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Pura verdade eu gostei muito dessa lição que vos abençoe moito ❤🙏
GLÓRIA A DEUS.SABEDORIA DIVINA❤
Verdade a injustiça não vem de Deus e sim a justiça.
Justica ontem hoje e sempre
Estou amando a lição
COMENTÁRIO SOBRE O AMOR E A JUSTIÇA DE DEUS
0. Como interpretar a justiça nos paradoxos E CONDICIONALISMOS de Deus? Como interpretar a linguagem de Deus, que desce ao antropormofismo, para conseguir fazer compreender ao homem quem é Deus nas suas ideias e ações, de forma a reconciliar e assemelhar o homem a Deus? Como interpretar a MUDANÇA À LUZ DE DEUS COMO SER, NOS SEUS MEIOS PODEROSOS E NA SUA TELEOLOGIA DE LIBERDADE PARTICIPANTE EM CRISTO JESUS? Ou os paradoxos bíblicos PROFÉTICOS MISTURADOS COM CONDIÇÕES DE LIBERDADE não são uma visão não somente entre o leitor crente e DEUS, mas também no espaço e tempo, e quiçá a 3 ou a 4, contando também com o outro, a sociedade e o Universo? Como garantir que a justiça de Deus é segura e se concretiza em Deus, assim como nos seus crentes e no mundo? Quem paga as CONSEQUÊNCIAS, CORREÇÃO DE de dor, morte, falta de qualidade, contrários à felicidade e interesses individuais e da sociedade no seu todo? Como epistemologicamente questionar melhor, definindo os problemas, dando de imediato as hipóteses de soluções, e verificando nos casos bíblicos, na experiência e nos debates com Deus e com os outros? SERÁ QUE DEUS É AMOR, NAS DÁDIVAS e INVESTIMENTOS IMERECIDOS, SUAS TRANSFORMAÇÕES, E RESULTADOS? SERÁ QUE A VIDA É UMA DÁDIVA? O QUE A VIDA TEM DE MÉRITO HUMANO? OU SERÁ QUE A JUSTIÇA DE DEUS É O RECONHECIMENTO EM LIBERDADE DO AMOR (dádivas) DE DEUS, para se dar, ou viver esse amor em vida de justiça (caráter de Deus) de Cristo em emoções, direitos e deveres, e transformações da ira de Deus em Cristo na reconciliação e vida eterna com Deus? O que tem a justiça a ver com o jovem rico do cap. 19 de Mateus, e a parábola dos trabalhadores do cap. 20 de Mateus? Que expectativas falsas de mérito o pecador tem em relação ao amor de Deus para consigo? Será que a justiça própria passa a comparar-se ao vizinho, em vez de louvar a Deus pelas bênçãos e em solicitar mais bênçãos a Deus para partilhar com os outros nas necessidades semelhantes, que vão sempre crescendo? Na justiça, põe-SE no lugar de juiz da terra e do mundo? A falta de sucesso na terra, não é a falta de justiça, ou excesso de inveja, ou de humildade e em conhecer e aceitar o seu lugar? Ou não será também, que é injustiça não celebrar o sucesso dos outros? Não seremos todos fora de horas, mas mesmo assim a generosidade de Deus é o que prevalece e faz prevalecer? QUEM É BOM NA VERDADE? Porque o povo português tem um ditado: "não mordas a mão que te dá de comer" , "ou não cuspas no prato que comeste", " hoje és tu, e amanhã é o outro" " somos o que temos, ou somos o que sabemos aproveitar nas oportunidades"? Porque será que neste contexto os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os ultimos"? Como aplicar Colossences 2:6-16 " assim como recebestes a Cristo, assim andai nele"? Será que a justiça é um processo de eficiência, ou um juízo de resultados?
1. OS deuses mesopotamicos exigiam sacrifícios HUMANOS PARA aplacar a ira? Será que DEUS está interessado nas respostas pessoais e individuais a partir do que dá no seu AMOR e do seu encontro com cada um? Qual a diferença entre o dar e RECEBER COMO DEUS, ou o exigir constantemente sem DAR para se destruir COMO os deuses pagãos, OU como as circunstâncias de perspetiva mercantilistas, ou relativistas, OU DE CONSTANTE conflito com sofrimento e mortes de substituição? Qual o fundamento da adoração: O Deus de amor único, ou o deus antopomorfico da natureza má na humanidade, com inspiração demoníaca? SERÁ a justiça de Deus uma aplicação das normas como acontece no sistema legal, ou é a partilha do ser de Deus no Espírito para aplicar o que Deus dá, deu e dará? Ou a justiça são as dádivas, suas correspondências e resultados em Deus para tudo e todos (ver Isaías 66:1-2, Salmos 85)? A FALTA de justiça de Deus, implica sempre falta de justiça social? O que Deus pede em Miqueias 6:8, em termos de bações e intervenções? Com que fundamento e como se consegue? SABEMOS COMPARAR JUSTIÇAS?
