A teoria dos 4 temperamentos não é bíblica e nem científica | Pastor Rodrigo Mocellin

All Comments

  • Existe algum bom livro cristão que refuta a teoria dos temperamento? Parabéns pelo vídeo. Obrigado.

    Bruno Brito 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Notei o zelo pela bíblia nesse vídeo. Todavia às vezes o zelo nos faz olhar somente para um lado/aspecto. Paulo disse: analisai tudo, retende o bem.

    Pessoas tem SIM jeitos diferentes desde a nascença. Eu tenho 2 filhos (filho e filha) e eles tem SIM temperamentos diferentes, jeitos diferentes. Cada pessoa tem uma inclinação diferente para o mal e para o bem.

    Portanto, o fruto do Espírito é a solução e não dar desculpas.

    Todavia o fato é que, mesmo depois de nascermos de novo, mesmo sendos transformados de glória em glória e santificados pela palavra de Cristo, permanecemos diferentes, com aptidões diferentes, qualidades diferentes, talentos diferentes, para sermos úteis no Reino de Deus em todas as áreas necessárias.

    Analisem tudo, retenham o que é bom.

    Pessoas que conhecem Cristo, são diferentes SIM.

    Não fomos criados em massa.

    Alguns precisam vigiar mais em uma área, outros em outras áreas.

    Somos diferentes SIM.

    Graças a Deus, seria chato se todos fossem iguais.

    Holy Fire Ministry 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Na boa , o ser humano precisa só de bíblia, não precisa da ciência não ?

    Souza E Silva 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Entender seu temperamento é se conhecer, saber seus defeitos e qualidades e não para desculpa de como você mas como forma de mudança e melhoria

    Gabi Fernandes 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Me desculpe mas isso tudo é uma miscelania. O nao usar a Palavra para corrigir os filhos não tem nada a ver com os temperamentos

    carmenfranco50 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Achei infundado oq vc disse. Não tem na bíblia que a gravidade existe e ela não é palpável, mas nem por isso deixa de existir. Acredito na Bíblia, e que os temperamentos fazem parte da personalidade da pessoa. Se ela vai usar isso pra desculpas é uma escolha, assim como em todas as áreas da nossa vida. Hipócrates também é pai da medicina, por ele ser ateu a medicina é uma mentira? Nos exemplos que voce da, fala como se a ciência fosse uma negação da fé.

    Gabriel Terra 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Rodrigo, você é formado em que? Em merda nenhuma. Esse vídeo é uma perda de tempo. Quem vive de Sola Scriptura é LOUCO

    Vinicius Lima 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Tudo tem que estar na bibria 😭

    Gabriel Santana 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • a falta de ler a biblia e de uma boa vara e goiaba é oque criou a geração perdida de hoje .

    SERVO DO DEUS TODO PODEROSO 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Em alguns momentos percebo que tem alguns "crentes" que trocam o signo pelo temperamento.

    Ireneziane 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Precisa estudar mais meu camarada. Psicologia nasceu do ateismo. Kant era agnostico.. De onde tirou essas informações?

    Richard 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • John MacArthur citado por Mocellin é o mesmo que acredita que Deus atendeu ao pedido de uma Feiticeira e fez Samuel (1 Samuel 28), mesmo que invocado por uma feiticeira subisse do Paraiso e aparecesse em uma sessão de feitiçaria. Conforme escreveu MacArthur em seu comentário bíblico (2010. Pag.387) . Pois bem, citar MacArthur não endossa a tese de Mocellin, pelo contrário, à põe em cheque. No entanto, tambem creio que não é a bilis que determina o comportamento e sim nossas escolhas e comportamentos pecaminosos, porém , é fato que os temperamentos podem ser comprovados por estudos analíticos e, tambem observados no comportamento humano como padrão.

    Sergio Salomão 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Entendi, a questao pra ele não é nem os quatro temperamentos… e as pessoas por tras e quem tentou levou p igreja… o que fizeram e nao o que é. A questão é mais interpretativa.

    Maurício Nascimento 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Os 4 temperamentos são uma definição baseada em observação. Estudo de observação, não é algo inventado da cabeça de alguém sem fundamento. Estudando o comportamento das pessoas, se chegou a essas diferenciações. E o objetivo não é usar o temperamento para dar desculpa, e sim identificar seus pontos fortes e fracos para trabalhar neles. E principalmente a lidar com outras pessoas, pois todos somos diferentes, nossas mentes são configuradas de formas diferentes, e conhecer sobre o assunto de temperamentos nos faz saber lidar melhor com o outro, já sabendo como a mente dele é configurada, isso evita conflitos e debates desgastantes do porque um é assim e o outro é assado.

    Sulamita Lago 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Se não tem base bíblica, não deve ser pregado!! Mas é engraçado como na astrologia também se divide da mesma forma: fogo, água, ar, terra. Gente onde chegamos com o evangelho, e me choca ver pessoas se dizendo cristão apoiar uma bobagem dessas!

    Marcos Vinicius Cardoso 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Acho que o pr rodrigo precisar estudar um pouco mais…fácil criticar oq não sabe.

