A HISTÓRIA DE JEFTÉ ( O OITAVO JUIZ DE ISRAEL )



Conheça a história de um Juiz que ao mesmo tempo que fez algo grandioso, fez também algo deplorável com sua filha, confira a …

Mensagem Divina

All Comments

  • Se o senhor odeia sacrifícios humanos, por que ele permitiu que a filha de jefté fosse queimada pelo próprio pai? Por que Deus não interveio?

    Edison Junior 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • PAZ SEJA COM TODOS!
    A FILHA DE JEFTÉ NÃO FOI SACRIFICADA, E SIM SEPARADA PARA DEUS POR TODA SUA VIDA.

    FIRME EM JESUS IPFJ 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Muito vom ótimo gostei bastante

    Israel Nikson oficial 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Não creio que foi um sacrifício de morte

    Vitória e Henrique Fideles 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Aqui elas tinham o costume de chorar pelo que havia ocorrido ao ficar sem se casar … não porque ele a sacrificou .
    Digo isso porque diz que o Espírito de Deus veio sobre jefté .
    Se o Espírito de Deus está sobre ele …porque ele faria este mau ,sacrificando sua filha .
    Sacrificou …foi um tipo de sacrifício .
    Sua filha não casaria .
    E era o motivo dela ir chorar…e suas companheiras tbm .

    Vitória e Henrique Fideles 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Juízes 11

    34. Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha.
    35. Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás.
    36. Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
    37. Disse mais a seu pai: Concede-me somente isto: deixa-me por dois meses para que eu vá, e desça pelos montes, chorando a minha virgindade com as minhas companheiras.
    38. Disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então ela se foi com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
    39. E sucedeu que, ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito; e ela não tinha conhecido varão. Daí veio o costume em Israel,
    40. de irem as filhas de Israel de ano em ano lamentar por quatro dias a filha de Jefté, o gileadita.

    Vitória e Henrique Fideles 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Se Jefté a houvesse realmente sacrificado, o nome dele não apareceria entre os heróis da fé, em Hebreus

    rogi rodrigues 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Muitos não entendem, mas Jefté não sacrificou sua família, e sim ela ficou a serviço do ministério do Senhor por toda a vida, esse foi o sacrifício que ela fez.

    Patrick Oliveira 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Jamais o senhor permitirá sacrifício humano, sendo que nesta época eles já estavam sobre a lei de Moisés, a Bíblia vai honrar Jefte em algumas passagens da Bíblia, se isto realmente estivesse acontecido a Bíblia não teria mencionado Jefte em vários livros da Bíblia.
    Um outro porém ele estava cego e não tinha essa intimidade com Deus, mas os anciãos tinham, ou seja, não houve sacrifício humano Deus jamais permitirá isso.
    Quando ele fala em sacrifício e porque estaria dando sua ÚNICA filha matando de vez sua descendência de vez, não tendo netos e sua filha morreria virgem devido seu juramento, do contrario a Bíblia não honraria ele assim como Paulo fez.

    PAULO ORSINI 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Existem duas linhas teológicas acerca do sacrifício de Jefté, a mais aceita é a que a filha dele não morreu, mas teve uma vida santificada ao Senhor como sacrifio vivo, ela viveu a vida como solteira se dedicando ao Senhor como o apóstolo Paulo fala sobre a solteira. Jefté não teria sacrificado sua filha por saber que a lei condenava tais atos e que Deus não aceitava sacrifício humano, pelo contrário, abominava-os ( Dt 18:10; Lv 18:21; Dt 12:31; Jr 7:31; 1 Sm 15:22). Jefté era juíz, portanto tinha a lei de Deus, e no versículo anterior ao que ele faz o voto (Jz 11:29), diz que o Espirito do Senhor veio sobre Jefté, no versículo seguinte ele faz o voto. Não creio que uma pessoa cheia de palavra seria capaz de cometer tal ato, concordo que ele não foi específico no seu voto, mas ele cumpriu o voto quando deu a sua filha para servir como num ministério como de celibato. A palavra " lamentar" utilizada no versículo 40 do Cap. 11 pode ser traduzida como "celebrar" trazendo o sentido de que as pessoas celebravam ela ter se separado inteiramente ao Senhor. E no novo testamento vemos uma menção de Jefté na galeria dos heróis da fé (Hb 11:32-34).

    beatriz calais 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Ir à guerra espiritual sem conhecer as escrituras e um risco grande . Infelizmente tinha força mais nao conhecia a tora . Aí fez besteira.

    Thiago Thouzo 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Muito bom

    Cacta Maia 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • A filha de fefté n morreu, Deus n aceitaria/ n aceita sacrifício humano, ela foi entregue pra Deus, ou seja, foi entregue pra Ser serva de Deus no templo, assim como Samuel foi entregue pra Deus. Ela chorou sua virgindade pq n poderia ser possuída pelo seu marido pq nunca ia se casar e ela queria.

    Joyce Silva 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • um herói tolo, idiota!

    Lincoln Batista 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • O voto, que ele fez, parece um gesto de desconfiança. Se o Senhor estava com ele, não precisava oferecer nada em holocausto. E parece que a geração dele terminou ali.

