A vida do Apóstolo Paulo | # 104



Quer estudar a Palavra de Deus?? Acesse e aprofunde seu conhecimento: https://go.hotmart.com/J23810061M Você sabe quem …

Mensagem Divina

All Comments

  • APLICAÇÕES

    1 Não fujir das situações difíceis que os seus amigos passam. Mas mostrem-se amigos neste momento. Um bom amigo é motivador, encorajador, mas também pode usar de disciplina e correção. Um bom amigo ajudará na correção e na retomada do caminho em direção a ficarmos parecidos com Jesus.

    2 Não importa seus erros no passado, você pode recuperar sua reputação, arrependendo-se de pecados e agindo de forma bíblica.

    3 Seja um balsamo na vida dos outros. Seja um cooperador, alguém que possa aliviar tensões.

    4 Ore! Ore constantemente, intensamente, especificamente e sacrificialmente. Mas também comece a agir biblicamente no cumprimento da vontade de Deus…

    @regionregion-ym9xl 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Alguns Amigos e Cooperadores de Paulo

    A Biografia destes homens tem muito a nos ensinar como Cristãos.

    Quero imaginá-los aqui, levantando uma bandeira referente às marcas que suas vidas deixaram:

    ARISTARCO – AMIZADE NA TRIBULAÇÃO (4.10).

    Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo…” (4.10a). Aristarco era de Tessalônica (At 20.4). Foi companheiro de prisão e de trabalho de Paulo (4.10). Era companheiro de Paulo em suas viagens (At 19.29). Arriscou sua vida voluntariamente na conspiração contra Paulo em Éfeso (At 19.28-41). Acompanhou Paulo na viagem de navio para Roma (At 27.2), o que significa que também passou pela tempestade e naufrágio que Lucas descreve de maneira tão vivida em Atos 27.48 Ele estava ao lado de Paulo, não importava qual fosse a situação: na revolta em Éfeso, na tempestade para Roma e, agora, na prisão em Roma. Ele era daquele tipo de amigo que não foge quando as coisas ficam difíceis.

    O que as pessoas fazem quando algum amigo está passando por aperto? Está em lugar difícil e precisa de companhia?

    MARCOS – TODA REPUTAÇÃO PODE SER RESTAURADA (4.10).

    “… e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)” (4.10b).

    Era judeu, originário de Jerusalém, onde sua mãe, Maria, havia aberto a casa para os cristãos (At 12.12). Era primo de Barnabé e filho na fé de Pedro (lPe 5.13). Marcos foi uma espécie de auxiliar de Barnabé e Paulo na segunda viagem missionária (At 13.5), mas, quando surgiram dificuldades, abandonou os dois evangelistas no meio do caminho e voltou para casa (At 13.5-13). Paulo se recusou a viajar com ele na segunda viagem missionária (Atos 13-36-41), mas Barnabé investiu em sua vida (Atos 15.37-­40). Agora, preso em Roma, Paulo reconhece que Marcos lhe é útil (2Tm 4.11). A vida de Marcos nos ensina que uma pessoa pode superar os seus fracassos. Seu exemplo encoraja aqueles que fracassaram em suas primeiras tentativas. Marcos é um exemplo de alguém que superou suas fraquezas e resgatou sua reputação. Marcos é um incentivo a todos os que falharam na primeira tentativa de servir a Deus.

    Quantas vezes muitas pessoas dao início a alguma coisa, mas não conseguiram continuar. Marcos é um exemplo de que é importante persistir. Tentar de novo. Colocar nosso coração em Cristo e sua obra.

    JESUS JUSTO – ALÍVIO PARA A VIDA DOS OUTROS (4.11).

