Como entender a parábola das dez virgens citada em Mateus 25:1-13.



Prof. Leandro Quadros – Na mira da verdade.

Mensagem Divina

All Comments

  • PARABÉNS PELAS PEQUENAS PALAVRAS ESCLARECER MUITO BEM PROFUNDAMENTE

    IPJUD OFICIAL 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Não podemos lê a bíblia pura e simplesmente. Nessa parábola existe uma história dentro da história.
    Em nenhum lugar do mundo existe a tradição ou o costume ou existiu lei que permitisse ou permita 10 moças se casarem com o mesmo marido. Existe no oriente médio,por exemplo na Arábia a tradição e o costume onde o marido pode se casar com.ste quatro esposas,isso se ele provar.wue teria condições financeiras de assumir todas elas,cada qual cada uma numa casa e com todos os direitos iguais. Ainda assim essas quatro moças não poderiam casar no mesmo dia na mesma cerimônia ,isso seria impossível. O casamento seria uma por vez e com intervalo mínimo de pelo menos sete dias um do outro. No caso da parabola,as 10 virgens não são a noiva,e sim convidadas para as bodas do casamento. O fato de cinco serem prudentes e as outras cinco loucas ou imprudentes,isso nada tem haver com porcentagem do tipo: metade vai subir a outra metade irar ficar. O número 5 na bíblia representa a graças de Deus. Pois bem,a noiva da parábola,embora ela não.spareca na cena ,ela é Israel 🙌🙌🙌. E embora as virgens não sejam noivas,ela é a igreja 😂; deu nó na cabeça? 😂🤔. Oque foi dito no vídeo é uma falácia,uma mentira anti bíblica representada pela Teologia da substituição também conhecida como Supersessionismo. Essa teologia atravéz de sua teoria declara que,Israel ,como nação tendo falhado com Deus,ela foi substituída pela igreja. Declara ainda que Israel está fora dos planos de Deus e que perdeu seu status de povo eleito de Deus,assim ,a igreja passou a ser o verdadeiro Israel de Deus,oque também sustentaria a transferência de todas as bençãos profetizada pelos profetas judeus no A.T para a igreja, retirando por fim do povo judeu total e qualquer chance ou direito de ser novamente uma Nação soberana na terra de Israel, conforme prometido por Deus aos Patriarcas e seus descendentes. A propósito ,as duas principais tendências da interpretação Teológica quanto a questão Israel e a igreja, são:
    1)- A igreja é a continuação de Israel( Teologia da substituição/ Teologia do pacto);
    2)- A igreja é diferente e distinta de Israel ( Dispensacionalismo / pré – Milenismo).
    Algumas perguntas cruciais a teórica da substituição.
    1)- como fica o renascimento do moderno estado de Israel?🤔 A restauração do moderno estado de Israel é,assim ,um acidente,sem nenhuma credencial Bíblica? Os cristãos que crêem que tal restauração é um ato de Deus,em fidelidade a Sua aliança estabelecida com Abraão cerca de 4000 anos atrás, são.considerados enganados?🤔 Esta é a posição básica dos adeptos dessa Teologia.
    Existe grande problemas com essa opinião,tais como: a existência continua do povo judeu durante os séculos, inclusive na terra de Israel ,e especialmente,a restauração do moderno estado de Israel no ano de 1945. Se Israel tem sido condenado por Deus,como dizem,e não há nenhum futuro para a nação judaica,como podemos explicar a sobrevivência sobrenatural do povo judeu durante os últimos 2000 anos apesar de muitas tentativas de destruir essa nação?🤔 Como poderemos explicar o motivo de Israel ter ressurgido como uma nação super potente no século 20 depois de não existir por quase 1.900 anos? Será mesmo que todas as bençãos prometidas a Israel foram de fato transferidas A igreja? Bom,se houve uma transferência realmente para a igreja, as maldições ficaram onde? 😂 Porque tal como Israel dos tempos do profeta Oséias,a igreja de hoje se prostitui de forma bizarra em nome de um Deus que dirá: " nunca vos conheci..(…) apartai- vos de mim vós que praticais há iniquidade..(…).
    O profeta Jeremias no cap 35-37 declara que Israel jamais deixará de ser a uma nação. Em apenas um sermão o apóstolo Paulo se refere três vezes a Israel como uma entidade ininterrupta ( atos 13:17 e 23,24) E sobre só doze portões da Jerusalém celestial estão escritos os nomes das doze tribos dos filhos de Israel ( AP 21:12) . Junta-se a isso os nomes dos doze apóstolos do cordeiro nos fundamentos ( Ap 21:14) Jerusalém:- Deus escolheu dizendo " porei o meu nome nela para sempre" ( 2 Reis 21:17 e 2 crônicas 33:7).
    A igreja :
    A igreja edificada pelo messias ( Mt 16:18… " Também eu digo que tu és Pedro,e sobre está pedra edificarei a minha igreja ,e as portas do inferno não prevaleceram contra ela".

