Qual batismo é bíblico? Por que tantas interpretações? | Ao vivo com Luiz Sayão



Batismo Bíblico? De onde surgiu? Quem criou? Os judeus batizavam? O batismo salva? É só símbolo ou tem poder espiritual?

Mensagem Divina

All Comments

  • Amo esse pastor.Mas na questão batismo achei que foi muito complicado,eu entendo o batismo de maneira mais simples.

    @AnaLucia-jk1dl 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Eu achei que o pastor ia falar sobre o batismo com Espírito Santo e o batismo com fogo…

    @gustavobonifacio6459 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Muito esclarecedor..obrigado

    @Marcelorprof 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Quando me batizei, pertencia a uma denominação que tinha Pastora, e ela me batizou.
    Será que e válido?
    Fico preocupada.
    Me responda Professor por favor.

    @ANALIMA-yj5rl 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • O Caio Fabio, por exemplo, disse várias vezes que ele batizou-se a si mesmo em meio a uma experiência extática que ele teve em determinado lugar onde havia alí águas. É mole!!!

    @carlosalbertofachini1674 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Boa tarde, pastor. Gostaria de saber qual a diferença do batismo de João e o que Jesus instituiu. Por que Paulo rebatizou os discípulos de João em Éfeso? Não era válido? O batismo cristão não envolve arrependimento, como o de João?? Obrigado!

    @vamos_refletirjuntos 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Professor, faço sempre os cortes de suas explanações pra postar nos reels das redes, o senhor é tudo o que eu queria falar e nunca consegui, e ontem mesmo eu falava sobre o batismo segundo meis estudos e aí o senhor chega com maos essa aula. Obrigada, Deus é fiel! Deus abençoe o senhor grandemente!

    @Fatoserelatos10.48 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Creio que muitos se prendem a ritualística, a qual entendo como expressão da fé, do que com a compreensão que a verdadeira conversão que é íntima e só entre o convertido e Deus. Por óbvio que certos exageros ritualísticos devem ser evitados e parâmetros condizentes com a fé devem ser observados. Excelente explanação. Muito obrigado!

    @sergioricardozanette 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • O batismo,parece que era só para homens.

    @enzoxdbrsouzagerardt7700 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Professor Luiz Sayão e aquele versículo que fala do batismo com o Espírito Santo e com fogo, que batismo com fogo é esse?

    @Kelly-ok9ce 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Boa tarde! Existe uma senhora em minha igreja que somente vai em dia de ceia. Ela pertence à IASD. Devo ministrar à ela mesmo sabendo que a IASD é uma seita?

    @israelsilva119 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Brilhante explanação sobre o assunto. 😊

    @peser71 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • O batismo infantil é uma prática que reflete a inclusão dos filhos na aliança de Deus com Seu povo. Assim como no Antigo Testamento a circuncisão era o sinal da aliança com Abraão e seus descendentes, incluindo as crianças (Gênesis 17:10-12), o batismo no Novo Testamento é visto como o novo sinal da aliança, aplicável a todos os que pertencem ao povo de Deus, incluindo os filhos dos crentes.

    Pedro, em seu discurso no dia de Pentecostes, proclamou que a promessa do Espírito Santo e do perdão dos pecados é para todos os que crerem e forem batizados: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (Atos 2:38-39).

    Aqui, Pedro deixa claro que a promessa de Deus não se restringe aos ouvintes adultos, mas se estende a seus filhos, como membros da comunidade da fé. Essa inclusão das crianças na promessa de Deus implica que elas também devem receber o sinal visível dessa aliança, que é o batismo.

    Além disso, vemos em várias passagens do Novo Testamento que famílias inteiras foram batizadas quando seus líderes creram. Em Atos 16:15, Lídia, que era uma vendedora de púrpura, é batizada juntamente com toda a sua casa: “Depois de ser batizada, ela e os de sua casa, nos rogou dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.” Aqui, “toda a sua casa” sugere que não apenas adultos, mas todos os membros da família, possivelmente incluindo crianças, foram batizados.

