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Nosso próximo encontro será na sexta-feira, 08/01/2021 às 10:00 para conversarmos sobre Números 🙂
(Vamos tirar férias dos projetos de leitura do canal no mês de dezembro e voltamos em janeiro! Assim, dá tempo para colocar em dia a leitura e acompanhar os próximos vídeos! 😉
Obrigada
Parabéns por ler Levíticos todo.
Eu li uma porção de vezes.
É duro.
Nunca pensei que eu fosse me divertir tanto acompanhando a Tati fazendo resenha dos livros da Bíblia. ❤👏😂 Sensational
Sou cristã e tô amando acompanhar sua leitura, suas duvidas e etc 😂❤👏 muito bom
Eu ri na parte do "Deus gostava de churrasco caprichado" kkkkkkk
Essa interpretação do bode Azazel não é bíblica (são de seitas,). Na verdade o bode que é sacrificado e o bode que é solto no dezerto, o chamado bode Azazel (ambos representam a Cristo).Jesus pagou por nossos pecados sendo sacrificado na cruz e morreu fora da porta, e deserto representa que Deus esqueceu nossos pecados, ele levou para longe de nós.
Leia esse texto abaixo. O autor explica de maneira correta.
Lucas Banzoli
Teologia, História e um pouco mais
107O que o "bode para Azazel" representava?
13 de setembro de 2018
Para que sejam dados os devidos créditos, este artigo é totalmente baseado na troca de e-mails que tive com um leitor chamado Márcio Antônio em 8 de Janeiro de 2014. Ou seja, os argumentos aqui são essencialmente dele, que eu aqui reproduzo e amplifico por concordar com o que ele trouxe e por achar pertinente compartilhar com vocês. Indo direto ao ponto: o que era o “bode para Azazel”? Levítico 16:20-22 afirma:
"Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo. Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniquidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso. O bode levará consigo todas as iniqüidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto” (Levítico 16:20-22)
E então o verso 26 complementa:
“Aquele que soltar o bode para Azazel lavará as suas roupas e se banhará com água, e depois poderá entrar no acampamento” (Levítico 16:26)
Além deste “bode emissário”, havia outro bode, que era sacrificado em holocausto:
“Receberá da comunidade de Israel dois bodes como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto. Arão sacrificará o novilho como oferta pelo seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família. Depois pegará os dois bodes e os apresentará ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro. E tirará sortes quanto aos dois bodes: uma para o Senhor e a outra para Azazel. Arão trará o bode cuja sorte caiu para o Senhor e o sacrificará como oferta pelo pecado. Mas o bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel será apresentado vivo ao Senhor para se fazer propiciação e será enviado para Azazel no deserto. Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado” (Levítico 16:5-11)
Em resumo, havia dois bodes; um era sacrificado e o outro enviado para longe, “para Azazel” (mas mantido vivo). Os teólogos, em toda a história, têm concordado que o bode sacrificado representava Cristo, mas ainda paira uma certa dúvida em relação ao segundo bode, cuja incógnita é tanta que a Concordância de Strong afirma em seu verbete apenas que “Azazel” tem “sentido duvidoso” (#5799). Isso leva alguns a pensar que Azazel é uma figura do próprio Satanás. Inclusive para a demonologia católica Azazel é um dos sete “arque-demônios” de Satã, em contraponto aos sete arcanjos de Deus na teologia deles.
Contudo, não há nada que prove ou faça supor que Azazel seja um demônio. Na verdade, Azazel não é o nome do bode, mas sim de alguma coisa para a qual o bode é levado. Por isso se diz que o bode é levado para Azazel, e não que existe um “bode Azazel”. Na verdade, ao que tudo indica, Azazel é um lugar para onde o bode era levado, representando a transferência dos pecados que são levados a um lugar distante, significando que Deus se “esquece” definitivamente deles, quando os confessamos com arrependimento.
Em outras palavras, ambos os bodes representam Jesus, mas cada um aborda um aspecto diferente do que Jesus fez por nós. Um representa o fato de Jesus ter morrido por nós e a partir disso podermos obter o perdão dos pecados, e o outro representa o fato de Deus “levar para longe” esses nossos pecados. Essas duas tarefas distintas que Cristo realizou por nós podem ser conferidas em textos como 1ª João 1:9, que diz:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ª João 1:9)
Como vemos, Cristo perdoa e purifica. “Purificar” é o que foi simbolizado pelo bode imolado, que significa “limpar, tornar puro, eliminar a sujeira” (#2511), encaixando-se perfeitamente no que o sangue de Cristo fez conosco, lavando-nos completamente. E quanto ao perdoar? De acordo com o dicionário de Strong, significa “enviar adiante, enviar para longe” (#863). Ou seja, perdoar os pecados significa “levar para longe” os pecados, que o bode emissário simbolizava.
João 1:29 diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. “Tirar”, no grego, é “levantar e carregar para longe, com o sentido de retirar, remover; retirar ao carregar sobre si mesmo” (#142). Cristo cravou os nossos pecados na cruz (=bode imolado), e ao mesmo tempo os levou para longe (=bode emissário). Não à toa, Miqueias 7:19 diz que Deus lança os nossos pecados nas profundezas do mar, figurativamente o lugar mais distante e remoto possível.