    Poderia ir além,porém fico até aqui e digo que está teologia que tenta substituir Israel e colocar há igreja não é bíblica. Israel é uma instituição criada por Deus e distinta e os planos de Deus iram se cumprir todos um por um a nação. Como tbem a igreja é uma instituição distinta e criada por Deus em Atos 2,porém a pregação do evangelho a ordem.foi Jerusalém e toda a Judéia e depois os confins da terra,e nós fomos alcançados 🙌.
    Não vós deixe enganar com esses falsos profetas que usam o nome de Deus para confundirem o povo.
    Que Deus os ajude e tenha misericórdia de nós.

    Ney 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Erro feio nessa professor, quer dizer que o azeite é o Espírito Santo? Ok tudo bem, as loucas foram compra Azeite, então o Senhor estar dizendo que o Espírito Santo pode ser comprado? Meu Deus a Parábola não está falando da Igreja, a Parábola está falando de Israel que rejeitou o seu Messias quando ele esteve aqui.

    I P REMANESCENTES EM CRISTO 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • quem é a noiva?

    Sonia Morais 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Como o azeite representa o Espírito Santo ser o Espírito santo não ser vender e nem ser compra, é nessa parábola aí ah uma proposta de compra e tbm uma busca para compra na mão dos mercadores, as viagens imprudente vão compra e encontra o azeite, meio estranho de ser o Espírito Santo aí. Na palavra diz luz para meus caminhos e a tua palavra, aí não significa a palavra do Senhor não? Que por falta de conhecimento mts seram enganados.

    Adenisa Dos santos 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Glória a Deus

    thiagotj 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • As virgens imprudentes tem muitos os falsos pastores que fazem tudo em troca de dinheiro e os padres bispos e o papa que pensa que ser outro jesus

    Odair Jose 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Glória Deus

    Fatima Nascimento 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • AS NESCIAS SÃO:
    AS QUE COMPRAM,E VENDEM O EVANGELHO,ESSES TAIS NÃO ENTRARAM NO REINO.

    Claudio Matoso 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • AS NESCIAS SÃO:
    AS QUE COMPRAM,E VENDEM O EVANGELHO,ESSES TAIS NÃO ENTRARAM NO REINO.

    Claudio Matoso 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • 10 virgens é a totalidade de Israel
    As virgens nao sao a igreja… o noivo nao iria se casar com as virgens …. elas sao madrinhas e nao a noiva…
    A Igreja é a noiva de Cristo

    O azeite aponta para a comunhao

    Virgens aponta para o sagrado é simplesmente uma forma de apontar a diferença do povo de Deus (Israel) para as demais nacoes naqueles dias … que se entendermos nao eram puras diante de Deus.

