os dias são sempre novidades de viver novas vidas em Cristo. NÃO HÁ SEPULCROS DO TEMPO E NEM MUITO MENOS DO SILÊNCIO DA INEXISTÊNCIA DA MORTE. Não há músicas de Piaf do "Non, je ne regrette rien" ! As possibilidades nas palavras e mandamentos do ser ou carater de amor, vida e verdade da liberdade absoluta de Deus, para a sua vontade em reconciliação com o ser humano são infinitas em Cristo! AMÉM!
4.2. A MUDANÇA E O TESTEMUNHO: O acesso de constantemente ressurgir e mudar, com a vida de Cristo na partilha com outros, ou seja é aceitar o absoluto da constante de Deus, que é a mudança criacional. Nunca é o acesso de quem quer que seja, que não quer mudar perante Deus, nem quer que os outros mudem. As mulheres e os discípulos mudaram só após Maria Madalena ter falado sob a inspiração e iluminação do Espírito Santo. Só se fala quando somos instado, não havendo testemunhos de despejo, nem conversões de imutáveis. Testemunha-se sempre de acordo com a vontade de Deus, e não à lá gardé ou de qualquer maneira, sem considerar o contexto e os outros à luz da palavra e do Espírito Santo, ou a prudência, ou os dons, ou a visão, etc, etc.
4.3. A REPRESENTAÇÃO DE DEUS E DO HOMEM: Compreender a representação de Cristo como homem e Deus (nunca como Espírito desencarnado e encarnado), tal como Maria Madalena aceitou não abraçar a Cristo naquele momento, só o fazendo após a sua proclamação no trono de Deus como homem e Deus, transferível em semelhança no ser humano crente pela fé bem Cristo.
4.4. AS DIMENSÕES DO SER HUMANO E DE DEUS E AS RELAÇÕES DAS VÁRIAS DIMENSÕES: Aceitar como Tomé viu o humano Cristo e como mexeu
nele e, o adorou como Deus, para prosseguir no desenvolvimento da relação com base na fé da palavra criadora de Deus. Não há imortalidades de almas desencarbadas, mas só a Imortalidade de Deus vivida pela ressurreição do corpo glorioso de Cristo no crente que tem a fé em Deus.
4.5. A PROGRESSÃO DO CONHECIMENTO DE CRISTO: Não conhecê-lo como aconteceu em EMAUS e, prosseguir para o conhecimento da sua plenitude na pregação e futura ressurreição para a eternidade com Cristo.
4.6. O MEDO E A PROGRESSÃO DO EVANGELHO NO MUNDO: Não ter medo de nada, incluindo a morte ou qualquer tipo de mudança, por gozar a plenitude da eternidade em Cristo pelo Espírito Santo.
4.7. A UNIVERSALIZAÇÃO DA ETERNIDADE EM CRISTO: Ter a garantia da globalização e universalizacao da encarnação, vida, morte, ressurreição, intercessão, juízo e Nova Terra de Cristo que são eternas em criações constantes na liberdade do caráter de Deus Triúno. O mal é definitivamente eliminado.
4.8. O CONFLITO: O combate e o conflito entre o querer manter a pedra da sepultura com os falsos testemunhos, e IDEOLOGIAS, OU O removê-lA pelo poder da verdade, amor e vida do ser de Deus para os crentes, dando oportunidade e acesso para perdão, arrependimento e mudança aos inimigos do Cristo, incluindo o egoísmo do crente.
4.9. Aceitar a celebração da Ressurreição pelo batismo segundo Romanos 6, mas nunca o dia de Domingo trocado pelo dia de descanso, abençoado e santificado do único dia com a companhia da intensidade da Santidade e eternidade de Deus no Sábado escolhido definitivamente pela Divindade como SINAL de compromisso para ser semelhante a Deus (ver Ex 20, Deut 5 e Mateus 5:17-19, Lucas 23:56, Isaías 66 e Marcos 2 e Mateus 12), quer na história do passado, da atualidade, do futuro e da eternidade do crente com Cristo.
