Escola Sabatina: LIÇÃO 8 | Missão em Favor dos Necessitados | Classe de Professores



Lição 8 da Escola Sabatina do quarto trimestre de 2023 com o título: Missão em favor dos necessitados. Estudo da lição “Missão …

Mensagem Divina

All Comments

  • Só bençãos.
    Feliz SÁBADO, POVO DE DEUS.

    @liaaquino6685 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Muito obg. Amigo
    Por me ensinar tão bem e de forma tão prática e simples.
    Deus abençoe sua vida .

    @solangesilva5974 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Esse canal é uma benção 🙏🏻✨️

    @VanessaSantos-hf2kw 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Olá

    @lindinhaangel3063 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Obrigado!!! | #Feliz_Sexta!!! | #Feliz_Vieres!!! |

    #Shalom_ADONAI_a_Todos !!!!!!! | 24/11/2023

    @PROBERSIL 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • COMENTÁRIO SOBRE AS NECESSIDADES DA HUMANIDADE À LUZ DO EVANGELHO DE CRISTO

    1. OS VÁRIOS MODELOS DE SOLUÇÃO E A SERIEDADE DAS NECESSIDADES PERANTE DEUS
    O modelo das necessidades, descoberto por Maslow, veio ajudar a preencher o aspeto das necessidades já abordado há MUITO TEMPO desde a criação e, ampliado por Jesus no capítulo 25 de Mateus. No fundo, para Cristo o ser humano é uma criatura que vive do resultado entre os deveres, direitos, ética, espiritualidade, E CONFLITOS na procura e consumo para as necessidades com recursos, no seu processamento e, finalmente na oferta de outros RECURSOS NA VIDA.
    Para Deus tudo conta, mas no caso dos necessitados como suas criaturas, filhos e pecadores, segundo Mateus 25:40, SÃO TAMBÉM UM CASO ATUAL COM IMPACTO ETERNO no julgamento, execução de juízo e criação da Nova Terra. As necessidades são vistas também como uma conjugação entre o indivíduo com necessidades, crente atento ou desatento às necessidades, e Cristo ou Deus que julga, executa o juízo e, cria uma nova terra em que o sistema de necessidades serão cada vez maiores e, mais satisfeitas em plena felicidade. Em suma: é uma situação muito séria! Mas qual é o problema atualmente? É a existência dos conflitos, que o egoísmo destaca, devido à falta do amor de Deus, que limita e destrói as ações, para solucionarem os problemas, relacionados com a insatisfação, de qualquer criatura, com os vários tipos de necessidades. Mas então, como num mundo de muitas necessidades e ESCASSOS RECURSOS (é um COMENTÁRIO SOBRE AS NECESSIDADES DA HUMANIDADE

    2. CASO DE JUÍZO E OS VÁRIOS MODELOS DE SOLUÇÃO À CARÊNCIA DAS NECESSIDADES
    Para Deus tudo conta, mas o caso dos necessitados, segundo Mateus 25 é caso de julgamento, execução de juízo e criação da Nova Terra. Ele é visto na conjugação entre indivíduo com necessidades, crente atento ou desatento às necessidades e Cristo ou Deus que julga, executa o juízo e, cria uma nova terra em que o sistema de necessidades são cada vez maiores e, mais satisfeitas. Em suma: é uma situação muito SÉRIA E COMPLEXA. Mas qual é o problema atualmente? É a existência do conflito que RESULTA do egoísmo, que rejeita o amor de Deus, que permitiria agir, para solucionar os problemas, relacionados com a insatisfação, de qualquer criatura, com os vários tipos de necessidades. Mas então: como num mundo de muitas necessidades e ESCASSOS RECURSOS (é um problema económico também), se consegue, com Deus em Cristo, encontrar soluções atuais e eternas para os conflitos e desequilíbrios nas relações entre a procura das necessidades, as ofertas de soluções nas satisfações? Note-se, que se vai abordar neste comentário a questão da necessidade, ficando a dos recursos para a próxima vez.
    EM SUMA: todo o mundo está ciente de necessidades humanas. Aliás o ser humano é um ser de várias e crescentes necessidades, por ter sido criado por Deus estruturalmente e funcionalmente multidimensional para a eternidade com Cristo. A QUESTÃO É ESTA: quais os modelos na sua prática, que melhor vão ao encontro das necessidades? Será que os modelos conseguem harmonizar-se entre si para formar um sistema eterno no homem? O modelo de Cristo, com base na sua vida, morte, ressurreição e criações eternas de Deus, consegue solucionar a insatisfação humana? Como se consegue, com Deus em Cristo, encontrar soluções atuais e eternas para os conflitos e desequilíbrios nas relações, entre a procura das necessidades, e a oferta de soluções, ou satisfações? SERÁ QUE AS SATISFAÇÕES DIVIDEM O MUNDO EM DESIGUALDADES? Note-se, que se vai neste comentário a questão dda necessidade, ficando a dos recursos para a próxima vez.
    EM SÍNTESE: todo o mundo está ciente de necessidades humanas. Aliás o ser humano é um ser de várias necessidades, por ter sido estruturalmente e funcionalmente criado EM LIBERDADE multidimensional. A QUESTÃO É ESTA: quais os modelos na sua prática, que melhor vão ao encontro dessas necessidades? Será que esses modelos conseguem harmonizar-se entre si para formar um sistema eterno no homem? O modelo de Cristo, com base na sua vida, morte, ressurreição e criações eternas de Deus, consegue solucionar a felicidade humana? Ou os modelos na sua aplicação, frutos e consequência se tornam numa manta que se esfarrapa e diminui continuamente na sua fracassada função de continuidade e aperfeiçoamento da vida humana no Universo?