2. O que é a justiça? Será justiça operante ou são princípios de solidariedade sem praxis, OU prática? Como a justiça se conjuga no caráter de Deus para com o pecado e PECADOR com a ira, a misericórdia, a salvação, E a VERDADE, DE UMA FORMA INTEGRAL E MONISTA? EM israel o sedacar (palavra hebraica DE JUSTIÇA) e sadique (justo) é algo operante com obras de caridade, ou o seu testemunho, enquanto no Ocidente o justo é aquele que não infringe a lei (direito privado) ou só faço a lei (direito administrativo)? NA justiça DE Deus o importante é o que fazes DE alguém como tu próprio ou o outro com Deus e os seus recursos disponiveis, em vez do que não fizeste, ou fizeste conforme a letra da lei, ou o que não fizeram de mal aos meus interesses? NÃO SERÁ A JUSTIÇA De DEUS, A JUSTIFICAÇÃO DE DEUS EM RELAÇÃO À SUA CRIAÇÃO AGORA E NA ETERNIDADE? A ira, fé e esperança, misericórdia, perdão, arrependimento (que acabarão na eternidade conforme I Cor. 13:13 para dar lugar à plenitude do amor), como se processa no confronto entre a justiça de Deus e o seu amor (Salmos 85, Deut 32:4 Efésios 2:8-10)? SERÁ importante na justiça a relação de semelhança com um DEUS JUSTO, CRIADOR e relativamente mantenedor NAS SUAS AÇÕES? Como se dá a globalização da Justiça de Deus (salmos 145:9)? A cultura do racionalismo dualista GREGO e Romano, facilita ou não o monismo da totalidade globalista e universalista da compreensão do carácter único do amor de Deus? Então a ideia espírita e platónica (defendida pela igreja católica, protestante e evangélica) de que o ser humano ao morrer vive num espírito, e que este terá uma imortalidade num inferno é de acordo com o caráter de justiça e misericórdia da inexistência humana na morte e a ressurreição da plenitude na nova vida em Cristo? Ou não será QUE a IRa do Cordeiro que extirpa pecado e pecadores que preferem inexistir perante a liberdade de Deus, a melhor solução justificada pelo Deus de amor que respeita as escolhas espirituais?
3. AFINAL QUEM É DEUS NO CONTEXTO DA JUSTIÇA? O que são as suas promessas e palavras? As suas promessas são um chorrilho de verdades que amanhã são mentiras, numa intoxicantente prostituição das contingências e entropias SEM controlar os acontecimentos? Como encarar Deus na sua imutabilidade e ao mesmo tempo nas mudanças criadoras? A imutabilidade de Deus, não diz respeito ao seu caráter, ou à sua moral e ética que é eterno, mas em constante criação e mudanças para bem da sua semelhança nos seres humanos e do universo (ver Malaquias 3 e 4, Hebreus 13:8-9)? Não terá sido o evolucionismo, o ateísmo e a idade média das trevas sido o resultado da perspetiva de que Deus é só imutável no seu caráter, esquecendo que é também criador de novas realidades, e de mudanças no ser humano do pecado para o bem do seu amor por Cristo? Não foi essa situação um legalismo meritório para o SER humano se justificar em outras doutrinas estranhas dentro da Igreja? Não será a falta de justiça, o não acompanhar a Deus nos seus ATOS proféticos, ficando o ser humano fora do lado certo da história de Deus? Já reparou no cumprimento da promessa do sacrifício e as vitórias de Cristo à luz da vida, cruz e ressurreição?
4. SERÁ QUE DEUS SE ARREPENDE? Em que sentido? O arrependimento DE Deus, não é O seu aperfeiçoamento criacional constante DISPONÍVEL para com o homem pecador, para o salvar, ou o fazer mudar para melhor (ÊXODO 32:24, JEREMIAS 18:4-10)? A JUSTIÇA de Deus não é uma mudança de acordo com a vontade eterna de Deus? O ser humano não é dialetico, mas Deus não será muito mais, acrescentado com a fidelidade impreterivel à sua imutabilidade de caráter (Números 23 e I Samuel 15)? DEUS É AMOR E NÃO MUDA, MAS TAMBÉM É DEUS DA MUDANÇA PARA MUDAR O HOMEM PELO APERFEIÇOAMENTO NA SUA ETERNIDADE IMUTÁVEL DE CRIAÇÕES? AS MUDANÇAS A VER NO UNIVERSO, JÁ SE DERAM NO UNIVERSO NA ETERNIDADE DE DEUS?
5. Como o homem se poder apegar ao amor e justiça? Qual a reação das pessoas perante a justiça? Segundo Deut 7:8-9 o ser humano é órfão nas suas relações espirituais, ou há uma aliança eterna de direitos e deveres com base nas promessas de Deus? Esse contrato e aliança são os atos de Deus em Cristo na sua vida, morte, ressurreição o e eternidade numa nova Terra pela palavra (salmos 89:2, Mateus 5:43 a 49), que estão disponíveis pela fé (Hebreus 11)? Que vantagens ou desvantagens existe em aceitar a justiça de Deus? SERÁ a expectativa desta relação baseada na misericórdia e ira de Deus? Deus ama o mal, ou a bondade e misericórdia segundo Isaías 25:1? O que fazes pela justiça? Ou a justiça de Deus é imperativa pela obra do Espírito Santo em todos e finalmente em plenitude após a segunda vinda de Cristo? Os efeitos da justiça, ou o seu processo fazem-nos aceitar individualmente ou globalmente?
João Cavaco
LISBOA_PORTUGAL_UE de conflitos feudais
Vcs foram maravilhosos a doutora foi POP
Que lição abençoada