    Murillo Ilario 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Isso é bíblico? essa a interpretação de MT.13.1a13;

    Renato Silva Leal 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • eu tenho ouvido essa pregação e o pregador diz na interpretação que só 50% irão ser salvos e ditam alguma referências. dois estarão no campo um será tomado outro será deixado dois estarão deitado numa cama. etc…

    Renato Silva Leal 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Ensino errado. Heresia, distorção da Escritura! Procurem saber a verdadeira interpretação. Pois os filhos de Deus conhecem o Cordeiro!

    Carlos 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • O azeite não é o espírito santo pq o espírito santo não se vende e nem se compra,essa falta de azeite representa falta de comunhão com Deus

    Valdemir Gonçalves 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A resposta que gostaria de ter é que as 10 dormirão qual é a explicação sendo que as 5 prudentes dormirão também.

    Elisandra Zmieski 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • JESUS te ama e quer te salvar aceiteo e teu és o reino de DEUS nos não merecemos mas é o amor de DEUS

    Yuri Ranieri 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • À paz do senhor Jesus Cristo de Nazaré glórias há Deus aleluia amém por me explicar à leitura obrigada irmão.

    Matilde Silva 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Nessa parábola você fala que o azeite significa o Espírito Santos mais em decore da leitura diz que as imprudente pede o azeite emprestado e se for o significa que o azeite simplifica o Espírito Santo ou seja o Espírito Santo não pode ser emprestado , nem vendido como fala que as prudente fala pra elas comprar então não tem lógica que o azeite aí já o Espírito Santo coreto?

    Anderson Sousa Ferreira Ferreira 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Aleluia glória a Deus

    Jailda Andrade 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A igreja que fala ,somos nós e não essas sinagogas que existem hoje…ele está falando pra nós como igrejas de Cristo vigiar.

    🌻LEYDE NAZARETH 🌻 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Essa explicação aí desse pastor é furada, pois nenhum FILHO de DEUS ficará de fora das bodas do CORDEIRO, se ficou de fora é por que não era filho e sim bastardo…😏
    E a interpretação dessa parábola está totalmente equivocada.

    Wesley Silva 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Amém

    @ivanilza.dolzane missionária 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Amém maravilhosa essa explicação sobre a parábola das dez Virgens

    Adriana Goncalves 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Qual é o nome das noivas prudentes?
    A que Jesus esta comparando a lâmpada?
    A que Jesus esta comparando o azeite?
    Essa comparação esta para acontecer ou já aconteceu?
    Por que as virgens insensatas foram condenadas mesmo sendo noiva do mesmo noivo das prudentes?
    Quem tem a mente de Jesus sabe o que ele esta falando pois o mistério lhe é revelado.
    Por que Jesus usou o número 10 e não o número 12 ?
    O que o casamento representa?

    Flavio Sousa 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Gostei muito da explicação

    Fatima Ft 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Interpretaçao errônea! Essa parabola é para o povo de Israel,nao para a igreja! O azeite nao significa o Espirito Santo! Porque as imprudentes pediram emprestado e nao tiveram depois sairam para comprar o Espirito Santo é instransferível, e tbm nao se pode comprar!
    Depois que as imprudentes compraram o azeite e foram ate o noivo ele tinha fechado a porta nao as receberam! Deus nao refeita alguém que tenha o Teu Espirito!

    Jaciene Pereira de Oliveira 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A herança hermenêutica gentílica que aprendemos sobre a Bíblia é um tanto desastrosa quando se trata de alguns assuntos bíblicos e um deles é a "Parábola das dez Virgens" Na verdade, o que ocorrer em nosso meio é uma contravenção da linguagem hebraica, para interpretar essa parábola. Ao ponto de associá-la ao arrebatamento. Ao grosso modo de ver percebe-se que esta parábola não tem nada a ver com o arrebatamento. Aliás, é um erro gramatical afirmar tal coisa, sendo que o texto não faz menção a “noiva”, ou seja, figura de linguagem usada para designar a igreja. As virgens no texto é uma clara referência a nação de Israel (Jr 18.13, Jr 31.4, 13, 21; Lm 1.15, 2.13; Am 5.2)