4.10. RESSURREIÇÃO SÓ COM TESTEMUNHO, DINÂMICA COM OS OUTROS ATRIBUTOS DE CRISTO E AS RELAÇÕES NAS IGREJAS, NO EXTERIOR, E AS ETAPAS DO CRENTE NA SALVAÇÃO: O testemunho de TODOS QUE SÃO PELA FÉ preciosos. Não há na ressurreição de Cristo, testemunhos de primeira, segunda ou terceira classe, mas sim testemunhos vivos de Cristo, que assim como mudam o crente, assim mudam o mundo e o Universo com o poder da salvação de Cristo. Outro aspeto: não há testemunhos isolados nas verdades sobre o amor e vida de Cristo no crente. Quando se prega a ressurreição, está- se a pregar o testemunho da fé de cada um e de todos sobre a vida, morte, ressurreição, intercessão, juízo e eternidade na Nova Terra com Cristo no micro e no macrocosmos de cada um no AGORA, no infinito, eterno e absoluto de Deus.
João Cavaco
Lisboa em Portugal da UE
Tenho alguns pontos contrário . Não sei Se posso fazer controvérsia… Fico no aguardo de sua resposta
Pastor Osmar Borges vilson stedile de Blumenau SC
Pastor Raimundo
Pastor Emerson Brischigliare boa tarde
Ademi manoel espindula s c
Amém
🙏
Eu estou acompanhando esse estudo estou gostando muito eu me perdo um pouco porque eu não sei muito bem em qual parte da lição eles estão comentando seria bem interessante se falase dos dias da semana que estão comentando, eu sou o ivamar aqui de imperatriz.
Grandioso é nosso Deus vivo ❤
Onde está escrito que Jesus ressuscitou no domingo? Se é assim Jesus enganou-se em Mateus e João? A tradição mata e invalida a Palavra de Deus.
Deus abençoe
Manuel Mateus Morais Zua falo apartir de Luanda Angola
Boa noite pastores, jesus falou primeiro a uma mulher porque também o testemunho de uma mulher na época não era válido, aí já mostra e questão da testemunha, jesus teve ter ressuscitado o ladrão junto domingo será?
Jeanes de caucaia do.alto cotia sp
Amém 🙏🏾🙌🏾.
Saudações cristãs da parte da Irmã Genny e do Irmão helder em Tábua, Portugal. Agradecem oração em favor de Irmã Fátima e da Irmã Sandra. Bem haja.
CAPÍTULO II de II
COMENTÁRIO II SOBRE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO EM MARCOS 16
QUEM É QUEM NA PEDRA DO SEPULCRO QUE A QUER FECHADA E QUEM A REMOVEU PARA SEMPRE: AS EVIDÊNCIAS DA FÉ
O ser humano Cristo QUANDO estAVA morto na tumba fria, DEVIA-SE À sua ligação com a Divindade não se TER EFETUADO pelo poder e ordem da Divindade Triúna. Denotam-se esforços visíveis daquela altura, como o selo de Roma e o destacamento entre 100 a 200 legionários a guardarem a pedra de entrada do SEPULCRO. Hoje em dia, ainda se mantém os esforços de arranjarem novos tampos de sepulcro como as mentiras, de que os cristãos esconderam o corpo, ou de que as mulheres se enganaram no sepulcro, ou de que Cristo ressuscitou só em espírito, ou de que Jesus tinha entrado em coma, ou de que Cristo tinha um irmão GÉMEO, OU QUE OS CRENTES ESTAVAM TODOS ALUCINADOS. Então, quem ressuscitou o homem Cristo? Será que o Cristo ressuscitado é o mesmo, que fez a vida perfeita de acordo com os mandamentos?
3.1. Cristo Deus, Espírito Santo e Deus Pai, efetuaram a ressurreição, porque aceitaram a representação de Cristo humano, em conjunto com a representação de Deus em Cristo divino.
3.2. CRISTO ressuscitou com um corpo glorioso, em que se junta a Divindade ao HUMANO (FILIPENSES 3:18-20).
3.3. A partir do momento da ressurreição, qualquer ser humano tem acesso pela fé na palavra, atos, morte, ressurreição, intercessao, juízo e eternidade na Nova Terra com, e em Cristo, através da existência de cada crente na sua personalidade do caráter de Deus e corpo glorioso de Cristo pelo Espírito Santo. Nada de almas desencarnadas (II PEDRO 1:21, GALATAS 2:20 I COR. 15:10) E SERÁ assim que acontecerá na ressurreição (Efésios 2:8-10 e FILIPENSES 3:19 – 20), NO DIA DO JUÍZO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO.
3.4. CRISTO revelou-se aos discípulos e ao povo, ou senão vejam-se os casos de dúvida de Tomé, que não deixou de ser atendido nas suas reivindicações de querer tocar, mexer e ver, mesmo depois do seu corpo poder passar pelas paredes, voar, invisibilizar-se e, de exercer outros poderes. O ser humano não deixa de ser QUEM É E, COMO é como holístico com a SUA integridade e dimensões, mas é lhe franqueado a porta de intemporalidades e glórias da participação divina pelo humano (II PEDRO 1:4).