    Heloisa Leonel 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Amém glória a Deus 🙌🙌

    João lucio 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Qual parte na Bíblia diz que jefte queimou ela até o pó?

    daniel lima 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • A filha de jefté não morreu, ela não podia mais se casar ele achou que o que o que iria sair da porta dele ia ser algum boi.

    eduardo× 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Acho que Deus não ia aceitar um sacrifício humano, talvez Jefte mudou o voto ,e Deus aceitou.
    Senão Deus estaria se igualando a outros. deuses

    Maria Eugênia Neves 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Interessante.

    fatima silva 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO!!!!! IRMÃOS NAQUELE TEMPO CRIAVA ALGUNS ANIMAIS DENTRO DE CASA,CERTO? NÃO PODERIA ELE TER FEITO O VOTO PENSANDO EM VER SAIR DA CASA ALGUM ANIMAL?PARA FAZER O SACRIFÍCIO???

    22i03 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Já me escrevi no canal e deixei meu like🙏

    Fora Da Caixa! 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Gostei

    Andre Passos 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Lendo a bíblia da a entender que ela viveu o resto da vida virgem, não fala que ela foi sacrificada

    Missionário da Luz 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Paz de Cristo a todos! O texto mensionado no vídeo no livro de Juízes sobre a promessa de Jefte, ñ afirma q sua filha foi sacrificada, pelo menos o texto ñ refere ou afirma isso!! Se era um costume da época, ou informação extra biblica( historia dos Hebreus), seria muito importante informar as fontes para esclarecimento a todos q acompanham o canal. A Paz

    Silvio Silva 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Você falando sobre o o sacrifício existem pessoas que falam que Jefté fez com a filha como se fosse uma freira para o catolicismo. Sendo virgem e na parte de lamentação seria corretamente traduzida como celebrar a ela .

    Davi Santos Gomes 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Não sei qual foi o sacrifício dela, mas na Bíblia Deus fala para não prometer o que não se pode cumprir, nos da liberdade de escolha mas não nos livra da justiça.

    Juliana de Zorzi 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Que trabalho lindo, Estou amando.

    Jeverson e. correia Correia 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • DEUS NÃO RECEBE SACRIFÍCIO HUMANO! NO TEMPO DA LEI PRINCIPALMENTE ! O ÚNICO SACRIFÍCIO ERA DE ANIMAIS SEM MANCHAS! JESUS CRISTO ÚNICO SEM MANCHA SEM PECADO, CUMPRIU A LEI E OS PROFETAS , PELAS NOSSAS ALMAS DEU A VIDA, ÁGORA É A GRAÇA DE GRAÇA TODOS QUE CREREM E FOR BATIZADO SERÃO SALVO!

    ALEGRIA TODO DIA 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • JEFTE mão sacrificou sua filha Leia com mais atenção ela

    Sonildo Da silva 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Meu nome ksks gostei do vídeo

    Jefté.nascimento 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Muito bom

    José Roberto Bento Júnior 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Se jefter foi ungido com óleo e criado com o pai sacerdote, não conhecia Deus e a lei de Moisés kk.A filha de jefter foi criada para servir ao senhor no templo e não pode dar continuidade na linhagem de seu pai por ela ser primogênita. Penso eu assim

    caipira da roça 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Gostei muito tô muito feliz com esse canal

    Diogo Silva 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Jefté não matou sua filha e sim a ofereceu em adoração ao senhor … Juízes 11:39-40. Mas fora isso , seus conteúdos são muito bom , parabéns !
    Veja os motivos abaixo :

    Compreendendo o Voto de Jefté.

    Antes de tirarmos conclusões apressadas, deixe-nos dar uma olhada mais íntima na passagem. Quanto terminarmos, descobriremos que Jefté não fez um voto apressado e tolo, e que ele não ofereceu a sua filha como um holocausto. Isto vai contra algumas antigas interpretações desta história. Alguns comentaristas afirmaram que Jefté viveu em tempos difíceis e que, indubitavelmente, foi influenciado por ideias pagãs, as quais incluíam sacrifícios humanos e suborno aos deuses, a fim de se conseguir seus favores. De acordo com esta antiga visão, Jefté deu vazão a estas ideias pagãs e, por isso, deve ser menosprezado.

    Entretanto, examinando esta narrativa de perto, podem ser percebidas oito questões no contexto que, tomadas em conjunto, conduzem-nos para longe daquela suposição de que Jefté sacrificou a sua filha.

    Em primeiro lugar, Jefté não era um homem precipitado. Jurar que você sacrificará qualquer pessoa que saia de sua casa para o encontrar pode ser precipitado. Porém, Jefté já tinha provado aos anciãos de Israel e ao rei dos Amonitas que era um homem cauteloso. Um pouco antes, Jefté não atendeu prontamente o pedido dos anciãos para se tornar o líder de Israel, mas, cuidadosamente, os questionou a fim de descobrir, primeiramente, os seus motivos e intenções. Ele também não se precipitou na batalha, mas enviou mensageiros aos Amonitas em uma tentativa de encontrar uma alternativa diplomática em vez da guerra, para pleitear a justiça da causa de Israel.