     “E Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo” (4.11).          Jesus, chamado Justo, foi um cristão que deixou as fileiras do judaísmo para abraçar o Cristianismo. As cerimônias e os ritos judeus não conseguiram preencher os anseios da sua alma. Ele não apenas se tornou um Cristão, mas também veio a ser um dos colaboradores da obra missionária. Nada se sabe sobre esse Cristão além deste texto. Ele é símbolo de uma multidão de Cristãos fiéis que servem a Deus no anonimato. Porém, duas coisas sabemos a seu respeito:

    Ele foi um cooperador de Paulo (4.11). Esse judeu convertido cooperou pessoalmente com Paulo, mesmo sabendo que o apóstolo estava preso por causa do seu ministério destinado aos gentios. Como judeu, deve ter recebido resistência e até hostilidade por dar suporte a Paulo em seu trabalho missionário junto aos gentios. Ele não mediu as consequências nem regateou esforços para cooperar pessoalmente com Paulo.

    Ele foi um aliviador de tensões (4.11). Esse judeu convertido, com Aristarco e Marcos, foi um lenitivo (alívio, calmante) para o apóstolo Paulo nos anos turbulentos da sua prisão em Roma. Jesus, chamado Justo, era um amigo consolador, um bálsamo de Deus na vida do apóstolo Paulo. Era o tipo de homem que tornava a vida das pessoas mais amena nas horas da dor. Jesus Justo representa os Cristãos fiéis que servem ao Senhor, mas cujas obras não é anunciadas pelo mundo afora. Todavia, o Senhor tem um registro preciso da vida desse homem e o recompensará apropriadamente

    EPAFRAS – ORAÇÃO QUE LEVA A AÇÃO (CL 4.12,13).

    O relato de Paulo a seu respeito: “Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis”. (4.12,13).

    Epafras foi o fundador da igreja de Colossos (1.7,8), bem como das igrejas de Laodicéia e Hierápolis (4.13). Ele viajou para Roma para estar com Paulo, mas não cessava de orar pela igreja. Dos colaboradores de Paulo mencionados nesta lista, é o único elogiado por seu ministério de oração. Quais eram as marcas de sua oração?

     Ele orou constantemente (4.12). Epafras não pôde ministrar à igreja, mas pôde orar pela igreja e o fez sem cessar. Muitos começam a orar, mas não permanecem.

    Ele orou intensamente (4.12). A palavra usada “sobre­maneira” é agonia. E a mesma palavra usada para descrever a oração de Jesus no Getsêmani. Essa palavra grega era usa­da para descrever atletas empenhando-se ao máximo em sua modalidade.

    Ele orou especificamente (4.12). Seu propósito era que as igrejas (Colossos, Laodicéia e Hierápolis) fossem maduras espiritualmente, Conhecendo e Vivendo dentro da Vontade de Deus.

     Ele orou sacrificialmente (4.13). Epafras muito se preocupava com as igrejas. Havia um fardo em seu coração e ele levava essa causa diante de Deus em oração

    @regionregion-ym9xl 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Há muito que podemos aprender com a vida do apóstolo Paulo. Longe do comum, Paulo teve a oportunidade de fazer coisas extraordinárias pelo reino de Deus. A história de Paulo é uma de redenção em Jesus Cristo e um testemunho de que ninguém está além da graça salvadora do Senhor. No entanto, para obter a máxima medida do homem, precisamos examinar seu lado sombrio e o que ele simbolizava antes de se tornar "o Apóstolo da Graça". O início da vida de Paulo foi marcada por zelo religioso, violência brutal e perseguição implacável à igreja primitiva. Felizmente, os últimos anos da vida de Paulo mostram uma diferença marcante na medida em que ele viveu sua vida por Cristo e pelo avanço de Seu reino.

    Na verdade, Paulo nasceu como Saulo. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia, por volta de 1–5 d.C., em uma província no canto sudeste dos dias modernos de Tarso, na Turquia. Ele era de linhagem benjamita e ascendência hebraica (Filipenses 3:5–6). Seus pais eram fariseus — nacionalistas judeus fervorosos que aderiam estritamente à lei de Moisés — que procuravam proteger seus filhos da "contaminação" dos gentios. Qualquer coisa grega teria sido desprezada na casa de Saulo, mas ele podia falar grego e um aceitável latim. Sua família falava aramaico, um derivado do hebraico, que era a língua oficial da Judeia. A família de Saulo era cidadã romana, mas via Jerusalém como uma cidade verdadeiramente sagrada e santa (Atos 22:22-29).