    3. AS ALIANÇAS E REDES SOCIAIS, AS PRIORIDADES E AS SOLUÇÕES CRIATIVAS DA GLÓRIA DE DEUS
    O exemplo do crente doente e acamado (Mateus 9:8-12, Marcos 2:1-12), mostra que se resolvem os problemas das carências, das suas grandes necessidades espirituais e físicas, pela ajuda dos seus amigos, ou redes sociais, que partilhavam o problema e a fé atuante, que o levaram a Jesus numa maca básica, descida de um teto numa casa apinhada. A resolução foi uma evidência, da fé e da solicitação ao amor, verdade e providências de Deus, para o louvor da glória Divina, pelos prodígios de Cristo no Espírito Santo. Como o ser humano se deve ou pode relacionar-se com Deus, com as necessidades e as pessoas, de modo que possam evidenciar o amor de Deus, em todo o processo de satisfação das aflitiva carências? Ou as pessoas vão ver no crente ao satisfazer as necessidades, uma STAR POP digna de grande respeito, honra, aplauso e compensação económica? Note-se, que no milagre da cura deste paralítico, ou tetraplégico, Cristo ENFATIZOU E EVIDENCIOU as ações de FÉ dos amigos em primeiro, depois O SEU PERDÃO que TROUXE PAZ NUMA SOCIEDADE QUE CONDENAVA FALSAMENTE O DOENTE COMO CASTIGADO POR DEUS e, finalmente O PODEROSO MILAGRE DO MESSIAS QUE LIGA A INTEGRIDADE DO SER HUMANO A UMA CRIATURA HOLÍSTICA ATUAL COM POTENCIALIDADE ETERNA EM CRISTO, (CONTRARIO À DIVISÃO ENTRE CORPO E ESPÍRITO NA VERTENTE PLATÓNICA E ESPIRITUALISTA). NOTE-SE QUE O PRODÍGIO É MARAVILHAS DE CRISTO, ao longo dos SÉCULOS, tem sido cada vez mais DISTRIBUÍDO por Deus, nas descobertas prodigiosas, e nos progressos da medicina, e das políticas e resultados dos serviços sociais, de saúde e ambientais localmente e globalmente no mundo. Mas então, como o crente deve lidar com as micro, meso e macro necessidades? Será suficiente o WELFARE STATE (O ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL EM CADA NAÇÃO)? Como as necessidades se entrosam com os interesses, competências e, ao mesmo tempo com a confiança entre Cristo e o ser humano?