Portanto, os dois bodes representam as duas funções que Jesus fez por nós: ter morrido pelos nossos pecados e os lançado para o mais longe possível. Essa não foi a única vez em que esse tipo de simbolismo aparece em Levítico. Há um caso extremamente semelhante, em se tratando de aves. Está dois capítulos antes, no cap. 14, que diz:
“Disse também o Senhor a Moisés: Esta é a regulamentação acerca da purificação de um leproso: ele será levado ao sacerdote, que sairá do acampamento e o examinará. Se a pessoa foi curada da lepra, o sacerdote ordenará que duas aves puras, vivas, um pedaço de madeira de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo sejam trazidos em favor daquele que será purificado. Então o sacerdote ordenará que uma das aves seja morta numa vasilha de barro com água da fonte. Então pegará a ave viva e a molhará, juntamente com o pedaço de madeira de cedro, com o pano vermelho e com o ramo de hissopo, no sangue da ave morta em água corrente. Sete vezes ele aspergirá aquele que está sendo purificado da lepra e o declarará puro. Depois soltará a ave viva em campo aberto” (Levítico 14:1-7)
Mais uma vez, vemos o mesmo procedimento: duas aves (à semelhança dos dois bodes), sendo uma sacrificada (como o bode imolado) e a outra mantida viva para ser solta “em campo aberto”, à semelhança do bode mantido vivo e levado “para Azazel”. É muito frequente em Levítico Deus simbolizar uma mesma coisa com vários ritos distintos, como ocorre aqui. E da mesma forma que não faz sentido dizer que essa ave solta era um demônio ou que era levada para um demônio, também não faz sentido interpretar Azazel como sendo um. Este também foi o entendimento de muitos rabinos, que pensavam que Azazel era um local no deserto para onde o bode era enviado, embora a informação sobre o local preciso tenha se perdido com o tempo, levantando esse tipo de mistério e polêmica.
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Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (http://www.facebook.com/lucasbanzoli1)
http://www.lucasbanzoli.com/2018/09/o-que-o-bode-para-azazel-representava.html
Uma dúvida, as pessoas nos comentários dizem que essas leis foram escritas para orientar o povo durante a imigração pelo deserto. Mas esses livros, principalmente as passagens das leis, foram escritos por sacerdotes após o exílio na Babilônia pelos persas. Então não faz sentido alegar isso, certo?
Sobre o bode expiatório, é bom lembrar de um detalhe. Quando Cristo morre em expiação dos pecados da humanidade e seu sangue purifica os pecados dos homens, Pilatos oferece ao povo a possibilidade de escolher quem vai ser morto e quem vai ser libertado. Barrabás, um criminoso, é escolhido para ser libertado. O sacrifício do bode é um prenúncio do sacrifício de Cristo.
Cada praga do Egito é um ataque direto a um deus egípcio. A penúltima, trevas, atacam o maior deles o deus Rá, o que vence as trevas da noite todos os dias. Yaweh o derrota em sua terra. A última, a morte dos primogênitos mata o deus faraó… enfim… é isso!😊
nunca pensei que uma ateia ia evangelizar .olha
❤
Não transar com a mulher do próximo do teu Povo!! Hmmm acho que vai sobrar para as mulheres descendentes do Ismael e seus maridos… CHIFRE AUTORIZADO AQUI… Hahahahahaha aliás isso é assim também entre os Ianomamis e seus adversários e inimigos. Isso é antropológico e biológico.
Mulher menstruada sem modes não deveria ir a lugar nenhum. Sempre é um grande risco.
Eu vi Azazel e so lembrei do Suoernatural 😅
Só lembrando que mts das regras do AT eram aplicáveis ao povo de israel e em um determinado período e contexto específico. Essa questão das roupas e tecidos não é aplicável nos dias de hj
Até mais;
Parabéns…estou adorando
43:32 e existe judeu miseravel ? 😂
11:50 levitico 14, sobre o mofo, é uma profecia linda sobre o fim dos tempos. Se a casa (mundo) estiver infectada com mofo verde e vermelho (pensem aí nos movimentos modernos que a cor que as simboliza é verde ou vermelho),o sacerdote (Cristo) vai tirar as pessoas de dentro dela(arrebatamento), fechá-la por 7 dias (tribulação) e quem ficar dentro da casa deverá lavar suas vestes (se arrepender de seus pecados e seguir a Deus). Se ao fim de 7 dias ele voltar e o mofo tiver piorado ela será destruída (dia da Expiação) jogada fora da cidade em um lugar imundo.
10:02 a questao dos tecidos é simbolica. O linho é considerado nobre, coisa pura e boa, e a lã é símbolo do pecado. Não misturar coisas santas com coisas profanas ou do mundo.
8:03 a palavra é unção
❤
O melhor dos vídeos está sendo aprender com os comentários 😂 obrigadaa pessoal, continuem!
"Deus não ama um churrasco", quem iria comer dessa carne eram os sacerdotes e alguns levitas. A questão era a gratidão, abnegação de dá o melhor para quem te abençoa. E não a cria (res ou caprino) mais doente, raquítica do rebanho.
O livro que quase me fez desistir da leitura literária da Bíblia, rs. Achei pesadíssimo, porém até agora foi o livro de onde consegui extrair mais conhecimento. Senti falta de te ouvir falar sobre Moloch, já que existem algumas referências literárias que fazem paralelos com este personagem medonho. Levei 9 meses para vencer este livro, espero não levar mais 9 meses para ler Números kkkk
Beijos e parabéns pelo trabalho 💓
Muito bom! Obrigado pela elaboração desse estudo.
Ansiosa pra você chegar no Novo Testamento 😊