LEVÍTICO 11 | Vai na Bíblia #6h07club

All Comments

  • DEUS ABENÇOE VCS

    @user-lk4il7du8f 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Glória

    @deborahghilardi8608 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Bom dia tava sumido

    @robertolinorodrigues2965 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • eles utilizavam pombas e rolas como sacrifício à Deus…

    @ferreirarochaa11 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Olha eu aqui atrasada no 6h07 😂 tinha que ter um biólogo pra ler junto esse capítulo hein?

    @samiraemanuela 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • galinha à cabidela também é preparado com sangue

    @tarsismarine7419 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Primeira vez

    @aurelinasilva4846 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Apaz

    @aurelinasilva4846 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Esdras, Deus abençoe você e o seu ministério.

    Sobre animais impuros e puros!

    Eu particularmente acredito que ainda vale!

    Existem algumas passagens na Biblia, em que Deus afirma e reafirma o que podemos ou não comer.

    – Levítico 11

    – Deuteronômio 14:3, que inclusive lista alguns animais a mais, para obtermos mais entendimento sobre isso.

    Por exemplo, o Urubu; é completamente prujudicial a saúde, comer um animal que se alimenta de carne podre, que poderia nos trazer algum dano a saúde, então; Deus faz esta orientação, até mesmo para que tenhamos um cuidado maior com nosso corpo que é o Tempo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) e, sendo assim, devemos cuidar do nosso corpo independente da epoca em que vivemos, quer seja no antigo testamente ou novo ou hoje.

    Isaías 65:3-4 é outro exemplo, onde fica claro que comer carne impura irrita a Deus.

    O Corpo das pessoas que viviam no antigo testamento é o mesmo corpo das pessoas que vivem hoje, e se irritava Deus antes, certamente irrita Deus hoje.

    Algumas pessoas podem argumentar o livro de Marcos ou Mateus

    – Marcos 7:9.

    – Mateus 15:1-20

    Mas estudando sobre um contexto mais amplo, vimos que os fariseus falam sobre comer sem lavar as mãos, e naquele momento, sendo os discipulos Judeus, certamente não havia animal impuro na mesa.

    Onde Jesus chamou os farieus de hipocritas por criarem leis próprias

    E afirma:

    "Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro"

    Em Atos 10:9-16.

    No meu entendimento, analisando o contexto.

    Deus deu uma visão a Pedro, e que Pedro só entenderia essa visão, mais adiante.

    No versiculo 25, vemos Pedro repreendendo Cornélio, porque ele havia se ajoelhado diante de Pedro. Logo vemos Pedro dizer que a religião dos judeus não permitia amizade entre Judeu e gentil, mas Deus mostrou a Pedro atráves da visão, que os Judeus não deveriam chamar impuro ou sujo homem nenhum; os animais impuros na visão, representa os não Judeus, a quem os Judeus consideravam impuros.

    Observo que, naquela época, não existia o novo testamento, até porque ele ainda não havia sido escrito, então todo o povo seguiam as leis do antigo testamento, como por exemplo, por várias vezes o próprio Jesus, utilizou-se de passagens de Isaías para pregar.

    Onde o próprio Jesus afirmou que não veio revogar a Lei, mas cumpri-la.

    @wagnerfillio1031 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Embora a ingestão destes alimentos seja considerada pecado, neste capítulo, o maior sentido da proibição, não era o de ferir a santidade de Deus, mas a saúde e o bem-estar do povo. Precisamos entender isso! O nosso pecado não agride Deus em nada, afinal, nosso erro, é NOSSO. O que na verdade incomoda ao Senhor, em nosso erro, são as consequências que eles terão sobre nós mesmos.
    Especificamente neste capítulo, ao ferir esta proibição, os israelitas estavam abrindo brechas em sua saúde que poderiam tirar suas vidas.
    Mais tarde, em Atos 10, vemos que o Senhor Deus dá ordem a Pedro para comer de todos os animais que ele estavam vendo, e o Senhor Jesus em seu ensino, nos mostrou que o contamina o homem é o que sai de sua boca e atitudes, e não o que entra. “Ao dizer isto, Jesus declarou “puros” todos os alimentos” (Marcos 7:15-19). O amor de Deus é maravilhoso, graça e paz a todos vocês!!!