    o que podemos aprender da vida do apóstolo Paulo? Primeiro, aprendemos que Deus pode salvar qualquer um. A notável história de Paulo se repete todos os dias quando pessoas pecaminosas e quebradas em todo o mundo são transformadas pela graça salvadora de Deus em Jesus Cristo. Algumas dessas pessoas fizeram coisas desprezíveis a outros seres humanos, enquanto outras tentam viver uma vida moral pensando que Deus lhes sorrirá no dia do julgamento. Quando lemos a história de Paulo, ficamos surpresos que Deus permitiria ao céu um extremista religioso que matou mulheres e crianças inocentes. Hoje, podemos ver terroristas ou outros criminosos como indignos de redenção porque seus crimes contra a humanidade são grandes demais. A história de Paulo é uma história que pode ser contada hoje — ele não é digno aos nossos olhos de uma segunda chance, mas Deus lhe concedeu misericórdia. A verdade é que toda pessoa é importante para Deus, da pessoa normal, considerada "boa, decente", até a "má, perversa" e degenerada. Somente Deus pode salvar uma alma do inferno.

    Aprendemos com a vida de Paulo que qualquer pessoa pode ser uma testemunha humilde e poderosa de Jesus Cristo. Indiscutivelmente, nenhuma outra figura humana na Bíblia demonstrou mais humildade ao compartilhar o evangelho de Jesus Cristo como Paulo. Atos 20:19 nos diz que ele servia "ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, {me sobrevieram}". Em Atos 28:31, Paulo compartilha as boas novas de Jesus Cristo: "pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo." Paulo não tinha medo de contar aos outros o que o Senhor havia feito por ele. Paulo passou todos os seus dias, da conversão ao martírio, trabalhando incansavelmente pelo reino de Deus.

    Aprendemos que qualquer um pode se render completamente a Deus. Paulo estava totalmente comprometido com Deus. Em Filipenses 1:12–14, Paulo escreveu da prisão: "Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus." Apesar de suas circunstâncias, Paulo louvou a Deus e compartilhou continuamente as boas novas (veja também Atos 16:22–25 e Filipenses 4: 11–13). Através de suas dificuldades e sofrimentos, Paulo conhecia bem o resultado de uma vida bem vivida para Cristo. Ele havia renunciado completamente à sua vida, confiando em Deus em tudo. Ele escreveu: "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Filipenses 1:21). Podemos fazer a mesma afirmação?

    @regionregion-ym9xl 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Maravilhoso, Deus a abençoe amada!!!!!

    @erikasakamotonogueira5369 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Queremos saber mais sobre o maior seguidormde Cristo Lndo vídeo. Parabéns

    @valrj2007 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Irmãos me tira uma dúvida, Paulo de tarso chegou a matar alguém na bíblia?

    @claudionascimento5677 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito.

    @gilbertoh.458 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Quero saber mais sobre Paulo. Por favor!

    @deradvogadosassociados1828 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • quero
    a história de Paulo completa.

    @mirian3879 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Eu me identifiquei muito com Paulo e gostaria de saber mais sobre sua história 😊

    @mariaclaudimeiregomes783 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • QUEROOO MAIS!!!!❤

    @jirlaynesilva4136 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Como conseguir esses desenhos que aparece?

    @lucilenealbuquerque4027 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Eu quero saber mais sobre a cronologia da vida de Paulo.

    @gleicilenemedesramosmendes8382 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • gostei do seu canal, mais um seguidor

    @edi1601 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Eu quero saber mais sobre o apóstolo Paulo

    @crissantos4286 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • A vida do apóstolo Paulo
    Nome judaico Saulo=Paulo nome romano
    Judeu/ tarso
    Homem muito religioso / fariseu
    Treinamento de um teólogo professor muito famoso entre os judeus. Gamaríeis.
    ele conhecia muito bem as escrituras. Ele acreditava que o movimento cristão era perigoso ao judaísmo. Por isso da sua perseguição. Ele viajou para damasco prender os servos de Deus. No caminho teve um encontro com Jesus. E sua vida foi transformada.