    Eliomar Vanzeler 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Jesus mantenha minha lamparina acesa

    Inalda Ramos de Carvalho 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A paz irmãos o espírito santo não se compra não se vende abraços

    Gilberto Sebastão 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Hb 6 deixa bem claro quem essas imprudentes representam: aqueles que estão conosco mas não são filhos de Deus! Eles estão conosco, mas nunca foram salvos. E quando estes se chegarem dizendo que em nome de Jesus fizeram isso e aquilo, Jesus dirá: malditos, nunca vós conheci!

    Sintique siqueira ferreira 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Como assim as virgens tolas são os filhos de Deus que não entrarão nas bodas não tem concordância bíblica todos os filhos de Deus serão salvos pelo que eu saiba,essas cincos virgens loucas estão mais para o joio.

    Daniel Pinheiro 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Totalmente errado

    Jeferson Rodrigues 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A parábola foi usada para melhor intendimento dos judeus que tinham amplo conhecimento desta cerimônia e as 10 tinham sim azeite mas ouve um grande atrasado do noivo e assim só tinha azeite quem teve reserva . O objetivo da parabola é estar preparado para o que der e vier em questão da volta de Cristo. Dizer que o azeite é o Espírito Santo nesta parábola não é coerente pois elas compraram o azeite e o Espírito Santo não é vendido e as loucas depois também compraram o azeite e mesmo assim não entraram nas bodas

    Gerson Silva 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Com todo respeito, não existe na bíblia, o ensino de filhos de Deus que não irão para o céu na volta de Cristo, se não forem é por que não são filhos de Deus.

    Mário Sérgio 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Tem muitos cristãos que acha as dez virgem que é a igreja; mais não é!!! As dez virgens está relacionado ao reino do céu…
    Essa parábola é unicamente pra Israel..

    Luiz Nascimento celestino 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • No relato do pastor ele diz que as loucas são aquelas que estão dormindo.
    Mais sendo que no texto diz que todas dormiram.
    E também me faz lembrar que as loucas só ficaram porquê as prudentes mandam as loucas sair ,aí quando elas voltam às portas estão fechadas.
    No livro de Apocalipse diz que mesmo tendo pouca força permaneceste firmes e não negaste o meu nome.
    Bom posso estar errado mais a questão não é quem tem mais ou quem tem menos mais sim quem fica na espera do noivo.

    jonatas de sa jhon 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • muito obrigado hoje domingo vou pregar

    Lilian Andreia 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Gosto muito desse estudioso Leandro Quadros.sou pastora, acho ele top.

    Cleo Neiva 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A paz do Senhor como é que a gente faz para estudar a bíblia

    Severina Firmino 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Me diz, quando elas dormiram, elas já se encontravam na casa do noivo? pois a biblia diz que elas sairam para comprar o azeite e o noivo nesse tempo veio levou as prudentes e fechou a porta, a duvida é onde estavam as 10 quando dormiram?

    Alan BP 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Se jesus é o noivo quem é o noiva, as dez virgens vão ao encontro do noivo, são as virgens prudentes?

    helio fragoso 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Muito importante

    Aline Nascimento 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • A paz de senhor , estou começando agr com um canal no youtube @Thata Evelin https://youtu.be/7CFan3E4OGY se puder dar uma ajudiinhaa 😚

    Thata Evelin 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Se às Virgens é a igreja, então quem é a noiva?

    Roberto Pereira da Silva 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • Maravilhas AMÉM bênçãos guerreiros de cristo Jesus

    Pastor José lobo 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder
  • DIFERENÇA SÓ A, QUANDO SE TEM A PRESENÇA DE DEUS; SE NÃO É SÓ UM FAZ DE CONTA

    Alvaro Frosi 27 de fevereiro de 2023 06:05 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.