3.5. Os crentes tiveram o início único dessa experiência nas grandes maravilhas e milagres de Deus, em que o climax é no momento batismo, no Pentecostes e NO novo PENTECOSTES VINDOURO, que acontecerá pouco antes da segunda vinda de Cristo.
3.6. Ao dar-se a ressurreição, o Cristão deixou de sentir medo para com a morte. A ousadia, martírio, milagres e maravilhas dos seu testemunhos com Cristo é a prova, que Cristo ressuscitado age sempre pela fé e em unidade ou união em cada crente para o mundo. A eternidade ou reino de Cristo está no mundo por esses testemunhos, em que será pleno após o juízo da segunda vinda.
3.7. ENTÃO AFINAL O QUE É A RESSURREIÇÃO DE CRISTO? Acima de tudo, é o poder da nova que pela fé o crente tem com Cristo. Não se complique o que é simples e verdade sobre o significado e ao mesmo tempo a realidade da ressurreição, E PARA ISSO, sigam-se os passos dos discípulos, apostolos de Cristo e de outros como os soldados de Roma, os habitantes de JERUSALÉM, E TODOS OS QUE VIVEREM ATÉ AO FIM DO MUNDO COM O JUÍZO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO PARA A CRIAÇÃO DA NOVA TERRA POR CRISTO, COM OS TESTEMUNHOS E FATOS PROFÉTICOS QUE SE Deram, DÃO E DARÃO SEGUINTES:
3.7.1. O terror dos soldados, que desmaiaram e fugiram por verem a Cristo e os anjos, é quiçá talvez se tenham convertido mais tarde.
3.7.2. A alegria de Maria Madalena e de outras mulheres, em que Cristo as aceitou como discípulas, para pregação desta mensagem, sem diferença neste contexto, em relação aos restantes discípulos.
3.7.3. A incredulidade dos discípulos, que se converteram DOS ERROS de interpretação e das promessas proféticas.
3.7.4. A desistência dos APÓSTOLOS de EMAÚS, que renovaram as suas expectativas e de novo aceitaram o Cristo Deus Homem.
3.7.5. As dúvidas e ceticismo de Tomé, em que foi aceite a sua reivindicação de exercer a fé pelo ver, tocar e sentir e, ao mesmo tempo em optimiza-la só pela palavra de Deus.
3.7.6. A aceitação, mas também a recusa dos habitantes de Jerusalém, que viram a Cristo ressuscitado durante os dias seguintes em que Cristo andou com os crentes.
3.7.7. A aceitação da comissão em DIVULGAR A ressurreição SÓ PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, COM todas as experiências E PRESENÇA INTERIOR DE Cristo PARA TESTEMUNHAR Ao mundo, ensinando e VIVENDO E PARTILHANDO em atos (Mateus 28:18-20 e Atos 1:8 TIAGO 1 E 2), para TODOS OS OUTROS TAMBEM PODEREM acreditar pela fé e serem batizados, para a ressurreição da Nova e eterna vida em Deus.
3.7.8. A desorientação dos discípulos aquando da Ascensão de Cristo, em que dois anjos lhes tiveram de novo exortar: aquele Jesus que vistes ir, de novo virá (ATOS 1:10-12), mas em muito maior glória (Mat 24 e Apoc. 19).
3.7.9. O testemunho de todos os crentes em Cristo no mundo através da presença e ação do Espírito Santo, que aceitariam a Cristo ressuscitado, não temendo nem morte, nem sofrimento, nem perseguição, porque vivem diariamente a morte ressurreição de Cristo (ROM 6), para a vida eterna, que começa parcialmente aqui e será plena após a ressurreição final para a vida eterna. A ressurreição de cada crente só o será constantemente, se viver e testemunhar aos outros. A RESSURREIÇÃO COM CRISTO, SÓ É, SE E SÓ SE FOR EXERCIDO CONSTANTEMENTE PARA O PRÓPRIO CRENTE E PARA COM OS OUTROS. A MISSÃO CONJUGA-SE SEMPRE COM OS DONS NA IGREJA AO SERVIÇO DE TODOS NO INTERIOR E NO MUNDO. NÃO EXISTE MISSÃO NO EXTERIOR, OU COMISSÃO, SEM DONS, SEM SANTIFICAÇÃO, E SEM VISÃO PROFÉTICA.