    Paulo se conversou
    Escreveu 13 cartas do novo testamento
    Ensinamentos explicam sobre salvação e a vida cristã.
    Encorajador e ensinava sobre a Bíblia. Um grande evangelista.
    Pregou em damasco, árabea.
    Fugiu para Jerusalém. Tentou se juntar com os discípulos.
    Judeus queriam matá-lo.
    Ele ficou em tarso, Antioquia…
    Paulo e barbante viajaram em uma viajem missionária. Levados por Espírito Santo.
    Paulo era o pregador e barnabe era o líder. Logo após Paulo tomou a liderança. João marcos era auxiliador dos missionários. Mas os abandonou. Paulo ficou cego, ele foi apedrejado pelo povo. Após a sua adoração a Deus.

    Viagem / atos 15-36-18-22
    Era levar a palavra para aqueles que a palavra do senhor já avia sido anunciada.

    Paulo teve desentendimento com Bernabe e seguiu com Silas e Timóteo.
    Aconteceu a prisão e foram liberto por um anjo.
    Corinto: pregou o evangelho e exerceu sua profissão de fazer tendas. Ele enviou a epístolas ao Galatas e telessonissences.
    Foi preso pelos judeus novamente e o governador o libertou.
    Efeso: 3ºviagem missionária
    Ficou 2 anos ensinando pregando e fortalecendo os cristãos.
    Suas viagem foram extraordinárias. O evangelho se espalhou.

    Ele foi para Jerusalém
    Judeus tentaram o matar
    Para se proteger ficou preso 2anos. Por romanos.
    Seu julgamento no caminho seu navio maltratou mas Deus disse que ninguém iria morrer.
    Roma ficou em prisão domiciliar onde pode pregou abertamente por 2 anos.
    Paulo foi morto por romanos e deixou um grande legado.

    2corintios 11:23

    Portos fortes;
    -Transformado por pregador de Cristo
    -Nunca teve medo de enfrentar desafios
    – era sensível a liderança e a voz de Deus
    Tinha personalidade forte mas segura a direção do senhor
    – apóstolo dos gentios

    Fraqueza e erros
    -Testemunhou e apedrejou Estevão
    – queria destruir os cristão os perseguindo
    São erros foram antes da sua conversão
    Ensinamentos e aprendizado
    Perdão e vida eterna estão disponíveis para todos
    Dons da graça de Deus alcançados pela fé em Cristo
    Obediência e o resultado se relacionando íntimo com Deus.

    Deus não desperdiça nosso tempo ele usa o nosso passado no nosso presente assim poderemos servi-lo com nosso futuro.

    @lucianapereira4650 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Por favor vc poderia me explicar o que aconteceu co as igrejas ⛪️ de Apocalipse as 7 igrejas, que fim deu elas.

    @benhuronofredortti4413 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Correção; paulo morreu decapitado por NERO.

    @derlipauli933 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • A paz.
    Quero aprender mais sobre Paulo

    @claudiamorais8154 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Maravilha de estudo 👏

    @pedrohenriquesoares451 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Irmã ❤

    @carlosalexandrecavaleiro-dr8df 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Esse foi um homem brilhante

    @zolda83 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Deus abençoe a sua vida Patrícia

    @deilsommedina7137 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Perfeito!

    @cintyarch 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Desenhando a Bíblia,mais uma vez gratidão por postar.

    @wendelfreitastutti9459 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • @marcosvinicius7754 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Que benção esse vídeo 😊

    @marcosvinicius7754 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Tudo posso naquele que me fortalece

    @marcosvinicius7754 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Queria uns estudos ainda maus sobre a vida de Paulo

    @jonathanalmeidacordeiro6467 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Orbrigada

    @manoelseverino7906 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Olá! Parabéns! Deus te abençoe muito e sempre, Patrícia Jacob!
    Eu gostaria sim de um estudo com a cronologia dos fatos da vida de Paulo! 😊

    @alexandreespindola8125 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder
  • Sou Paulo

    @user-kc9vj2mx4g 11 de janeiro de 2024 00:34 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.