    Da mesma forma, em Atos 16:33, o carcereiro de Filipos, após ouvir o evangelho e crer, é batizado com todos os seus: “Tomando-os consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões dos açoites; e logo foi batizado, ele e todos os seus.” Essa prática de batizar toda a família reforça a ideia de que o batismo se aplica a todos os membros do lar, independentemente da idade.

    Em 1 Coríntios 1:16, Paulo menciona que batizou a casa de Estéfanas, mais uma evidência de que as famílias, incluindo crianças, foram incluídas na comunidade de fé pelo batismo. Paulo também relaciona o batismo com a circuncisão em Colossenses 2:11-12, dizendo que fomos "circuncidados" em Cristo através do batismo. Assim como a circuncisão era aplicada aos filhos dos judeus como sinal de inclusão na aliança, o batismo, como o sinal da nova aliança, deve ser administrado aos filhos dos crentes.

    Portanto, o batismo infantil não é apenas uma tradição, mas uma expressão da graça de Deus que inclui as crianças na aliança da fé. Ele afirma que, assim como os adultos, as crianças também são beneficiárias da promessa de Deus e parte da comunidade da fé. O batismo infantil simboliza a inclusão dos pequenos na igreja e é um lembrete de que a salvação é um ato de Deus, não baseado na nossa capacidade de compreender ou de responder conscientemente, mas na Sua graça e promessa.

    @Samuel.00000 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Batismo por aspersão não tem fundamentos Bíblicos. Como João Batista batizava?

    @davidmachado9916 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Antes de ser batizado, eu tinha um perfil de conduta alheio ao cristianismo. Quando ele se revelou, eu desejei ser incluído nele, mas, por causa da minha conduta anterior, eu precisava ser purificado. Foi por meio da palavra que fui lavado e aceito.
    Simbolicamente, por meio das águas; na prática, por meio da palavra.
    Em geral, essa é a minha compreensão sobre o batismo.
    Eu penso da seguinte forma: as coisas têm que fazer sentido; caso contrário, não serão valorizadas.

    @josiasandrade1 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Tem gente nos comentários que deveria ficar com as mãos nos bolsos.

    @SoniaMaria-uy1og 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Sayão, obrigada por tudo ❤ Obrigada de coração, vc me faz tão bem, explicando as coisas do Reino com tanto amor, tanta paz. Vc colaborou muito com minha transformação

    @sarahmoretti3603 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Todas vezes uma pessoa toma ,suas verdadeiras atitudes de se arrepender e entregar Deus e converter senhor,tem ser dia está adulta quer arrempeder e pedir perdão Deus ,quer nascer de novo ,de colocar Deus em primeiro lugar desapegar mundo sujo ,se lavar alma passe buscar espírito santo dizer és me aqui senhor usa me aqui senhor ,faça suas vontades em mim ,pois de que adianta ganhar o mundo inteiro se perder minha alma Deus os abençoe e proteja sempre amém obrigado por tudo pai

    @magdaliduares4502 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • João Batista ,foi Deus enviou ele antes , senhora já velha marta e seu marido sacerdote Zacarias ,p ter está criança o João p vir , batismos e chegar batizar seu filho amado Jesus batismo nas águas ,e batismo espírito santo e o batismo do fogo este três Cristão recebem

    @magdaliduares4502 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Nenhuma passagem de batismo de criança. Apenas apresentação.

    @marciorosa74 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • O mundo religioso não meditam na Bíblia, seguem filosofia teológica mundano.

    @josebenedito4838 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Muito bom a explicação da história do batismo 🙌🏻

    @tiego_diniz 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO, um só Deus e Pai de tudo

    @gabrieltno46966 17 de outubro de 2024 10:15 Responder
  • Sou favorável ao batismo de crianças (e bebês) pois tem base bíblica!

    @jandecirantoniobarbosa 17 de outubro de 2024 10:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.