3.7.10. A aceitação pela fé da ETERNIDADE NA VIDA do crente, PELA VIDA, MORTE, INTERCESSÃO E RESSURREIÇÃO DE CRISTO, QUE SERÁ GLOBAL E UNIVERSAL, NA NOVA TERRA PROMETIDA POR CRISTO (João 14:1-4, Apocalipse 21 e 22) em que a eternidade na sua plenitude será a vida dos crentes em Cristo pelo Espírito Santo na glória de Deus Pai.
João Cavaco
LISBOA_PORTUGAL da UE
CAPÍTULO I DE II
COMENTÁRIO I SOBRE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO EM MARCOS 16
1. A TRISTEZA DO ESQUECIMENTO SOBRE A MORTE E A ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO PROMETIDA POR CRISTO
A primeira grande lição da ressurreição é que só existe tristeza constante em vez de passageira, porque as pessoas se esquecem de que a MORTE É UM SONO (ver João 11 e I Cor 15) e de que as promessas da palavra de Cristo são sempre e sempre cumpridas. Se pois Cristo prometeu ressuscitar após a sua morte, então é porque ressuscitaria. O mesmo se passa HOJE, em que:
1.1. Se troca a situação da morte por uma imortalidade falsa provinda do paganismo espalhado a partir da primeira mentira de Satanás no mundo, e de Platão e, que corrompeu as igrejas cristãs da existência de uma alma viva que se desencarna após a morte (João 11).
1.2. Se esquece a promessa de Cristo sobre o juízo final, com a ressurreição dos crentes para a eternidade durante a sua próxima segunda vinda e, das restantes pessoas para a segunda morte, que escolheram em vez de Deus (S. João 5:38-39, I Cor 15 e MATEUS 24).
EM suma não acredite, quando se diz que quanto mais se sabe, ou se conhece e, que leva a maior sofrimento. Acrescente sempre: só nos casos que são para o mal, e isso não é conhecer a Deus, e muito menos para as suas bênçãos do prometido bem. O próprio Cristo diz: a verdade vos libertará (João 8:32). OU não fora, até à própria crente Maria Madalena, após a ressurreição, quis abraçar a Cristo e este recusou porquê? O próprio Cristo explica: porque ainda não subi para Deus Pai. Mas, se por hipótese da teoria da alma desencarnada, Ele na morte tinha estado com Deus, porque estava a dizer que ainda não tinha visto o Pai?
Mas, é então a promessa ao ladrão na cruz, de que estaria nesse dia com ele no céu? Outra falsidade com base na má interpretação e sintaxe do diálogo entre Cristo e o ladrão: em verdade te digo hoje, ((VÍRGULA)) estarás comigo no paraíso! Mas quando? Hoje, ou quando entrar no seu reino. Claro que só quando entrar no seu reino, na sua segunda vinda, em que haverá a ressurreição, em que se executara o juízo de Deus. Portanto é falsa essa doutrina da morte, porque durante o falecimento a pessoa dorme, deixa de existir como ser holístico, devido ao efeito do pecado que destrói todos os factores da holisticidade humana, principalmente o mais predominante, que é a relação com Deus, que deixou de existir.
2. A CONFUSÃO DO DIA DE GUARDA DO DOMINGO
Será que Cristo quis fazer do Domingo o dia de guarda, ou se descanso, ou o dia das práticas religiosas? Obviamente que não e, nem os próprios cristãos tinham sequer isso em mente, pois ELES CELEBRAVAM A RESSURREIÇÃO, MAS NUNCA UM DIA DA RESSURREIÇÃO devido às seguintes razões :
2.1. Cristo declarou que Ele (como Deus) era o Senhor do dia de Sábado (ver Marcos 2), e que esse dia fora feito propositadamente para o homem na criação daí em diante, para a sua relação como criatura, para com o Deus CRIADOR. O vínculo de um dia de adoração em toda a Bíblia SÓ FOI PARA SEMPRE, ESTIPULADA PARA O SÁBADO. Para a ressurreição a celebração foi dada no batismo.
2.2. Cristo cumpriu ou AMPLIOU (da palavra perot que quer dizer ampliar) a lei ETERNA dos mandamentos (Mateus 5:17-19, ÊXODO 20 e Deut 5, Tiago 1 e 2, Hebreus 10) como exemplo e representante do homem, na sua relação perfeita de fé para com Deus. Cristo ampliou e aprofundou a lei eterna dos dez mandamentos, na sua síntese (amar a Deus e ao próximo), no seu alcance interno e externo (não são só atos, mas também pensamentos, intenções, ideias, interesses, valores, emoções, atitudes), no seu objetivo de apontar a Cristo, etc, etc.