    @betesantiago5915 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • A paz do Senhor a todos que Deus abençoe a todos com esta leitura que sempre nos dá um grande aprendizado

    @nidisimoes8235 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 😊🙏

    @marciaferreira1280 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Glória a Deus por mais um dia de leitura bíblica.

    @thiagomes86 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Vai abrir os brônquios 🏊🏽‍♀️🏊🏽‍♀️🏊🏽‍♀️

    @godskingdomservant3191 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Coloca Emy pra nadar 🏊🏽‍♀️🏊🏽‍♀️🏊🏽‍♀️

    @godskingdomservant3191 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • A paz do Senhor , poso comprar o curso mesmo depois dele haver encerrado. .?

    @jaciarajesuslima7999 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Obrigado pelo canal e pelo apoio na compreensão da leitura, Esdras. Conheci o canal a alguns anos e foi muito importante pra aumentar o conhecimento a respeito de Deus. Comecei a acompanhar o 6h07 em Hebreus, e vamos seguindo!

    @th4l3zEdits 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Aprendi muito neste quase um ano de leitura

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • carne de coelho é doce

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.46, 47 — Essa declaração resume o conteúdo e o objetivo do capítulo ao listar, novamente, os quatro principais grupos de animais: para fazer diferença entre o imundo e o limpo. Estas eram normas tanto para os sacerdotes quanto para o povo. Os sacerdotes tinham a responsabilidade de ensiná-las aos israelitas.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.45 — Deus reafirma Sua identidade com objetivo enfático. Depois, Ele fala do magnífico compromisso com os israelitas. Seu propósito ao fazê-los subir da terra do Egito foi para que se tornasse seu Deus. O povo deveria ser santo porque a natureza do Senhor é santa.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.44 — Eu sou o Senhor, vosso Deus. O termo Senhor corresponde no original a Yahweh, o nome pelo qual Deus se revelou a Moisés (Ex 3.14,15; 6.2,3). Logo, vós vos santificareis e sereis santos porque eu sou santo era uma ordem vinda diretamente do Todo-poderoso, e o princípio fundamental do chamado código de santidade dos capítulos 17— 26. Ser santo quer dizer estar separado. Deus é santo como o transcendente Criador, que está acima da criação e separado dela. Estar separa do para Deus é mais importante do que estar separado das outras coisas. Visto que nós, como povo de Deus, estamos separados para Ele, ficamos cada vez mais parecidos com Sua imagem, a fim de que nos tornemos as pessoas que Ele tinha a intenção de que fôssemos quando criou o primeiro homem e a primeira mulher, conforme Sua imagem (Gn 1.26,27). A santidade no povo de Deus envolve graça, retidão, integridade, paz e misericórdia, pois estas são as características daquele que nos resgatou e a quem servimos.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.39, 40 — A expressão se morrer algum dos animais se refere aos animais que morriam de causas naturais, e não àqueles que eram mortos para a alimentação. O cadáver fazia com que a pessoa que o tocasse ficasse imunda porque o sangue dele não fora drenado. Comer dessa carne ou carregar esse corpo era considerado pior do que apenas tocá-lo, e isso requeria uma purificação maior – lavar as vestes e esperar até à tarde. Comer a carne sem esvair seu sangue aparentemente não era uma ofensa tão séria quanto comer ou beber o sangue em si (Lv 7.26,27). Carregar a carcaça pode ter sido inevitável em muitas situações – transportar o animal para enterrá-lo, por exemplo. A impureza não era uma questão moral, pelo menos não a maneira como uma pessoa se tornava imunda.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.32-38 — Estas são as regras para os utensílios domésticos tocados pelos cadáveres dos animais pequenos e imundos. Isto acontecia quando as criaturas caíam sobre os objetos ou dentro deles. Novamente, a boa higiene era um importante objetivo destas instruções, mas o propósito principal era evitar as coisas associadas com a morte e a desordem. Um corpo, a menos que fosse de um animal limpo e preparado para a alimentação, sempre contaminava qualquer um ou qualquer coisa que tivesse contato com ele.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.27,28 — Todos os animais que andam sobre as suas patas eram imundos porque não tinham o casco fendido. Exatamente como descrito anteriormente, tocar as carcaças de tais criaturas fazia com que a pessoa ficasse imunda, e carregar o cadáver tornava o indivíduo ainda mais imundo, o que exigia uma purificação mais profunda.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.26 — A palavra cadáver não está no texto em hebraico, mas é claro que há esse sentido aqui. Um animal considerado imundo que estivesse vivo, tal como um jumento ou um camelo, não podia fazer com que a pessoa se contaminasse com a sua impureza apenas tocando-o. Caso contrário, os indivíduos ficariam imundos todo tempo.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • dizem que o camarão é a barata do mar….