    4. CONCLUSÕES E QUESTÕES
    Conheces alguém, que precisa da tua ajuda e, que tenhas ajudado? Tens participado em ONGS (COMO A ADRA E A CARITAS) que solicitam a tua ajuda? Com vês a sociedade em que andas em termos de necessidades, nas instituições ou organizações da familia, da escola, da profissão, do Estado como cidadão, ou dos clientes, ou da autarquia, ou de clubes, ou da vizinhança? Como encaras as necessidades dos outros seres, como os animais ou plantas, e do ambiente mundial e universal?
    NÃO TE ESQUEÇAS: EM DEUS NÃO HÁ PEQUENAS NEM GRANDES NECESSIDADES, SOLUÇÕES E AÇÕES, MAS SIM QUEM VEMOS E POR QUEM VIVEMOS NELAS.
    SE VÊS E VIVES COM CRISTO, ENTÃO AS TUAS NECESSIDADES ESTARÃO ASSEGURADAS ETERNAMENTE NA MEDIDA EM QUE VÊS TAMBÉM AS DO PRÓXIMO, DOS OUTROS SERES NO AMBIENTE, MUNDO E UNIVERSO! No essencial, as mensagens das necessidades são uma das extensões da fé pela vida, mensagens, ações, morte, ressurreição e vida eterna de Cristo. Sem a noção da fé em Cristo, a mensagem das ações de acordo com a lei do amor dos dez mandamentos, nunca progredirá para a plenitude eterna com o Deus Triúno e o ser humano integral ou holístico. ISTO É : AS NECESSIDADES SÃO SEMPRE CONTÍNUAS, AMPLIATIVAS E O CRENTE NÃO DEVE EXERCER A SUA AJUDA COMO UMA FORMA DE NEGÓCIO, MAS DE AUMENTO DE PARTILHAS DE NOVAS VIDAS CRIATIVAS, PARA AUMENTAR A AUTONOMIA DO OUTRO NA RESOLUÇÃO DOS SEUS PROBLEMAS COM DEUS, VEM VEZ DE UM ASSISTENCIALISMO DOENTE E MISERÁVEL QUE LEVE CADA VEZ A UMA ESCRAVATURA DESTRUTIVA. A PALAVRA É: pela graça do amor e verdade com vida em Cristo, perdoados estão os teus pecados, vai em paz e felicidade, não peques mais e FAZ O MESMO AOS OUTROS AO TEU REDOR COMO A TI EM CRISTO. No essencial a satisfação das necessidades de cada um, só se satisfazem se puderem dar ao outro em troca algo, que Deus dá nos outros ou no ambiente. NUNCA SE DÁ PARA NÃO SE TER. DÁ – SE COMO FRUTO DO QUE RECEBE OU SE IRÁ RECEBER. DAÍ A PROMESSA: MAIS BEM AVENTURADO O QUE DÁ, POIS JÁ RECEBEU OU VAI RECEBER MAIS DE DEUS (ATOS 21:35). Com Deus, é tudo em todos para cada vez uma nova vida eterna de aperfeiçoamento de contínuas dádivas renovadas! Conjuga-se com a parábola dos talentos (Mateuus 25:14-30). DÁ – SE DE DEUS PARA SE TER MAIS DE DEUS? O que ESCOLHES E COMO CRIARÁS COM DEUS? Pela liberdade e fé na graça da verdade e vida (material e imaterial) de Cristo! ISSO SÓ acontece porque as necessidades são avaliadas não somente pelo ter do outro ou meu ou do mundo, mas pelo ser de Deus em mim e no outro. Esse é também o juízo, e o viver eternamente com Deus!

    João Cavaco
    Peregrino na IASD Central de Lisboa
    Na procura de segmentações e ações para com as necessidades no mundo em conflito, até à segunda vinda de CRISTO.

    @joaocavaco1002 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Sempre grata por este canal. Em oração pelo seu ministério e família pastor Moisés.

    @anaromanaleite2633 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • As vezes passamos por necessidades pq Deus quer q interagimos com outras pessoas pra mostrar Cristo pra elas.

    @shirleylemoseller2172 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Louvor a Deus pela sua vida Pastor.

    @shirleylemoseller2172 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Obrigado Pastor.

    @shirleylemoseller2172 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder
  • Boa noite Pator. Peço oração por minha coluna. E vida espiritual. Por Rosaura Rolim cavalheiro Muito perturbada.

    @martadasilva1079 10 de dezembro de 2023 08:03 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.