Note-se que Cristo é o representante de Deus e do homem, e que durante a sua ausência, está representação DUAL, SÓ É DELEGADA, OU TRANSFERIDA AO ESPÍRITO SANTO E, NUNCA A QUALQUER TIPO DE AUTORIDADE HUMANA OU ESPIRITUAL, MESMO QUE DIGA SER IGUAL A CRISTO (aliás esse será o pior dos enganos no tempo do fim conforme I TESSALONICENSES).
2.3. Os seus discipulo/as, ao depositarem a Cristo no sepulcro, fizeram-no na sexta-feira e descansaram no dia de sábado como o mandamento (ver Lucas 23:54-56) e, só foram ao sepulcro no Domingo, como primeiro dia dos sete dias designados ao ser humano, desde a criação, para serem vividos como ciclo temporal de existência humana. TODO O SER HUMANO, MESMO SEM QUERER ESTÁ, PARA SEU BEM DE QUALIDADE DE VIDA, A SER CRIACIONISTA ao viver 7 dias da semana.
2.4. Cristo para MEMORIZAR E VIVER a RESSURREIÇÃO NO QUOTIDIANO É NA ETERNIDADE, designou o batismo, como é descrito por Paulo no capítulo 6 de Romanos. Nunca o sábado em Cristo deixou de ser um dia para celebrar a criação, incluindo o sentido da libertação da escravidão ao pecado, da redenção, da santificação, atraves do DESCANSO, DA BÊNÇÃO E DA SANTIFICAÇÃO DESSE DIA TEMPO NESSE DIA. Deus acima de tudo é CRIADOR PARA SER ADORADO COMO TAL NA RELAÇÃO CRIADOR / CRIATURA, mesmo na salvação e, para o homem não se esquecer GRAVOU NO TEMPO as origens da onde vem, para onde vai e o que anda por cá a fazer. Nesse DIA DE SÁBADO, as intensidades das relações espirituais são diferentes e, para isso o trabalho das suas labutas devem parar, para não o desconcentrar, do mais importante: O TEMPO DE SE ESTAR COM DEUS PELA FÉ e beneficiar da paragem física e do trabalho para estar junto com outras pessoas e com outras atividades. É Claro, que este não é tempo fanático, porque há atividades como a segurança da sociedade, a sua saúde, o tratamento aos animais, a comunicação, a energia etc, etc entre muitas, que devem ser reduzidas no possível. Note-se, sendo por vezes esquecido, o quarto MANDAMENTO, começa por referir a semana de TRABALHO, as suas ATIVIDADES, AS RELAÇÕES COM O PRÓXIMO E O AMBIENTE e, DEPOIS ENTÃO refere o sábado em si. Isto é significativo, POIS que no sábado HÁ um balanço do que foi feito antes, e ao nesmo tempo uma projeção da influência de DEUS, NO FUTURO A COMEÇAR NA PRÓXIMA SEMANA a SEMANA, de Domingo a sexta. OU seja, sábado, não é uma placa de Igreja, quatro paredes, um chão e teto com paredes e PORTAS, Cá sua diferença está no culto que se presta, com as suas crenças e rutualusticacquecaointembe sejam vividas com Deus. E quanto à sua eternidade esta é garantida em Isaías 66, pois O PRINCIPAL DE ADORAÇÃO NO SÁBADO É O SEU SENHOR QUE É CRISTO. Juntam-se SE AQUI O CARÁTER DE DEUS E FACTORES DA PALAVRA E O TEMPO HUMANO, PARA SE PROCURAREM AS RELAÇÕES DE INTEMPORALIDADE DE DEUS.
2.5. A MUDANÇA DO SÁBADO PARA o Domingo DEVEU-SE aos momentos no séc III A V DC, EM QUE o império Romano deu o poder ao bispo de Roma, durante a queda do império, para atrair os cristãos e pagãos que adoravam o dia do Sol do império. Esta concessão do dia santo, das imagens de santos no culto e da aceitação da falsa imortalidade da alma (em vez de evidenciar a ressurreição), foram o início de uma relação de concessões políticas e religiosas, que desembocou na união Estado e religião, que originou a escura idade média de perseguições aos cristãos. A partir daí, surge a Igreja católica romana até aos dias atuais com estes erros não concordantes com a palavra de Cristo e do Espírito Santo.
Continuemos em relação à ressurreição!… (ver cap II A SEGUIR EDITADO NESTE YOUTUBE)