    Marcelo Carvalho Araujo 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Falar que Temperamento é balela, é o mesmo que falar que TPM é frescura e depressão é possessão maligna. Desta vez, vou discordar. Pedro era um Líder nato, muitas evidências em sua personalidade entre outros homens na bíblia, coadunam sim com a teoria dos temperamentos… Nem tudo o que não está explícito na bíblia é balela. Educar os filhos em casa não está e não é balela.

    Uma Nova Mulher 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Kkkk um monte de grandes pensadores estudaram, fiseram testes comportamentais sobre o pensamento humamo e eles nao tem razao? Agora a biblia que ninguem sabe quem e como escreveu tem? Nao tem como testar a psique humana e a observação fica aonde ? O homem ja conhecia o diamentro da terra e sabia que era redonda antes de cristo, 2500 antes da Nasa ser criada so observando

    eduardo miglioranzza 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • PUBMED diz outra coisa…

    Heitor Carnio 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • O pastor tem uma ideia equivocada sobre os temperamentos.Isso é lastimável para sua posição, que os seus fieis tenham a mente aberta para pesquisar mais a fundo sobre os quatro temperamentos e suas influencias na personalidade e acções, principalmente como CRISTÃO!!

    Charles Meaqui 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Meu Deus. A Bíblia também não fala de dipirona e nem síndrome de down. A Bíblia também não fala de psicopatia e nem alteração hormonal. Pelo amor de Deus. O cara quer usar um dogma religioso para dar luz a ciência.

    Adriano Franklin 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • A BÍBLIA SEMPRE TEM RAZÃO, BOA SUAS EXPLICAÇÕES. DEUS ORIENTOU SEU POVO NO PASSADO A ENSINAR SEUS FILHOS EM TODOS OS MOMENTOS POSSÍVEIS.

    Luiz Alberto Freire da Silva 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Colocar rótulos não é algo adequado, mas a teoria dos 4 temperamentos tem alguma serventia, isso não transfere a culpa para os fluidos nem nada parecido com o que foi levantado, pois no fim tratar os pontos negativos será o foco do autoconhecimento. Acho válida a crítica, só acho que descartar a vivência dos outros povos é tolice. Colérico não é só um cara cabeça quente e pavio curto, tem mais coisas aí, não acho também que o cara é só colérico, ou sanguíneo, ele tem os quatro temperamentos latentes dentro de si, vai depender da sua interação com o meio e como ele lida com os desafios da vida. A bíblia é incrível, fala de muita coisa, mas não explica tudo, a psicologia não nasceu com Freud, Jung foi um contemporâneo de Freud que teve análises melhores. A psicologia não é atéia, vai depender de quem usa, é uma arma boa em mãos boas pra tratar as doenças da alma. Analise tudo e retenha o que é bom!

    Weverton da Cruz Estevam 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Gosto bastante dos conteúdos aqui postados, porém, dessa vez, aliás, é a segunda vez que discordo do estimado Pastor. Ou seja, sempre quando o Pastor se propõe a abordar questões psicológicas ou psíquicas fica Hiperbolicamente difícil de concordar com o Amado Pastor. Sou Psicólogo, Sou Ministro do Evangelho, mas antes de tudo, sou Cristão e Amante da Bíblia.

    Miqueas Cipriano 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Kkkk deu uma forçadinha né pr! COISA POUCA!! 🥵🤏🏽🤣🤣

    Ju Genevain 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Gostei do seu video, mas ficaria melhor se falasse sem tentar diminuir ou rebaixar todo o conhecimento científico, ate porque esse seu video so esta aqui por conta da ciência, e desmerecer toda uma história da ciência, alem de ofender a comunidade psicológica não é muito bacana.
    Sou estudante de psicologia e vim dar olha olhada no que as pessoas pensam, acabei me deparando com esse tipo de vídeo. Enfim, uma dica, não ofenda tanto coisas que Nao estão na sua area de atuação.

    Álefe Fernando 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Esse "pastor" só quer polêmica e ganhar visualizações.

    CORTES DA CÂMERA E SENADO 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Pra mim. É um horóscopo moderno.

    Marta da silva Medeiros 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • cara. nunca ninguém que fala sobre temperamentos na contemporaneidade sugere isso que você está defendendo de ser utilizado como "uma desculpa"… é um verdadeiro desserviço trazer sua opinião como se fosse a realidade dessa forma.
    muitos aqui também discordaram da sua OPINIÃO pois, em geral, assim como astrologia – que você também chama de misticismo – , a teoria dos temperamentos é apenas uma FERRAMENTA para que quem se identifica com determinadas características saiba lidar melhor com elas não só consigo mas também com os outros.
    dar "desculpas pra não assumir os próprios erros" não tem a ver com temperamento, nem muito menos com signo. tem apenas a ver com caráter mesmo… ou a falta dele 😉

    griz 20 de agosto de 2023 23:20 Responder
  • Plinio Ribeiro Cussolin 20 de agosto de 2023 23:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.