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.4-7 — Muitas espécies são especificamente citadas como imundas porque possuíam uma das características dos animais limpos, mas não as duas. Ter um traço e não o outro não era o bastante para se considerar um animal como limpo. Mesmo que pareça que somente o fato de se conhecer esta regra tornaria tudo bastante claro, Deus, em Sua graça, deu-lhes exemplos e até mesmo uma base racional. Assim, ninguém precisava preocupar-se com dúvidas acerca da alimentação ou se quebrara ou não a Lei. O fiel de hoje, que busca evitar o pecado manifesto, encontra a mesma graciosidade divina.

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • 11.1-47 — Alguns animais eram admitidos para alimentação (limpos), mas outros não apropriados para o consumo (imundos). Várias explicações desta divisão foram propostas, contudo a maioria não consegue esclarecer completamente tal questão. O entendimento popular diz respeito à higiene e saúde. Animais imundos eram proibidos como alimento porque carregavam doenças (como por exemplo a carne de porco, triquinose; a lebre e os coelhos, tularemia), ou porque muitos deles co miam carcaças putrefatas, o que podia transmitir outras moléstias ao seres humanos. Isso é verdade, mas tal constatação faz parte das modernas descobertas da medicina. Se a higiene e a saúde fossem a razão para a proibição do consumo de certos animais, seria mais fácil Deus dizer que a carne de porco precisava ser bem cozida, o que previne a infecção humana por trichinella (causadora da triquinose). E o mais importante, alguns dos animais não permitidos para a ingestão não transmitiam necessariamente doenças, e outros, considerados limpos, transmitiam. Talvez a prevenção das moléstias tivesse sido um fator importante na declaração de certos animais como imundos, mas não poderia ser a principal razão para considerar tal coisa.

    Outra explicação diz que alguns animais eram usados nos sacrifícios pagãos dos povos que cer cavam Israel, e isso os tornava imundos. Entre tanto, tal motivo teria exigido que o carneiro e, acima de tudo, o boi – muito importantes nas religiões egípcias e cananeia – fossem declarados imundos, o que não aconteceu. Alguns estudiosos dizem que o limpo e o imundo foram distinções arbitrárias que Deus usou para testar a fidelidade e a obediência de Israel. Entretanto, o povo tinha muitas outras oportunidades de demonstrar a fé e a obediência, da mesma forma que os fiéis modernos têm. Outros consideram que os animais limpos re presentavam as pessoas corretas e de fé, e os imundos retratavam os indivíduos perversos e infiéis. Tal aproximação alegórica não tem nenhum fundamento, pois está limitada à imaginação de quem a exprimiu, e por isso não deve ser levada em consideração. Uma melhor explicação é a de que os animais limpos foram determinados como tal porque suas características estavam associadas com a vida e a ordem na antiga cultura de Israel. Os imundos ligavam-se, pelos costumes antigos, com a morte e a desordem por causa de seus hábitos em seu habitat natural. A pureza ritual (limpeza), a santidade, a vida e a ordem eram conceitos associados. A impureza ritual (imundície), os hábitos leigos e profanos, a morte e a desordem formavam ideias agregadas. Esta aproximação transmite unidade a toda a seção no que diz respeito à distinção de limpo e imundo (capítulos 11— 15).

    @iaraamaral305 17 de maio de 2024 20:18 Responder
  • Grata

    @carmencarmen3586 17 de maio de 2024 20:18 Responder

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