    Segundo, em suas discussões com os Amonitas, Jefté demonstrou sua familiaridade com as Escrituras. Seguramente, então, ele devia ter conhecimento de que Levítico 18.21 e Deuteronômio 12.29-32 proíbem o oferecimento de sacrifícios humanos – especialmente seus próprios filhos – como uma abominação diante de Deus. Em adição, Juízes 11 está colocado em um contexto de reforma. Israel, incluindo Jefté, tinha se arrependido e voltado para – não para longe – o Deus vivo.

    Terceiro, quando Jefté fez o seu voto, o Espírito de Deus estava sobre ele. O Espírito o inspiraria a fazer um voto que contrariasse tão claramente a Escritura revelada pelo próprio Espírito? Isso é difícil de acreditar, desde que a Palavra e o Espírito nunca contradizem um ao outro. Também é difícil acreditar que Israel tivesse seguido a Jefté como um líder se ele tivesse desobedecido a Escritura de forma tão notória e se tivesse, de fato, sacrificado a sua filha.

    Quarto, olhemos mais de perto Juízes 11.31, que diz: “quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto”. Uma possível opção para essa tradução é lembrar que holocausto em hebraico nem sempre significa sacrifício-sangrento. A palavra hebraica também pode significar “total dedicação”. Neste caso, o voto de Jefté teria sido: quem sair da porta da minha casa “será do SENHOR, e eu o oferecerei para uma completa dedicação ao SENHOR”.

    Outra questão de tradução nos impede de entender a passagem corretamente. O último verso de Juízes 11 diz que as filhas de Israel iam anualmente para “lamentar” a filha de Jefté. A palavra traduzida aqui como “lamentar” não é traduzida deste modo em nenhum outro lugar na Bíblia ( hápax legómenon) . Ao invés disso, ela é entendida como “ensaiar” ou “comemorar”. Assim, as filhas de Israel não lamentaram a morte da filha de Jefté. Elas comemoraram sua dedicação ao serviço de Deus, o qual envolvia a submissão total do seu coração.

    Quinto, depois de derrotar os Amonitas e encontrar a filha, Jefté teve bastante tempo para ponderar acerca do que faria. Ele concedeu à sua filha dois meses para que ela lamentasse a sua virgindade. Você não acha que, se realmente Jefté pretendesse sacrificar a sua filha, os sacerdotes de Siló teriam vindo até ele durante aquele tempo a fim de o lembrarem da proibição divina relativa a sacrifício humano?

    Sexto, mesmo se o voto de Jefté tivesse sido precipitado, Levítico 5.4-5 lhe oferecia a possibilidade de se arrepender de tal voto e Levítico 27 a possibilidade de Jefté redimir a sua filha mediante o pagamento de um resgate. Mesmo assim, Jefté recusou essas opções.

    Sétimo, quando a filha de Jefté foi lamentar por dois meses, ela não lamentou a sua morte iminente, mas sim a sua virgindade perpétua (Juízes 11.38).

    Finalmente, note que Jefté é recomendado em vez de ser repreendido na Escritura. Ele governou sobre Israel durante outros seis anos. E 1 Samuel 12.11 menciona Jefté como um dos que mantiveram Israel a salvo. Samuel teria recomendado Jefté se ele tivesse sacrificado a própria filha? Mais importante, Hebreus 11.32 menciona Jefté como um herói da fé em lugar de uma figura pagã desprezível.

    Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”. Ao invés disso, diz que, “ela jamais foi possuída por varão”. Jefté cumpriu o seu voto assim porque a sua filha viveu o resto da vida como uma virgem.

    Ely Queiroz 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • ❤❤❤❤

    AryelAngel Ramos 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Deus não aceita sacrifício humano se fosse assim ele teria aceitado o sacrifício de Isaque, quando Abraão ia oferecer. O voto de Jefté foi substituído pelo sacrifício da virgindade ou seja pelo sacrifício de não ter marido e nem ter se casado até o fim da sua vida, porque Deus não aceita sacrifício humano. O único sacrifício humano que Deus aceitou em toda a história foi o de Jesus Cristo pois era perfeito sem mácula e nem defeito todos os outros homens que nasceram de Adão tem o pecado original de Adão portanto são imperfeitos somente o sacrifício que Jesus ofereceu a Deus através de s mesmo foi aceito, Porque Jesus é perfeito sem mácula sem defeito e sem imperfeição alguma. Se Deus tivesse aceitado holocausto da filha de Jefté ele teria abrir um espaço para que os judeus oferecesse seus filhos em sacrifício.

    Wagner Matos 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Não creio que o senhor daria vitória ao homem sabendo que teria um sacrifício humano a ele pq ele não aceita sacrifício humano , e jefite correu um risco ao fazer a promessa a Deus mas creio que ele não fez no pensamento de um sacrifício humano

    M.lopes7 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Está errado…..jefte não matou sua filha.

    Celio Fernandes 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder
  • Sou nova no canal e estou amando já assistir quase todos vídeos 😌🙏🏽

    Adriana melo 30 de dezembro de 2022 02:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.